10 principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio

Tempo de leitura: 19 minutos

Quais são as principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio? Já podemos adiantar que são muitas as opções na terra dos “aussies”. Todas elas com o selo Austrália de alta qualidade de vida e com suas peculiaridades (que vamos entender a seguir).

Sabemos que essa etapa de escolha da cidade é um dos pontos mais importantes no planejamento de um intercâmbio. Afinal, depois de você já ter se decidido em qual país será a realização desse sonho, é hora de descobrir qual cidade tem mais a ver com o seu perfil.

Perfil? Sim, esse é um ponto importantíssimo na escolha da melhor cidade para você. Ao ler sobre as cidades abaixo, analise bem qual está mais de acordo com o seu estilo de vida e suas preferências para evitar dificuldades maiores durante a adaptação ao país.

As 10 principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio

1) Sydney

cidades da austrália para fazer intercâmbio sydney

Sydney, sem dúvidas, é uma das cidades mais conhecidas quando falamos de Austrália.

Se o seu primeiro impulso foi pensar que começamos falando dela por ser a capital, está enganado. Apesar da super popularidade de Sydney, a capital é Camberra (outra cidade mega interessante que vamos citar mais à frente).

Sydney também é capital sim! Porém, apenas do Estado a que ela pertence: Nova Gales do Sul.

É a cidade com a maior população em todo o país e também do continente. Bem por isso, o estilo de vida se torna um pouco mais agitado que nas demais cidades listadas aqui.

Uma cidade muito indicada para quem gosta do leque de opções de uma cidade populosa (tem muitos lugares legais pra visitar, fazer festa e ir às compras) e ter, ao mesmo tempo, a tranquilidade da natureza com as praias que Sydney oferece.

Aliás, praia é algo farto por lá. Não perca as contas quando estiver em Sydney: são mais de 70 praias de água cristalina. Ou seja, no calor, não vai faltar opção para você se refrescar à vontade.

E o mais curioso é que elas existem para todos os gostos!

Quem gosta de praias mais movimentadas e até conhecidas internacionalmente pode encontrar opções como Bondi Beach e Manly Beach. Em muitas delas, enquanto você aproveita o sol e a água, nessas praias há um fácil acesso a cafés e locais para comer.

Manly Beach Austrália

Já quem curte uma praia “mais família” e sem tanto movimento também vai encontrar lugares legais como Balmoral Beach, Milk Beach, Shelly Beach e Whale Beach .

Em resumo, existe uma variedade imensa de praias e o melhor é que você não precisa abrir mão de infraestrutura para curtir um bom “pé na areia”.

Quanto aos pontos turísticos, Sydney tem diversos. Um dos pontos clássicos que merece destaque é a Opera House (foto), um espaço para eventos, com localização na Baía de Sydney. Com decoração inspirada em Johann Sebastian Bach, diversos festivais, como o Festival de Música Coral, são realizados lá anualmente.

Para lazer em geral, próximo à Opera House há o Royal Botanic Gardens, com grande amostragem de plantas e espaço para reuniões ao ar livre.

A vida noturna também é bem atraente e no famoso bairro de Darling Harbour é possível encontrar salas de cinema, vasta gastronomia e museus. Se você não tiver um carro para deslocar por lá o transporte público dá bastante conta do recado.

Inclusive, lá é comum encontrar ônibus de dois andares. Dependendo, se pegar um lugar bom, dá para ter uma visão incrível dos locais da cidades pelos quais se passa nos trajetos! Optar pelos passeios de balsa também são um ótima ideia para conhecer a cidade.

E quem gosta de animais também pode visitar algum zoológioco (há várias opções) com animais característicos do país, ou então ir no maravilhoso Sydney Aquarium, um aquário com túneis de vidro onde você pode conferir diversas espécies marinhas, inclusive tubarões.

Sydney também oferece uma ótima infraestrutura para quem quer aprender e estudar inglês. Além disso, você irá notar que é uma cidade com muitos prédios comerciais altos, e de cara dá pra ver que a economia é muito forte nessa região.

Quanto ao clima, espere por um verão bem quente (com temperaturas que frequentemente passam de 30ºC quando não encostam nos 40ºC) e um inverno consideravelmente frio (mínimas que podem chegar até 5ºC).

2) Melbourne

principais cidades australianas Melbourne
Melbourne: 7 vezes consecutivas a melhor cidade do mundo para se viver

 

Mais ao sul encontramos Melbourne. Uma cidade cosmopolita que já foi eleita por 7 anos seguidos (2011-2017) como “melhor cidade do mundo” para se viver.

Há aproximadamente 800km de Sydney, Melbourne é a segunda maior cidade do país, também capital de um Estado, Victoria.

Mesmo com a distância, o clima dela é até bem parecido com o de Sydney, porém com um inverno um pouco mais rigoroso.

Já no calor as temperaturas podem ser bem altas, mas embora a cidade também tenha praias, é válido lembrar que a temperatura das águas às vezes é avaliada como um pouco gelada.

Mesmo assim, dependendo da localização em que você estiver, vale a pena dar um pulo na praia de St Kilda. Uma praia que tem um grande calçadão propício para uma caminhada ou realizar atividades esportivas como o vôlei e o cricket.

A praia também tem parque de diversões e vários teatros famosos como o Palais Theatre, o Barkly Theatre e o National Theatre.

Pertinho dali, acontece anualmente o Grand Prix de Fórmula 1 de Melbourne, evento especial para os amantes da velocidade.

São muitas as opções do que se fazer em Melbourne devido a uma grande variedade de eventos que ocorrem por lá.

Podemos citar também os eventos esportivos como o Australian Open Tennis (do Grand Slam, reunindo muitos tenistas famosos), feiras e exposições como o Melbourne International Flower & Garden Show, festivais de comédia, de música como o Melbourne Music Week e festivais culturais como o Melbourne Festival.

Uma gama bem eclética de eventos para presenciar, não é mesmo? Você também irá encontrar uma grande variedade de restaurantes, inclusive alguns 5 estrelas.

3) Brisbane

australia cidades principais brisbane

Continuando nossa saga de principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio está Brisbane! A capital de Queensland ocupa em população o terceiro lugar entre as cidades australianas. A cidade fica lá no outro extremo da Austrália, a mais de 1.500km de Melbourne (o que de vôo não fica tão longe: em até 3h é possível pular de um canto para outro dessa forma).

Se traçássemos um desenho no mapa, Brisbane estaria “acima” de Sydney, numa distância de mais de 900km.

Pertencendo ao leste ela se encarrega de representar a região do país no quesito desenvolvimento econômico e cultural. Ao mesmo tempo que é um pólo gerador de empregos e conhecimento, Brisbane é recheada de atividades ao ar livre.

O clima é ameno e as pessoas lá costumam praticar escalada, rapel e outros esportes radicais.

No Rio Brisbane está o famoso South Bank Parklands, com 17 hectares de paisagens maravilhosas com diversas opções de passatempo e uma praia artificial chamada Streets Beach. Isso mesmo! Uma praia enorme no meio da cidade liberada para nadar e se bronzear à vontade.South Bank Parklands Brisbane

South Bank ParklandsE se engana quem pensa que tudo isso só pode ser aproveitado de dia! Os caiaques, por exemplo, são os grandes chamarizes da noite, com iluminação própria, garantindo um passeio bem bacana!

Uma opção para os moradores de Brisbane é dar uma “fugidinha” da cidade e ir no vizinho Gold Coast (aprox. 90km) para aproveitar as praias no fim de semana.

Se você também curte vinho e gastronomia vai ficar apaixonado pelas mais variadas alternativas de restaurantes! Comida coreana, japonesa, mexicana, americana, europeia… O número de opções gastronômicas é gigante.

4) Perth

principais cidades da austrália para fazer intercâmbio Perth

 

Perth, por sua vez, é capital da Austrália Ocidental, o maior Estado do País. A cidade tem uma população bastante expressiva (2,6 milhões) para a região em que se encontra, já que as demais não passam muito do 1 milhão de moradores.

É uma cidade que tem de tudo e é reconhecida por estar no top 10 de melhores cidades para se viver, sendo mais exato, em 7ºlugar!

A cidade se destaca por ser um importante centro industrial e comercial do país, sem perder o encanto, com uma grande variedade de praias. Podemos recomendar já de cara: Scarborough Beach, Perth City Beach e para os surfistas vale dar um pulo em Trigg Island Beach.

Quanto ao clima, Perth é famosa pela tendência de chuvas frequentes no inverno. O frio em si chega a ser parecido com algumas capitais de estados brasileiros, como São Paulo. É também uma cidade famosa por ventar bastante.

Alguns eventos que são bem frequentes na cidade são: Australian Property Expo, fóruns de liderança ou inovação digital, simpósios de medicina e convenções.

Na Hay Street o teatro Edwardian é declarado patrimônio da humanidade e apresenta peças, óperas e concertos musicais.

Em relação à gastronomia encontra-se cozinhas típicas de vários países e o centro da cidade é muito badalado, com várias opções de lojas para fazer compras.

O Museu Marítimo de Fremantle é uma boa pedida quando o assunto é ponto turístico para conhecer a história australiana.

Para você que é baladeiro, Northbridge é uma ótima opção.

É um bairro que reúne o antigo e o novo, bastante movimentado durante o dia com muitas lojas e shoppings, mas é a noite que a festa acontece! Você irá encontrar por lá ótimos pubs e baladas. Ah! Só tem que ficar atento aos horários, geralmente, esses locais fecham próximo às 2h da manhã.

5) Adelaide

intercâmbio Austrália Adelaide

Na Austrália Meridional está sua capital, Adelaide, há cerca de 1.300 km de Sydney Pode não ser tão famosa para os desconhecedores de Austrália, mas é uma cidade e tanto! Com apenas 1,1 milhão de habitantes, ficou em 6º lugar no ranking de melhores cidades para se viver no mundo em 2017. Ficou surpreso? Não deveria…

Com verões bem quentes e secos e invernos amenos, a cidade possui um grande mix de atividades ao ar livre, belas paisagens, ótimas opções de ensino de qualidade e boa culinária.

A cidade tem uma das universidades mais antiga do país, a The University of Adelaide. Pelos campus passam pessoas de várias nacionalidades (mesclando países da América do Sul, Europa e Ásia). Essa universidade, aliás, está entre as melhores do mundo.

No quesito diversão, para quem não abre mão, Adelaide também oferece uma boa variedade de festas e agitação noturna. Já quem curte passeios mais tranquilos e mesmo ao ar livre pode não pode deixar de passear pela região montanhosa de Mt Lofty Ranges e pelo vale de vinhedos do Barossa Valley.

Apesar de um pouco distante, indo à Adelaide é indicado visitar a Kangoroo Island (ou KI como os locais chamam). É uma grande ilha que fica próxima à Adelaide. Para ir até lá, é aconselhável pegar um avião do aeroporto de Adelaide até o de Kangoroo Island.

O trajeto leva cerca de 30 minutos e então você estará em um paraíso de proteção a animais nativos australianos, como cangurus, coalas, focas e uma infinidade de espécies de pássaros.

Outro ponto que merece destaque em Adelaide é o ciclismo e as maratonas que acontecem na região, como o Santos Tour Down Under que atrai corredores de diversas partes do planeta.

6) Gold Coast

gold coast cidades Austrália

Entre as principais cidades da australianas para fazer intercâmbio está Gold Coast! A primeira cidade de nossa lista a não figurar entre as capitais de estados australianos. Com um pouco mais de 480 mil habitantes, fica localizada também dentro de Queensland e é bem próxima à Brisbane (cerca de 90 km).

Com um estilo de vida bem mais tranquilo que algumas cidades mais agitadas que citamos acima, Gold Coast é perfeita para curtir paisagens paradisíacas e um ar bastante agradável, sem abrir mão de uma boa estrutura em termos de cidade.

Com um verão bem quente, que às vezes gera fortes chuvas, é muito comum ver praticantes do surf por lá. Não é à toa que um dos locais mais frequentados e comentados da região é conhecido como Surfers Paradise (ou “paraíso dos surfistas”).

Algo curioso é que Gold Coast tem até uma praia que leva o apelido da americana: Miami Beach. Aliás, uma praia tranquila e perfeita para um picnic ou para fazer um clássico “barbie” (churrasco) australiano.

No coração da cidade há um parque muito famoso, o chamado Burleigh Head National Park, que agrega montanhas e fica bem ao lado da costa, além de parques aquáticos e outros, como o da Warner Bros e o Sea World.

Quem procura diversão e interação com outros turistas, por exemplo, está indo para o lugar certo. Por ser uma cidade muito turística para os amantes da natureza e das praias, você se depara com um enorme mix de nacionalidades.

7) Sunshine Coast

sunshine coast australia

Quando falamos em Sunshine Coast o que vem à sua mente? Uma linda costa com exuberante praia e muito sol?

De fato! Suas praias são lindíssimas e a distância de Brisbane também não passa dos 100 km. De carro também se chega facilmente até lá.

Com cerca de 300 mil habitantes, a cidade fica no Estado de Queensland e é vista como um ótimo lugar para quem quer praticar o inglês e recebe elogios pela boa recepção aos visitantes, o que a propicia um ambiente ideal tanto para passear quanto para interagir e adquirir aprendizado.

Mesmo se você gosta de ficar tranquilo, curtindo uma praia, ou gosta de uma dose de adrenalina, vai se sair bem por lá!

Assim como tem praias tranquilas (Peregian Beach), existem algumas que são mais indicadas para quem quer partir para um surf com ondas mais radicais (Ex: Old Woman Island).

Sunshine Coast é também conhecida por eventos fitness e de boa forma. Inclusive, na questão dos esportes, Sunshine Coast tem o ponto chamado Sunshine Coast Stadium, importante local com amplas instalações para a prática de esportes típicos dos australianos.

Já está apaixonado por alguma cidade? Calma. Ainda faltam mais 3 em nossa lista de principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio.

8) Noosa Heads

noosa heads

Seria um pecado não mencionar Noosa Heads entre as principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio. Na verdade, ela é uma das praias da região de Sunshine, mas merece muito destaque aqui na nossa lista. Situada no estado de Queensland, Noosa tem um pouco mais de 10 mil habitantes e recebe em torno de 250 mil pessoas todos os anos. 

Aqui vale lembrar que essa parte da Austrália é um tanto quanto polêmica, pois, ao pertencer a uma zona de divisões com outras praias às vezes torna-se difícil delimitar exatamente a sua região.

Tanto que um dos parques mais interessantes da região, que se chama Parque Nacional de Noosa por vezes é associado à Sunshine Coast, que oficialmente fica a pouco mais de 30 km dali (cerca de meia hora de carro).

A parte costeira é famosa por ter praias com um ambiente mais “família”, como dizem os turistas. Main Beach, ali, é tida como uma praia em que é possível encontrar ondas mais brandas no verão, apesar de alguns pontos também serem ideais para surf.

Em termos de eventos, Noosa oferece a possibilidades bem bacanas como o Noosa Food & Wine Festival (gastronomia) , o Noosa Winter Festival (festival de inverno) e o Noosa Classic Car Show (carros antigos).

9) Byron Bay

byron bay

Byron Bay é conhecida como um dos locais com praia referência em quesito beleza e tranquilidade (e sim, é totalmente possível fazer um intercâmbio lá).

Byron Bay fica no estado de Nova Gales do Sul. De Sunshine Coast fica aproximadamente 270 km, então não é tão perto, mas já de Brisbane é bem acessível, fica a praticamente 165 km.

Uma cidade pequena, sua população fica em torno dos 9 mil. O pequeno número de habitantes associado às belas paisagens naturais, permite um estilo de vida que muitos invejam.

Se você curte essa energia, Byron Bay é uma ótima opção para você.

A vibe da cidade é tão tranquila que não é difícil encontrar pessoas de pés descalços pela cidade (e até no supermercado).

Algo fácil por lá é se aventurar nos esportes aquáticos. Aulas de surfe, caiaque e snorkel são algumas práticas legais para quem está lá de passagem.

Aprecia a boa comida? É um ponto forte de Byron Bay.

É possível encontrar bistrôs famosos (como o The Sun Bistro e o The Green Bistro), bares, trattorias e outros espaços famosos por lá  como o The Roadhouse Byron Bay.

Ou seja, atendendo a diversos gostos, Byron Bay é um local paradisíaco perfeito para curtir a natureza e apreciar cozinhas de diversas regiões do globo.

Tem inclusive o Main Street Burger Bar com opções de hambúrguer, milk shake e traços da comida americana.

Pizzaria e sushi (como o O-Sushi Restaurant Byron Bay) completam o “leque” de diversidade, para não falar de locais veganos como o The Beach Vegan.

10) Camberra

camberra

Enfim chegamos à capital, que também figura na nossa lista de principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio. Com um pouco mais de 350 mil habitantes, a cidade fica localizada quase que entre Sydney e Melbourne, no Território da Capital da Austrália e é considerada o centro do governo australiano (assim como Brasília para o Brasil).

E se você viu alguma imagem por aí e pensou automaticamente que Camberra tinha praia provavelmente cometeu um equívoco muito comum! O que você deve ter visto na verdade é outra coisa…

Vamos explicar:

Camberra está a aproximadamente 150 km da costa, mas tem ao seu redor uma porção de água que, em fotos, faz-nos imaginar que ela tem comunicação com o mar, quando, na verdade, não está localizada no litoral, mas sim perto de um grande lago, o  Lake Burley Griffin.

Ele não é natural (embora pareça), mas foi construído artificialmente na década de 60 após um rio ser drenado. Ao seu redor ficaram concentrados pontos importantes da cidade, o que o tornou, também, símbolo da capital.

O mais interessante é que, além de servir de ornamento e cartão postal, o lago permite prática de algumas atividades ao ar livre. É possível praticar o iatismo, canoagem e até windsurfe.

No quesito clima Camberra tem fama de ser um local mais seco. Por isso, o verão é conhecido por ser bem intenso (+30ºC) e o inverno um pouco mais rigoroso.

É conhecida como cidade de estilo universitário e tem uma ótima infraestrutura, como era de se esperar para uma capital. Em termos de evento existem opções culturais e inclusive no Parque de Camberra já ocorreu o maior evento de exposição de flores do país.

Os moradores apreciam bastante também algumas modalidades esportivas como o  golfe e é possível contemplar acontecimentos como o Camberra Ballon Spetacular (uma festa anual em que pilotos de balões se reúnem na cidade), o Subaru Rally e o National Folk Festival.

Essas são as principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio!

Se apaixonou por alguma delas? Apostamos que foi fácil se apaixonar por várias!

Avalie bem de acordo com o seu perfil e estilo de vida qual é a melhor cidade da Austrália para fazer seu intercâmbio e tome essa importante decisão! Se ainda tiver muitas dúvidas, conte com um especialista em intercâmbio para Austrália para guiá-lo nessa escolha.

Aqui na Information Planet nossos especialistas estão acostumados a avaliar perfis e indicar as melhores cidades para cada intercambista.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações a respeito de alguma cidade específica? Deixe um comentário abaixo!

Não se esqueça de se inscrever no banner ao lado para receber periodicamente nossos conteúdos sobre intercâmbio, cultura e viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *