7 dicas infalíveis para perder o medo de falar inglês no seu intercâmbio

Tempo de leitura: 6 minutos

Imagine a seguinte situação: você sonha muito com um intercâmbio, planeja e quando finalmente a hora chega… você trava porque tem medo de falar inglês.

Mas espera um pouco.

Um dos seus objetivos, além de conhecer uma nova realidade não era, justamente, aprender outro idioma? Ah, pois é. Por medo de errar, muitos intercambistas acabam falando pouco ou, mais grave ainda, se relacionando apenas com brasileiros.

Não que isso seja ruim, mas se você quer alcançar a tão sonhada fluência, a dica de especialistas e professores é sempre a mesma: priorize o contato com o novo idioma e NUNCA tenha medo de errar.

Sabe aquele ditado: é errando que se aprende?

Para perder o medo de falar inglês, incorpore essa frase como lema de vida e adicione algumas técnicas que a Information Planet te mostra! Bora tornar esse processo mais eficaz?  

1. Se liberte da vergonha… gravando!

perder o medo de falar inglês

Antes de perder a vergonha de falar inglês na frente dos outros, que tal perder a vergonha de si mesmo? Especialistas em linguística indicam que gravar-se lendo em voz alta ajuda a aprimorar o aprendizado do idioma e ainda qualifica a pronúncia.

O indicado é que depois desse processo, você se ouça e faça uma lista de todas as palavras com as quais considere que apresenta dificuldades de pronúncia. Faça isso, pelo menos, duas vezes por semana e perceba o avanço.

2. Fale sozinho (e não tem problema se você parecer um louco)

vergonha de falar inglês

Imaginar cenas e criar diálogos entre duas pessoas pode ser uma ótima tática para se soltar!  Você pode montar um diálogo prévio antes e praticá-lo em voz alta depois ou, simplesmente, falar sem um roteiro estabelecido.

Isso ajuda na estruturação das sentenças (gramática e vocabulário) e, de quebra, auxilia você a vencer a famosa ansiedade na hora de falar inglês.

Imagine uma conversa sobre assuntos que você gosta. Que tal um diálogo sobre surfe ou viagens? Busque novos vocabulários e se jogue!

3. Não traduza! Apenas pense em inglês

pense em inglês
Are you kidding me?

Vendo assim até parece fácil… A gente sabe que esse processo não é dos mais simples, mas é um dos mais eficazes.

Tente focar seu pensamento no inglês. Mentalmente, por exemplo, descreva a roupa das pessoas, lembre o que você fez durante o dia e antes de dormir estabeleça (em inglês) as metas para o próximo dia.

Mantendo o seu pensamento na língua estrangeira, você perceberá, aos poucos, que não será mais necessário traduzir para a nossa língua o que ouve ou lê. Além de muito mais rápida, essa compreensão é fiel ao que o interlocutor quis dizer.

Vamos tentar?  “Today I woke upa at 8 AM and….?”

Siga a frase e pense em tudo o que você fez hoje. Faça disso uma prática diária.

4. Leia notícias, assista séries, encontre  assuntos que você gosta

assistir séries em inglês

Uma das dicas mais preciosas da neurociência para aprender inglês mais rápido durante o seu intercâmbio é assistir séries ou filmes em inglês. Com essa prática, você fará associações entre forma, som e significado e ainda treinará  o reconhecimento de várias palavras.

Outra dica é ficar ligado nas palestras do TED. Com assuntos super atuais, você encontra palestrantes de renome falando sobre diversos assuntos.Uma boa maneira de desenvolver o inglês e colocar um bom conhecimento na cabeça.

Mas está mesmo afim  – se chegou até aqui neste texto é porque procura mesmo resultados -, dá pra ir ainda mais fundo.

Acompanhe blogs ou sites de assuntos que lhe interessem.

Feminismo? Surfe? Futebol? Viagens? Ao se identificar com a temática, a leitura – de preferência diária – se tornará menos pesada e automaticamente fará parte da sua rotina.

Com essas práticas, você vai se sentir mais familiarizado com o idioma and guess what? Vai superar os medos.

Sem falar que um amplo vocabulário e repertório de construções começarão a ficar mais latentes na sua cabeça.

5. Diga que não entendeu. Ninguém vai crucificar você por isso

I don't understantSorry, could you say that again?

Excuse me, I did not understand.

Could you repeat?

Uma dica infalível para perder o medo de falar inglês é não ter medo de dizer a um estrangeiro que você não entendeu o que ele disse. Mesmo que você até saiba um pouco de inglês é TOTALMENTE humano não entender.

E isso não tem a ver com a sua eficiência de aprendizado. Você já lembrou que o inglês é falado em vários países e que seus falantes apresentam sotaques e expressões diversas?

Por isso, nada de pânico e desespero.

Não entendeu: pergunte! Ninguém vai se ofender e os gringos não terão problemas em repetir o que eles disseram.

Não entendeu o significado de uma palavra nova que ele utilizou? Pergunte o que ela significa! Assim, você pode ir aos poucos ganhando vocabulário na prática!

6. Use a tecnologia a seu favor

tecnologia para aprender inglês

Atualmente estão disponíveis inúmeros aplicativos que estimulam o raciocínio automático em inglês. No “Perguntados” ou o “Trivia Crack”, você pode jogar com pessoas desconhecidas ou com seus amigos do Facebook que também falem ou estudem a língua.

o jogo requer agilidade, não dá tempo de pensar em português. Outra dica é baixar o queridinho Duolingo e fazer uma lição por dia. Além de divertido, não leva mais do que cinco minutos.

Para quem estiver disposto a pesquisar, aposte nos canais didáticos e (gratuitos) que oferecem aulas de inglês no Youtube. A nossa dica fica com os canais Rachel’s English e engVid.

7. Quer perder o medo de falar inglês? Confie em si mesmo!

Be confident!

Seja qual for o motivo de seu medo para falar inglês, insista em conhecer melhor o idioma, em achar mais chances para praticá-lo e em se preparar para conversar. Somente a confiança fará você superar o medo.

Agora você pensa: “mas como adqurir esse “confio no meu taco” se eu sou inseguro?”

Treinando! E uma ótima forma de treinar essa confiança é através de um intercâmbio.

Leia aqui outras 5 outras maneiras que um intercâmbio pode transformar você.

Fazer um curso de inglês no exterior permite que você encurte o tempo de aprendizado com uma oportunidade de praticar seu inglês o tempo inteiro!

E como qualquer outra coisa na vida, o inglês requer prática. Não fuja dele. Abrace-o e encare como mais um desafio.

Com o inglês na ponta da língua, você amplia as chances profissionais, se conecta com mais pessoas, aprende novas culturas e o melhor: ganha independência. É ou não é se realizar?

Então, bóra dar um deixa pra lá nesse medo de falar inglês?

Se quiser mais dicas sobre como aproveitar ao máximo o seu intercâmbio, inscreva-se no banner ao lado e receba os novos posts da Information Planet!

Tem alguma dica/medo que quer compartilhar conosco? Só deixar nos comentários!

E-book 5 barreiras que impedem você de fazer um intercâmbio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *