11 fatos para você ficar maluco pela Nova Zelândia (o #9 é especial para mulheres)

Tempo de leitura: 8 minutos

Pense em um país onde as taxas de violências são baixíssimas e os índices de corrupção quase nulos. Para quem vive no Brasil, como eu e você, é um pouco complicado imaginar, não é mesmo? Mas esse lugar existe e se chama Nova Zelândia!

Some essas características um território que esbanja natureza – lá o mar não estará mais longe de você do que 128 quilômetros –, mas que não deixa de oferecer recursos cosmopolitas.

Com suas praias exuberantes e cidades desenvolvidas, a Nova Zelândia apresenta inúmeras vantagens de fazer fazer um intercâmbio pra lá:

  • o povo é amigável;
  • a economia é aberta;
  • e, como se não bastasse, é um dos países que mais oferta igualdade de gênero.

Mas, é só o começo!

A gente já disse que você vai ficar doidão por esse País? Pois é! Então, confira alguns fatos e curiosidades sobre a Nova Zelândia: 

1. É uma das melhores cidades para se viver

new zealand

Se você é daqueles que adora tudo ao ar livre, Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, com certeza é o paraíso para você.

De cafés com mesinhas na rua a trilhas de floresta subtropical, a cidade é a oitava melhor para se viver, segundo pesquisa publicada em 2017 pela revista inglesa The Economist.

Apesar de não ser a capital do País, Aucland é conhecida como a “Cidade das Velas” em razão do amor dos seus habitantes pelo esporte, também é considerada o polo econômico do País.

Se fossemos comparar com uma cidade brasileira?

Algo como São Paulo é para o Brasil, porém bem (beeem) menos caótica e populosa.

Por lá você enfrenta um trânsito super tranquilo – dizem que para chegar ao destino desejado, não é necessário mais do que trinta minutos – e ainda conta com um clima super agradável.

  • Clima agradável

O inverno não é tão rigoroso e o verão alcança máximas de 30 graus. Mas é bom carregar sempre aquela capinha de chuva, já que às vezes ela chega sem avisar.

Quanto aos pontos turísticos, vale dar uma conferida na Sky Tower, Ilha Rangitoto (ilha vulcânica com trilhas), Monte Eden (vulcão extinto e ponto mais alto da cidade) e o Parque Cornwall (floresta com árvores coníferas).

2. O mar é logo ali

Nova Zelândia curiosidades

Brasileiro acostumado com climão tropical sofre se fica muito tempo longe do mar. Mas fique tranquilo, pois na Nova Zelândia esse não será um problema.  

em nenhum lugar você estará longe mais de 128 quilômetros do mar. Isso acontece, pois o país conta com, nada menos, do que 6 mil quilômetros de costa.

E como 30% do País é coberto por florestas naturais, as praias também oferecem muito verde. Lindo de se ver. Não podemos esquecer que em razão desse montão de florestas, a Nova Zelândia apresenta um dos índices de menor poluição entre os países.

Deu até vontade de dar um pulinho lá pra dar uma respirada.

3. Quer empreender? Nova Zelândia é o seu lugar

Se você está interessado em investir na Nova Zelândia, comemore! O país é aberto para empreendedores e segundo pesquisa do World Bank (2015) é considerado o lugar mais fácil para começar um negócio e o segundo mais fácil para fazer negócios.

O que isso significa?

Menos burocracia!

Enquanto no Brasil é necessária a média de 107,5 dias para abrir uma empresa, na Nova Zelândia é preciso, acredite, apenas um.

Basta você submeter o registro da empresa no site “Companies Office” e o processo pode ser concluído no mesmo dia. Então se você já tem uma super ideia, mas também sonha em morar fora do País, por que não aliar as duas coisas?

Vá para a Nova Zelândia e aposte no seu negócio. Saiba mais no site do governo.

4. Tire o visto de trabalho facilmente

Depois de se apaixonar pelo país, vai ser difícil querer ir embora e a vantagem, principalmente para quem conclui os estudos na Nova Zelândia é que os vistos de trabalho e residência permanente são facilitados.

Para conseguir o documento é suficiente ter uma pós-graduação e, em algumas categorias, ainda é permitido a adição de cônjuges.

Ah, e vale lembrar que é possível trabalhar part time (meio turno) com visto de estudante. Mas não pense em conseguir um daqueles bicos com visto de turista, ok? Quem entra como turista não pode trabalhar.

5. Sinta-se no cenário do Senhor dos Anéis

Nova Zelândia Senhos dos Anéis

 

Agora que você já sabe que a Nova Zelândia não impõe tantas dificuldades para trabalhar (sem esquecer que esforço é importante e nada cai do céu), que tal programar visitas aos pontos turísticos mais conhecidos?

Mesmo que você não seja um amante da triologia Senhor dos Anéis, vale a pena conhecer uma cidadezinha Hobbiton que foi construída próximo às colinas de Shire, em Matamata.

Vai que você dá de cara com o Smeagle?

gollum

Vale lembrar que o mesmo espaço virou set para o filme Hobbit.  São mini casinhas em meio à incrível paisagem de pecuária de leite, campo vasto e jardins espalhados aos quatro ventos. Um mimo só.

6. Alguns dirão que é mentira, mas as cavernas brilham

curiosidades Nova Zelândia

 

Parece um filme de ficção científica. Não, é um desenho animado. Espera um pouquinho…

São as Waitomo Caves!

Localizado a cerca de 200 quilômetros ao sul de Auckland, esse ponto turístico deixa qualquer um de boca aberta.

E é fácil de explicar o porquê. No escuro, a caverna brilha!

Isso acontece, pois o teto está repleto de larvas que brilham no escuro e dão a impressão aos visitantes de que estão olhando para um céu estrelado. E tudo isso você aprecia passeando de barco. Demais, né?

7. A capital mundial dos esportes radicais

esporte radicais Nova Zelândia

Anote este nome: Queenstone. Esta cidade situada na Ilha do Sul fica à beira de um lago cristalino rodeado por montanhas.

Como se não bastasse a calmaria da cidade e a beleza da paisagem, lá é o destino ideal para praticantes de bungee jump, pois também é reconhecida como capital mundial dos esportes radicais.

Aliás, o primeiro bungee jumping comercial do mundo foi criado na Nova Zelândia, mais um motivo para apresentarem maestria na prática do esporte e segurança a quem vai tentar arriscar pela primeira vez.  

Mountain biking, skydiving, ski, rafting são algumas das modalidades praticadas na região.

8. Pimentinha bem de leve

nova zelândia frango ao curry

Mesmo a Nova Zelândia estando localizada na Oceania, tem sido cada vez mais comum a presença de restaurantes asiáticos no país. É por isso que refeições apimentadas fazem parte do repertório gastronômico nos neozelandeses.

Um dos pratos mais comuns é o frango ao curry, que vem acompanhado de arroz e o naan, pão parecido com o árabe. Mas se você não está afim de gastar muito, a solução sempre será o fish and chips, peixe empanado com batatas fritas.

Apesar de ter se consagrado na Inglaterra, a Nova Zelândia adotou esse prato como o seu queridinho. A dica especial, de brasileiro para brasileiro, é pedi-lo acompanhado de uma cervejinha. Melhor ainda se for assistindo uma partida de Rugby, esporte nacional do País.

9. Um dos melhores países para ser mulher

Não bastasse a natureza, a qualidade de vida e as possibilidades cosmpolitas, o país é considerado um dos mais avançados em termos de igualdade entre homens e mulheres.

Enquanto o Brasil ocupa a 79ª colocação no Relatório Global sobre Desigualdade de Gênero 2016, do Fórum Econômico Mundial, a Nova Zelândia desponta entre os 10 melhores países para ser mulher e fica na 9ª posição.

Ou seja, por lá as mulheres são mais estimuladas a ocuparem posições de liderança e menos assediadas. Um avanço beem importante, né?

10. Não gosta de muvuca? Esse é o seu lugar

Mesmo sendo quase do mesmo tamanho que o Japão, a Nova Zelândia tem apenas 4,6 milhões de habitantes. Para você ter uma ideia, só em São Paulo são 12 milhões. Trata-se de um dos países menos populosos do mundo.

11. Nova Zelândia: perfeita para fugir da insegurança

A Nova Zelândia é o segundo País mais seguro do planeta.É o que indica a pesquisa Global Peace Index 2017, do Instituto de Economia, que avalia quão pacífico os países estão.

Atrás apenas da Islândia, o território tem baixo índice de criminalidade e apresenta estabilidade política e econômica, além de respeito aos direitos humanos.  

Mas é bom ouvir os especialistas: a ausência de violência é uma utopia, então aquela atenção que estamos acostumados a ter no Brasil nunca é demais. Melhor garantir.

Gostou dos fatos e curiosidades sobre a Nova Zelândia?

Dá vontade de viajar pra lá ONTEM!  Afinal, é um país que realmente vale a pena conhecer e, melhor ainda, fazer um intercâmbio!

Se você quer saber mais sobre a cultura da Nova Zelândia, sugerimos ler também o artigo “Cultura Maori: conheça os símbolos que representa você”

Ah! Não esqueça de deixar seu comentário e se inscrever no banner ao lado para receber nossos artigos sobre intercâmbio,cultura e dicas de viagem.

Imagens: Seabirdcharters – Trover

E-book 5 barreiras que impedem você de fazer um intercâmbio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *