7 melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio em 2018

Tempo de leitura: 18 minutos

Fazer intercâmbio para o Canadá é sinônimo de viver uma experiência multicultural em um país com qualidade de vida única. 

Seja nas grandes cidades, seja nas mais interioranas, o intercambista fica facilmente impressionado com o universo canadense que oferece respeito, segurança e multiculturalidade de sobra em cada esquina.

Ainda que apresentem muitas características em comum, as cidades do Canadá possibilitam aos viajantes experiências bem diferentes de intercâmbio.  

Antes de embarcar, que tal descobrir qual território mais vai ao encontro do que você procura nessa experiência?

Já adiantamos que a dupla Toronto e Vancouver são as mais procuradas.

Mas Montreal, Quebec, Calgary e outras cidades também têm opções de estudo e trabalho pra lá de tentadoras.

Seja para fazer um intercâmbio de 1 mês, 6 meses ou 1 ano, o Canadá traz imersões em uma cultura única, em cidades de alta qualidade de vida.

Vem que a IP te conta no detalhe o que cada uma das melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio têm a oferecer:

1) Toronto

intercambio canada toronto

Ficha completa:
Idioma: inglês
Habitantes: 5 milhões
Província: Ontário
Temperaturas médias: ❄️Inverno: -7ºC |  ☀️Verão: 27ºC
Destaques: Cidade multicultural - Centro financeiro mais importante do país.

Há quem diga que Toronto – a mais populosa cidade do país com 5 milhões de habitantes – possa ser comparada a uma São Paulo (só que de primeiro mundo, é claro).

Sem sombra de dúvidas é a cidade que mais oferece opção de restaurantes, casas noturnas e shows – sim, toda semana algum grandão da música marca presença lá.

O número de imigrantes presentes em Toronto também transforma a cidade em um caldeirão cultural.

Pesquisas indicam que são mais de 80 grupos étnicos reunidos em um mesmo lugar! Não é a toa que ela é conhecida por recepcionar muito bem quem vem de fora, com equipes multilíngues nas principais atrações turísticas.

Ritmo acelerado

Se por um lado Toronto oferece um dos mix de nacionalidades mais expansivos do planeta, por outro exige de seus habitantes um ritmo “frenético” de trabalho e nós explicamos os porquês.

  •  Toronto é uma das cidades com maior custo de vida no Canadá. Sem trabalho não tem como pagar a conta no fim do mês, certo?
  •  A cidade abriga o maior centro de negócios do país. É por isso que se coloca como um dos territórios mais reconhecidos economicamente e com maior número de oportunidades de trabalho.

Mas apesar de tanto trabalho na rotina dos canadenses, eles sabem muito bem aproveitar o tempo livre.

Opa! Alguém falou tempo livre?

blue jays esportes canada
Os jogos do Blue Jays (Baseball) movimentam muito a cidade de Toronto!

Que tal fazer uma imersão pelas paixões esportivas da cidade?

A torcida por Toronto Raptors (NBA), Blue Jays (Baseball) e Toronto Maple Leafs (Hóquei) modifica a rotina dos canadenses.

Em dias de jogos importantes, os bares ficam lotados e nos metrôs só se avistam torcedores com uniforme dos times. Dá vontade de largar tudo e ir lá torcer com eles.

Aliás, por que não? Se joga!

Atrações turísticas

cn tower canadá toronto
Ao subir a gigante CN Tower (à esquerda) você poderá ter acesso a uma vista incrível através de um piso de vidro (à direita).

Ainda que não seja eleita a cidade mais bonita do Canadá, Toronto tem, sim, muitas atrações turísticas.

Já pensou subir 553 metros de um edifício (isso equivale a 170 andares) e avistar a cidade lá de cima? Isso é possível na CN Tower.

Você pode vivenciar essa experiência em uma plataforma de chão de vidro (que dá aquele frio na barriga) ou mesmo do observatório interno da torre. Mas se a vontade for tomar um cafézinho ou se deixar levar pelos souvenires, também dá!

No local, que tal fazer uma refeição no 360 Restaurant? Um restaurante lá no alto da torre que fica girando (lentamente), e durante a refeição permite ter uma visão 360º de Toronto. Uma experiência de inesquecível!

No invernão, um dos mais impressionantes atrativos da cidade é o PATH, centro subterrâneo de quatro pisos subsolos que abriga estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas.

path toronto

Tem ainda um centro vibrante onde estão concentrados museus, cafés pra lá de aconchegantes, lojas sofisticadas, bem como centenas de espaços verdes e parques.

Um dos lugar indispensáveis de se visitar no verão são as Ilhas de Toronto, aquele passeio pra você esquecer a correria do dia a dia e dedicar um tempinho de contemplação e serenidade. É lindo mesmo.

 Sem preconceitos

É mais comum do que se imagina ver engenheiros, advogados ou qualquer outro profissional – com formação superior – fazendo um freela de final de semana para garantir aquela rendinha extra.

Ou seja, em Toronto ninguém vai te julgar se você trabalhar durante a semana de terno ou salto alto e, no sábado e domingo, concentrar seu tempo fazendo drinks.

Essa característica, aliás, não se resume somente à Toronto.

Todo país enxerga de igual para igual qualquer profissional. Não há vergonha e qualquer preconceito em ser uma faxineira ou um garçom.

Toronto também esconde um potencial quando o assunto é tecnologia. A cidade foi a única canadense a entrar na lista das finalistas que poderão sediar a nova Amazon, em um investimento de, nada menos, que US$ 5 bilhões.

O nome de cidade aparece ao lado de outras 19 americanas, e a transforma em um grande hub tecnológico mundial. O resultado deve ser divulgado ainda em 2018.

E ainda, uma das melhores cidades para se viver (no mundo todo!)

Em meio a esse universo de possibilidades, Toronto também consegue resguardar tranquilidade e segurança que muitos lugares com esse porte não oferecem. Não é à toa que em 2015 foi eleita uma das melhores cidades para se viver no mundo.

2) Vancouver

cidades canada vancouver intercambio

Ficha completa:
Idioma: inglês
Habitantes: 2,6 milhões
Província: Colúmbia Britânica (British Columbia)
Temperaturas médias: ❄️Inverno: 2ºC | ☀️Verão: 22ºC
Destaques: Cidade com ritmo mais “relax” que Toronto - Belas paisagens,  conhecida por ser a Hollywood canadense e apelidade de "Raincouver", por ser uma cidade chuvosa.

Agora que você conheceu a São Paulo canadense, que tal entender o ritmo de Vancouver, uma espécie de Rio de Janeiro da América do Norte?

Sim, Vancouver apresenta um visual de tirar o fôlego com praias, ilhas e inúmeras atrações outdoor!

Ou seja, se você é daqueles que se identifica com um ritmo praiano e mais relax, Vancouver é a sua cidade.

Só esteja ciente que em algum momento do dia vai chover. Faça do guarda-chuva  uma espécie de amuleto da sorte e não saia de casa sem estar acompanhado dele.

Por outro lado, a cidade tem um clima que costuma agradar aos brasileiros: no inverno o termômetro raramente desce abaixo de zero grau e neva muito pouco. Um alívio e tanto para quem precisa enfrentar até -20ºC, como em Montreal, por exemplo.

Veia cinematográfica e tecnológica

Por ficar do mesmo lado que a Califórnia, Vancouver tem uma veia cinematográfica muito expressiva.

É a cidade canadense perfeita para que os interessados em aprofundar o inglês em linguagem de roteiro, por exemplo, invistam suas economias.

Nas ruas e nos parques o clima de cinema também é sentido. Não se impressione se você se esbarrar com equipes de gravações de seriados e filmes por lá.

A cidade portuária envolta de montanhas, praias e verde (são mais de 180 parques) transborda cenários encantadores.

Os programadores também têm grandes chances de fazer carreira por lá. O país apresenta grande apelo tecnológico seja através de formações, seja na própria oferta de trabalho.

Assim como Toronto, Vancouver também recepciona – muito bem – os estrangeiros. Os asiáticos, aliás, já se sentem em casa e transformaram Vancouver em uma espécie de segundo lar.

Ah, não dá pra esquecer que a cidade é conhecida por seus programas inovadores nas áreas de sustentabilidade ambiental, acessibilidade e inclusão.

3) Montreal

intercambio canada montreal

Ficha completa:
Idioma: Inglês/francês
Temperaturas médias: ❄️Inverno: -15ºC | ☀️Verão: 27ºC
Habitantes: 1,7 milhão
Província: Quebec
Destaques: Veia universitária e vida artística e cultural expressiva. Capital Gastronômica do Canadá. A Europa canadense.

A Europa canadense fica em Montreal!

Com características que mesclam a colonização francesa e inglesa, Montreal oferece, em cada cantinho, ares históricos e todo o charme do velho mundo.

A cidade é tão similar a alguns cantos da Europa que, para se ter ideia, a Catedral de Notre-Dame de Paris foi construída igualzinha (mesmo projeto e tudo) em Montreal, devido à colonização francesa.

De todas as cidades canadenses também é uma das mais calorosas e a que apresenta maior procura de universitários.

Não é por menos que lá está localizada a melhor universidade do país e uma das mais respeitadas do mundo: a McGill.  

A população local é considerada uma das mais bem educadas do mundo. E o mérito é facilmente explicado, já que o sistema de ensino é de extrema qualidade.

É importante que os interessados em fazer um intercâmbio em Montreal estejam cientes que a cidade é bilíngue. Isso faz com que seus moradores troquem do francês para o inglês com uma facilidade impressionante.

Aliás, é interessante – e menos trabalhoso – que você viaje tendo, pelo menos, uma base da língua francesa.

A Capital Gastronômica do Canadá

Em outro post do nosso blog citamos que o Poutine (batata frita, queijo e molho de carne) é um dos pratos típicos mais conhecidos do Canadá.

Pois em Montreal fica o melhor, do melhor poutine do país. Isso porque ele é feito com curd, um tipo de queijo vendido só naquela região.

Não é à toa que Montreal é conhecida como Capital Gastronômica do Canadá, com alguns dos melhores restaurantes do país.

Por esse motivo, a cidade também se destaca em cursos de gastronomia e turismo (opções de curso que a IP também oferece para você).

Prepare-se para (muito) frio

Ao decidir fazer um intercâmbio em Montreal no inverno, esteja preparado: você vai encontrar temperaturas baixas, muito baixas.

No alto da estação, médias como 10 ou até 15 graus negativos serão comuns.

A boa notícia é que assim como Toronto, Montreal também oferece aos seus habitantes a cidade subterrânea, que servirá como um bom refúgio para fugir do frio ao sair de casa.

Aliás, é de Montreal que Toronto buscou referências para construir a Path. Legal, né?

Vida cultural das boas

É depois que as baixas temperaturas dão espaço para as estações mais amenas que Montreal vira sede de festivais de música e de cinema.

O teatro também pulsa com até 100 companhias. Não bastasse isso, a cidade com seus 1,7 milhões de habitantes, ainda é reconhecida como um importante centro da moda.

Parada obrigatória

Se a sua opção for Montreal, um lugar de tirar o chapéu pode ser o seu destino de todo fim de semana: o Parc du Mont-Royal.

Se as visitas acontecerem no inverno, tem chocolate quente e cafezinho para aquecer a vista. Se for no verão, o colorido das flores e da imensidão verde já farão com que a ida até lá tenha valido a pena. É de cair o queixo.

Dose de realidade

Ainda que Montreal seja a sede de uma das universidades mais respeitadas do mundo, precisamos te dar a real: o investimento para cursar o ensino superior por lá é bem elevado.

Esse cenário justifica o foco da maioria dos brasileiros em Montreal não ser tanto a universidade, mas a busca por trabalho e, principalmente, cursos complementares de inglês e especialização áreas diversas.

Planejamento intercâmbio Canadá

4) Quebec City

intercambio canada quebec

Ficha completa:
Idioma: francês/inglês
Habitantes: 508 mil habitantes
Província: Quebec
Temperatura: Inverno: ❄️-15ºC | Verão: ☀️25ºC
Destaques: Charmosa, aconchegante e um verdadeiro pólo tecnológico.

A duas horas e meia de carro de Montréal, Quebec City, a capital da província de Quebec, combina um estilo de vida francês, com a praticidade de serviços canadenses. Por lá o ritmo chama atenção por ser pacífico e o custo de vida mais em conta.

Aliás, graças à economia em expansão e à diminuição da população ativa (devido ao envelhecimento, aposentadorias, etc.), Quebec oferece ampla gama de oportunidades de trabalho e uma das mais baixas taxas de desemprego no Canadá.

A cidade tem sido um dos destinos favoritos de brasileiros, por ser uma das opções que mais oferecem oportunidades e divulgam vagas de empregos para estrangeiros

Importante: Em Quebec City, o francês é ainda mais exigido. Cerca de 80% da cidade fala o idioma e a comunicação em inglês acontece só nos pontos turísticos.

Prepare-se para (muita) neve

Neva MUITO em Quebec.

Portanto já fique sabendo que se o seu destino for essa cidade charmosíssima, mas friiia, é preciso ter paciência para tirar muita neve da porta e caminhar numa calçada, digamos, lisa.

Bota antiderrapante e casacos impermeáveis são as primeiras compras que você deve fazer em solo.

Mas sempre há uma saída para aproveitar a experiência, não é mesmo?

Durante a estação mais fria, acontece um festival de inverno que para a cidade e é quando você pode ver o Ice Hotel, estrutura, acreditem, feita toda de gelo e neve.

Viaje no tempo

O centro antigo de Quebec é uma viagem direta ao passado. As ruas de pedra, a arquitetura européia e a cultura francesa vão te fazer sentir em um filme parisiense das antigas.

Um aconchego só.

A arte nessas ruelinhas também está à mostra. Impossível passar alheio às galerias e murais super-realistas espalhados pelo passeio público.

Se você optar por Quebec, não vai deixar de notar um dos cartões postais da cidade: o Châteua Frontenac.

Essa construção foi o primeiro castelo-hotel do Canadá, construído em 1893 pela companhia ferroviária do país. Um edifício enorme, que é possível enxergar de quase todos os pontos de Quebec.

Lugar perfeito para quem trabalha com TI

Profissionais envolvidos com tecnologia da informação devem abrir os olhos para Quebec City, pois lá está situado um dos polos tecnológicos mais expressivos do Canadá.

Os caras mandam tão bem, inclusive, que recrutam profissionais de outros países para que vistam a camisa e aprofundem seus conhecimentos de programação.

5) Calgary

intercambio calgary canada

Ficha completa:
Idioma: Inglês
Habitantes: 1 milhão
Província: Alberta
Temperaturas médias: ❄️Inverno: -8ºC | ☀️Verão: 18ºC
Destaques: Petrolíferas - Indústrias - Capital Country do Canadá - Muitas oportunidades de trabalho

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas Calgary é uma das cidades mais populosas do Canadá – são 1,2 milhão de habitantes -, e um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do país.

Também é lar  de uma diversificada gama de indústrias (setor que estima o aumento  de empregos em 13% até 2020), incluindo energia, finanças, manufatura, transporte, tecnologia, cinema e setores da indústria criativa.

Calgary, aliás, tem sido procurada por brasileiros que querem aprender o idioma e fugir das grandes cidades, onde é possível encontrar conterrâneos.

Ainda que fique distante de outros municípios, Calgary tem o privilégio – e não encontramos outro termo melhor – de estar colada em Banff,  um dos lugares mais lindos, incríveis, exuberantes do Canadá (e do mundo).

Trata-se de um pequeno município localizado, nada menos, do que dentro de um parque nacional. Nesse território, boa parte dos atrativos servem  para contemplação: montanhas cobertas de neve, geleiras, lagos e até cachoeiras.

A verdade é que a paisagem lá mais parece um plano de fundo do Windows: surreal.

A capital country do Canadá

calgary canada intercambio

Não dá para pensar em Calgary e não lembrar da cultura country da cidade. Conhecida como a “Capital Country” do país é famosa pelos rodeios, que movimentam (e muito) a população.

Falando nisso, o maior rodeio do mundo acontece lá. O Calgary Stampede acontece anualmente no mês de julho, movimentando peões e turismo de todos os cantos do planeta.

6) Victoria

intercambio canadá victoria

Ficha completa:
Idioma: inglês
Habitantes: 85 mil
Província: Colúmbia Britânica (British Columbia)
Temperaturas médias: ❄️Inverno: 2ºC | ☀️Verão: 25ºC
Destaques: Ideal para quem quer curtir a natureza em um ambiente mais tranquilo e longe das grandes cidades

Pertinho de Vancouver – mais ao Sul da ilha – está a esplêndida Victoria, capital da província de British Columbia.

Conhecida por seus jardins, a cidade ainda reúne elementos de vanguarda e uma arquitetura que se sobrepõe aos verdes, formando mais um visual de tirar o fôlego.

Além disso,  o famoso National Geographic classificou Victoria como um dos melhores destinos de mergulho no mundo, devido à clareza das águas por lá.

A cidade como um todo é super tranquila, até porque o número de aposentados é bem expressivo. Se o intercambista estiver em Vancouver, o ideal é que acesse Victoria de balsa. O trajeto não dura mais do que duas horas.

A principal renda de Victoria é o turismo, recebendo em média 3.65 milhões de pessoas por ano, que injetam mais de um bilhão de dólares na economia local.

Dica de ouro: Victoria fica localizada na Ilha Vancouver, e não na Ilha Victoria como muita gente pensa. Dar uma mancada dessas por lá pode deixar alguns nativos chateados com você. 😉

7) Whistler  

whistler intercâmbio canadá

Idioma: inglês
Habitantes: 11 mil
Província: Colúmbia Britânica (British Columbia)
Temperaturas médias: ❄️Inverno: -6ºC | ☀️Verão: 22ºC
Destaques: Cidade dos resorts e do esqui!

Bem-vindo à cidade do esqui! Mesmo que você não tenha habilidades com o esporte, dificilmente irá resistir a uma tentativa na modalidade ou mesmo no snowboarding.

Aliás, as ruas nevadas, as construções charmosas e aquele vai e vem de roupas e toquinhas coloridas farão você ter a certeza que Whistler é encantadora.

Também pudera, a cidade está localizada nas montanhas costeiras e ainda oferece passeios de teleférico a  346 metros de altura. Dá pra ver tudo! Os picos, as geleiras, os lagos e a vila da cidade, um verdadeiro mimo.

A 120 quilômetros de Vancouver, a cidade ficou ainda mais conhecida após ser sede da Olimpíada de Inverno em 2010.

Hoje a economia de Whistler gira em torno do turismo e cresce a cada ano com a intensa procura por resorts. Cerca de 2 milhões de pessoas passam anualmente por lá. E quanto mais turistas, mais emprego, não é mesmo?

intercâmbio canadá desconto

Conclusão

O Canadá é um país com um ótimo leque de opções para intercambistas. Desde cidades mais agitadas até mais calmas, sem nunca abrir mão de uma excelente infraestrutura (inclusive preparada para o frio).

Também, devido à multiculturalidade, deixa qualquer brasileiro se sentindo em casa, já que a cultura de ser hospitaleiro prospera em todo o país.

Qual é a melhor cidade para fazer intercâmbio no Canadá? Vai depender muito do seu objetivo com o intercâmbio e o estilo de vida que quer levar durante a sua experiência.

Nossos especialistas em intercâmbio para o Canadá conhecem muito das cidades e cursos oferecidos por lá e podem te dar os melhores conselhos nessa importante decisão.

Agende um papo com um deles e tire suas dúvidas!

Ficou com alguma dúvida ou só curioso sobre alguma cidade? Deixe nos comentários que respondemos assim que possível.

Leia também: 

melhores cidades canada intercambio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *