14 depoimentos de intercambistas que foram para a Austrália (e tiveram experiências marcantes!)

Tempo de leitura: 12 minutos

Quer saber o diz quem já viveu a experiência de um intercâmbio na Austrália? Frequentemente recebemos depoimentos de intercambistas que foram para a Austrália pela Information Planet e, por isso, resolvemos compartilhar algumas experiências marcantes aqui nesse post.

Você irá perceber que, seja para desenvolvimento pessoal ou profissional um intercâmbio para Austrália permite uma imersão profunda de autoconhecimento e adaptação à cultura dos aussies.

E o mais bacana:

Toda essa experiência gera muitas boas histórias!

Confira os depoimentos de intercambistas na Austrália e aproveite para pegar algumas dicas para o planejamento da sua viagem:

Depoimentos de intercambistas que foram para a Austrália

1. Cristine Bilous

depoimentos de intercambistas australia

“Decidi fazer minha viagem pra Austrália (#focada #decidida)! Aí quando você vê aquela lista de documentos, os exames, a ansiedade do visto, a saudade antecipada de estar longe daqueles que a gente mais ama, bate uma p** dúvida.

Hoje, quase dois meses depois não tenho mais dúvida, tenho várias, mas também tenho a certeza que ter vindo foi a decisão certa.

A vida aqui é intensa, tem algo mágico em Sydney – não sei dizer. Esse não é o tipo de experiência que você conta para alguém e ela entende –  você tem que estar aqui para saber.

Descubra quais são as 10 principais cidades para fazer intercâmbio na Austrália

Um amigo me disse que Sydney te dá aquilo que você dá pra ela (a forma como você vive a cidade), e é surreal o quanto isso é verdade. Tudo que você faz volta muito rápido, o que você sente se transforma e muda radicalmente de uma hora para outra, e a força do que pensamos e acaba acontecendo é inacreditável.

Tive muito suporte do pessoal da IP nesse momento super intenso –  quando batia a dúvida, a incerteza, eles dominam o assunto – te fazem sentir seguro, sabem do que estão falando.

Eu recomendo para todo mundo que quer viver aquele tipo de experiência transformadora, que você vive intensamente – às vezes parece uma montanha russa de emoções. Mas no final você sai vivo sabe?

Você sai inteiro, muito mais completo – aprendendo a ter muito menos e ser muito mais. “Live a life you will remeber” , this is the aussie life for me.”

2. Rudá Alberti

deipomento intercambista Austrália
Rudá Alberti escolheu Brisbane como cidade ideal para o seu intercâmbio

“Satisfação! Essa é a palavra que significa o meu real momento. Quando estava no Brasil eu era bem feliz, mas algo dentro de mim falava pra eu sair e abrir uma porta. Decidir fazer um intercâmbio é e foi a decisão mais difícil pra mim, porque todo sonho tem um preço.

Largar uma vida de comodismo e confortável não é fácil, mas realizar um novo desafio e viver a vida são uma das melhores sensações da vida.

Hoje aqui em Brisbane, me sinto realmente confortável, mas sempre em busca de novos horizontes. Tenho meus empregos, não tenho rotina pré-estabelecida e busco sempre novas metas, novos desafios.

Ter escolhido a Informatio Planet, se não foi a melhor, certeza que foi uma das melhores escolhas nesse meu intercambio, sou grato por todo auxilio do Brasil e da Australia.

#soumaisip #souip #soumaiseu #vidasemparedes”

3. Valtemir Soares Jr.

depoimento intercambista austrália
Valtemir Soares Jr. fez seu intercâmbio para Austrália aos 43 anos

3 pilares fundamentais precisam estar presentes para quem quer fazer um intercâmbio:

  1. Ter muita vontade de ir (e se preparar psicologicamente para);
  2. Estabelecer o objetivo do intercâmbio e os recursos necessários para tanto;
  3. E, principalmente, estar aberto ao novo adaptar-se ao ambiente geográfico, social e cultural do país escolhido.

Depois é só colher os frutos dessa gratificante experiência vivida.”

Leia o depoimento completo do Valtemir clicando aqui. 

4. Gabriela Guglielmo

“Com o tempo, tive um grande desejo de ir para outros países. Queria conhecer outras cidades da Austrália, assim como países próximos como a Indonésia, a Tailândia e a Nova Zelândia.

Foi aí que comecei a ir atrás de um trabalho de melhor remuneração e comecei a juntar um dinheiro. Depois de um tempo, consegui juntar o necessário para visitar todos esses lugares. Foi incrível!” – 

5. Adriana Tieppo

“Tive a oportunidade de entender o quanto esta experiência realmente transforma as pessoas. Fiz amigos, aprendi inglês, paguei as contas e cursos, visitei lugares que sonhava e aprendi a sonhar com alguns que eu nem sabia que existiam.” 

6. Patrícia Ledur

depoimento intercambistas na Austrália
Depoimentos de intercambistas que foram para Austrália: Patrícia destaca o estilo de vida australiano
“Cheguei em Sydney há três meses e a experiência tem sido simplesmente incrível! O suporte da IP tanto no Brasil quanto aqui na Austrália tem sido excelente!
O estilo de vida aqui é completamente diferente do que eu tinha no Brasil… Ter que dividir quarto e banheiro, andar só de transporte público, não ter job fixo, ter que ir todo dia para aula… Não é mole, mas tudo é um aprendizado e, sem dúvida, só irá contribuir para meu crescimento pessoal e profissional.
A saudade da família e amigos no Brasil é grande, admito  que de vez em quando dá vontade de largar tudo e voltar pra casa… Por outro lado, a experiência de morar num lugar onde dá para andar tranquilamente sozinha à noite, explorar novos lugares e uma nova cultura é impagável!”

7. Ester Ferdinando

“Precisei botar a coragem para fora e procurar emprego desde que cheguei. Em exatos 30 dias eu já estava trabalhando de cleaner, recebendo 14 dólares a hora. Depois de um tempo, consegui ganhar 22 dólares a hora, que foi dinheiro suficiente para me manter todo o período, pagar todos os custos e retomar a faculdade, que eu havia trancado.”

8. Matheus Danoski

depoimentos intercambistas australia
Matheus Danoski

“Moro em Sydney e a cidade é incrível. Até hoje não canso de olhar algumas paisagens como Harbour Bridge ou Darling Harbour, mas o que mais impressiona é a sensação de segurança. Minha mãe veio me visitar e ficou fascinada com a cidade e aliviada por me ver extremamente feliz aqui.”

9. Junior Correia

“Sem desigualdade social. Você é visto realmente como você é e qualquer função é digna, seja qual for o seu emprego.” – que foi para a Austrália e teve seu primeiro emprego na área da construção civil.

10. Ísis Aline da Silva

“Minha experiência na cidade de Sydney tem sido muito gratificante. Estou a pouco mais de um mês aqui e já me sinto como se estivesse em casa.

Por todos os lados me deparo com o contraste de uma grande cidade, moderna mas ao mesmo tempo que preserva seus prédios antigos que se mantem como se fossem novos.

Nos primeiros dias tudo parece difícil mas com o passar das semanas as coisas se tornam simples, como se deslocar de trem ou de ônibus. Aliás isso é um ponto positivo a ser ressaltado porque aqui você se desloca em muito pouco tempo para todos os lugares.

A cidade é imensa mas muito prática em relação aos acessos. Além disso por todos os lados eu me deparo com diferentes culturas e essa é a melhor parte. Não é preciso muito para entender o que move tantas pessoas a procurar a Austrália como um destino para se estudar e trabalhar.

Outro aspecto que me chamou a atenção é a variedade de espaços para lazer. Os australianos preservam muito isso e valorizam a saúde e o bem estar. Na verdade a maioria das pessoas aqui valoriza isso, tanto que as academias são muito baratas e se fazem presentes em todos os lados, mas as atividades ao ar livre também são muito comuns em praias e parques.

Aqui você não se desloca muito para ter acesso as coisas. A vida noturna também é muito forte, com inúmeros pubs e restaurantes muito bem organizados. Em relação a escola posso dizer que me sinto plenamente satisfeita, estudo na Embassy School bem no centro da da cidade.

Minhas aulas são muito divertidas e a escola tem uma postura muito legal em relação aos alunos. Acho muio legal  este contato em sala de aula com colegas de diferentes nacionalidades.

Em relação à Information Planet, posso dizer que eles foram maravilhosos durante todo o meu processo em Porto Alegre e continuam sendo aqui e este apoio tem se tornado fundamental durante esta primeira fase de adaptação pois são inúmeras coisas a providenciar, desde abertura de conta, cartão para bus/trem, currículo, cursos e por aí vai.

Até mesmo uma palavra amiga quando nem tudo parece tão simples, sempre é de grande ajuda e isso eu encontro lá. Bem, se eu pretendo renovar meu visto com a IP? claro que sim. Vocês são maravilhosos. Indico 100%.

11. Fernando Gomes

“Eu sempre tive o sonho de ir para outro país, aprender inglês, conhecer novas culturas e adquirir crescimento pessoal e viajar muito pelo mundo todo. Queria estar em todos os lugares, por isso pesquisei muito até encontrar o lugar ideal para o meu intercâmbio e escolher a Austrália foi à minha melhor decisão.”

12. Anne Rech  

depoimentos de intercambistas que foram para a Austrália
Anne Rech optou pela acomodação Homestay

Escolhi a Information Planet depois de ouvir algumas indicações de amigos que já fizeram intercâmbio através da agência. Outro fator relevante foi a experiência prévia com outras agências nas quais não senti segurança e suporte no atendimento

Até o momento do resultado do visto, tive inúmeros contatos com a agência de Porto Alegre, fundamental para esclarecer as dúvidas e diminuir a ansiedade dessa fase. Importante também contar que a unidade em Melbourne ajuda muito os recém-chegados como eu.

Quanto à acomodação, escolhi o homestay e foi uma bela surpresa: família acolhedora e que tornaram-se meus amigos.
Inclusive escolhi meu novo lar no mesmo subúrbio devido aos laços de amizade que criamos.

Sobre a escola, optei pela Impact e até o momento estou tendo aulas com bastante conteúdo e importante para o meu progresso na língua.

Em um mês já mudei de nível e o feedback da equipe tem sido fundamental nesse processo de imersão na nova língua e cultura.

Por enquanto a Austrália está me surpreendendo positivamente e não tive problemas de adaptação, com exceção do terrível jet lag nos primeiros dias.

Melbourne é encantadora, limpa, segura e tem diversos subúrbios para diferentes lifestyles. É uma cidade multicultural e, portanto, repleta de novidades e surpresas. sempre que possível aproveito para conhecer algum novo lugar. Opções não faltam! Ah! E ter vindo com uma semana de antecedência conforme sugerido pela agência foi excelente para poder ter tempo de turistar (:

13. Gabriele Raddatz

intercambio depoimento australia

“Estou em Brisbane há praticamente 4 meses e não tenho do que reclamar! O clima aqui é super parecido com o do Brasil e é uma ótima opção pra quem não se sente 100% confortável em cidades grandes como Sydney e Melbourne, além de ser uma cidade linda, segura, limpa e super organizada.
No primeiro mês optei por ficar em homestay e, apesar da distância do centro da cidade, foi uma ótima experiência poder conviver com uma família típica australiana e já ir se adaptando ao sotaque logo no início.
Estudo General English na Embassy e estou adorando! A grande maioria dos professores são muito bons, poucos alunos brasileiros, ótimos livros e materiais, bons métodos de ensino, funcionários sempre prontos pra te ajudar em qualquer situação e ótima infra-estrutura.
O suporte da equipe IP aqui de Brisbane é ótimo, te auxiliam desde o primeiro até o último dia e o escritório está sempre com uma ótima energia.
Super recomendo a cidade, escola e agência e estou super feliz com minhas escolhas e com esta maravilhosa experiência!”

14. Marina Zanella

depoimento intercambista australia

“Vim pra Austrália​ em busca de um sonho. Cada viagem e cada viajante tem os seus propósitos​. Eu to aqui faz pouco tempo e já tenho a certeza de que valeu a pena!
Aqui a vida é diferente, ela pode ser hard, às vezes, mas no final do dia a vista maravilhosa da praia com o pôr do sol em tons pasteis faz tudo valer a pena.
O apoio da IP desde o inicio foi fundamental para que tudo desse certo. E poder contar com a ajuda e as dicas enquanto estamos começando a aprender a viver aqui, traz a segurança e o apoio necessários para realizarmos aqui aquilo que sonhamos desde o início.
E se eu pudesse dar uma dica, eu diria: viajem!”
——————————–
Esses são alguns dos depoimentos de intercambistas que foram para a Austrália com a IP! Esperamos que você tenha absorvido alguns aprendizados com as experiências compartilhadas por aqui.
Caso queira continuar acompanhando as publicações do nosso blog, basta se inscrever no banner ao lado para receber gratuitamente nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *