[TOP 10] Comidas típicas do Canadá (para ficar com água na boca)

Tempo de leitura: 8 minutos

Do doce ao salgado, do exótico ao tradicional, as comidas típicas do Canadá oferecem uma enorme diversidade gastronômica.

E sabe por quê?

Porque os pratos são constantemente influenciados pelos imigrantes. Ta aí a maravilha de ser um país cosmopilta.

Talvez o Canadá até não seja tão reconhecido como um país que apresenta uma gastronomia expressiva, mas não quer dizer que ele não tenha suas próprias delícias e curiosidades gastronômicas.

Nesse post, a Information Planet reuniu o top 10 das comidas típicas do Canadá:

1- Poutine

2- Beaver tail

3 – Maple Syrup

4 – Nanaimo Bar

5 – Oka cheese

6 – Smoked meat

7 – Mac&cheese

8 – Tourtière

9 – Caesar

10 – Canadry

Ficou curioso para conhecer cada um deles?

Prepare-se para ficar com água na boca!

[TOP 10] Comidas típicas do Canadá

1 – Poutine: a batata frita mais recheada que você respeita

comida típica Canadá

No topo da lista das comidas típicas canadenses, lá está ele, o Poutine, uma mistura simples e deliciosa com batata frita, queijo e molho gravy.

A diferença é que não é qualquer molho. É O MOLHO!

Este feito geralmente com carne de boi e que dá toda a diferença. Já o queijo pode ser derretido ou só coalhado (de preferência o cheddar).

Por já estar presente no País desde 1950 – sua criação foi na província de Quebec –, o prato também apresenta variações de sabores e conta ainda com opções vegetarianas.

Onde encontrar o poutine? Em qualquer lugar! Até no Mc Donalds. Mas tente provar essa delícia em algum restaurante típico canadense. Certamente o chef adicionará um segredinho pra deixar o prato ainda melhor e menos industrializado do que as redes de fast food.

Só vá com calma porque o prato é pesadinho e vale por uma super refeição.

Simpatizou com o poutine? Dá uma espiada nesse vídeo e veja como ele é preparado:

2 – Se joga no Beaver tail

canada comidas tipicas

Esqueça o mundo fitness e lembre que parte da viagem também é a degustação de pratos locais. Então, pronto, se jogue no beaver tail.

De comer rezando, essa sobremesa nada mais é do que um bolinho frito com cobertura. Nesse recheio vale tudo! Oreo, Nutella, pasta de amendoim, chocolate com amêndoas e até maçã com canela.

Alguns dizem que o gosto da massa feita de farinha de trigo integral, frita em óleo e passada no açúcar é similar ao churros. Outros que mais parece um pastel doce.

A única certeza é que não tem como ele ser ruim. Caso você esteja acompanhado, a dica é dividir entre os sabores para não enjoar, já que o beaver tail é beeem doce.

Curiosidade: Na tradução literal beaver tail é rabo de castor. Ele recebe esse nome por conta do formato achatado que lembra, literalmente, o rabo do roedor.

Só pela história do beaver tail, já dá vontade de provar. Isso porque o prato é uma receita familiar que começou a ser vendido por uma família em uma feira na cidade de Killaloe, Ontario, em 1978.

O produto fez tanto sucesso que hoje está presente em mais de 115 franquias espalhadas por todo o País.

3 – Não é mel! É Maple Syrup. E é uma delícia

comidas típicas canadá

Sabe a folha presente na bandeira do Canadá? É dessa árvore que vem uma das principais comidas típicas do Canadá: o Maple Syrup, um xarope único que representa um dos motores da economia do País.

Similar à textura do mel (mas, veja bem, diferente de gosto) a calda é utilizada em panquecas, crepes, waffles e até sorvetes.

Em tempos em que nem sempre sabemos a procedência dos alimentos consumidos, o xarope se apresenta como 100% natural. Ele não passa por nenhum processo de adição de ingredientes externos e é apenas cozido após ser retirado da árvore depois da primavera.

Além de complemento, o maple também pode ser consumido puro e geladinho. Aos 3’35” do vídeo abaixo, o viajante mostra como as barraquinhas de mercado público oferecem a iguaria por lá.

Há quem diga que os canadenses gostam de misturar o maple em praticamente tudo, mas para iniciantes, mais fácil ir naquele waffle certeiro.

Verdadeiro patrimônio cultural canadense, o xarope também uma ótima opção de souvenir!

4 – Nanaimo bar

canada gastronomia

Prática, a barra de nanaimo é talvez a sobremesa típica mais famosa do Canadá. Feito com base de bolacha, creme de baunilha e cobertura de chocolate, o doce pode ser encontrado em cafés locais, supermercados e até mesmo em redes famosas como Starbucks.

A nanaimo é super prática de fazer e não é cozida. Uma delícia de combinação pra tomar com aquele café expresso.

Aliás, já que entramos nesse assunto…

No Canadá há também o café mais pedido e famoso de todos: o double-double, que inclui ainda duas colheres de chá de açúcar e duas medidas de creme.

Quem aprecia a bebida de verdade dificilmente vai achar graça, mas vale lembrar que é o tipo mais vendido por lá.

Diante desse fato, ruim é que não deve ser, né?

5 –  Smoked meat

comida tipica canadense

Na lista do nosso Top 10 de comidas típicas do Canadá está o Montreal smoked meat.

Original da cidade que recebe o nome, a carne defumada já virou uma delícia nacional. Servida em formato de sanduíche, lembra os pães com mortadela servidos no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Mas não vai achando que o sabor é parecido porque não tem nada a ver. A carne é defumada e marinada com ervas e especiarias, cortadas em finas fatias e o pão, geralmente, é caseiríssimo. Também vale por uma refeição.

6 – Oka Cheese: boa opção para quem é queijólatra

comida canada

Guarde esse nome se você corresponde ao índice da população mundial que ama – muito –  queijo. Produzido na província de Québec, o queijo é considerado um dos melhores do mundo.

Ele só não é tão famoso porque dificilmente é encontrado fora do Canadá.

Sacou a exclusividade?

De textura macia e leve sabor de frutas e nozes, essa comida típica do Canadá pode ser consumida pura ou mesmo utilizada em clássicos como o mac&cheese  (veja o próximo item).

7 – Mac&cheese: o arroz e feijão dos canadenses

prato tipico canada

O Mac&cheese (macarrão com queijo) está para os canadenses assim como o arroz e o feijão está para os brasileiros.

Apesar de ser originalmente americana, a comida típica se diferencia no Canadá porque recebe o toque do nosso já adorado Oka Cheese.

8 – Tourtière – aquele empadão delícia

comida tipica canada

Se você gosta de empada e de comidas com leve toque de pimenta, o tourtière será o seu prato favorito dentro das comidas típicas do Canadá. Recheado com carne, frango ou porco, esse prato típico canadense é temperado com legumes e ervas.

A única questão é que em algumas regiões como no Quebec, por exemplo, é consumido somente no Natal. Em outras regiões, o tourtière é servido à vontade o ano todo.

9 – Caesar: o sucesso nacional dos drinks

prato tipico canada

Agora chegou a hora boa!  Não sendo bem uma “comida”, não poderíamos deixar de fora do nosso ranking o drink Caeser. Hora de conhecer a “caipirinha” dos canadians. Chamado de caeser, o coquetel é feito de suco de tomate (what?), mix de temperos apimentados e um toque de molho inglês.

Exótico, né? O drink também é servido em um grande copo com as bordas cobertas com sal (parece Marguerita), acompanhado de uma fatia de limão e um pequeno talo de salsão. Vale a pena provar!

Só não vai exagerar, hein?!

10 – Canadá Dry: o refri que é só deles

comidas tipicas do canada

Bom, se você exagerar, literalmente, na dose do item anterior, nós temos a solução: Canadá Dry. O refrigerante pode até lembrar o guaraná brasileiro na cor, mas não no gosto.

Isso porque recebe um toque de gengibre. No país, a soda é tão popular quanto a própria Coca-Cola e está presente em todos os lugares.

Ah! Se você é daqueles que ama mesmo culinária e quer saber mais sobre comidas típicas do Canadá?

Dá uma conferida nesse vídeo super divertido que traz novas iguarias vendidas por lá:

Ficou com água na boca? Deixe abaixo um comentário sobre sua opinião em relação às comidas típicas do Canadá!

Veja também: “Escolhi o Canadá” – o depoimento de um intercambista

Para receber periodicamente no seu e-mail mais conteúdos sobre intercâmbio, cultura e viagens, basta se inscrever no banner ao lado.

E-book 5 barreiras que impedem você de fazer um intercâmbio

Imagens: Taste.au, The Girl on Bloor, Epicurious, Gourmandize, Siegelbagels, Dairy Goodnes, Simplebites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *