Entenda qual é o papel de uma agência de intercâmbio e evite dores de cabeça

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando o assunto é intercâmbio, muita gente ainda acredita que é algo simples: basta comprar passagens, descolar um lugar para morar/estudar/trabalhar, botar as roupas na mala fazer acontecer.

De fato, não é algo impossível, porém, o processo se torna bem mais trabalhoso e as chances de algo dar errado aumentam bastante se você não conta com uma agência de intercâmbio.

Foi pensando na segurança e na praticidade dos intercambistas que surgiram as agências de intercâmbio. Elas concentram profissionais com conhecimento e experiência de sobra que focam seus esforços para garantir a melhor experiência para você, futuro intercambista.

Quer dar uma de espertinho e fazer um intercâmbio sem auxílio de uma agência? Separamos abaixo alguns pontos cruciais que justificam por que você precisa de uma (boa) agência de intercâmbio para auxiliar você a ter uma experiência inesquecível (e sem dores de cabeça):

1. Conhecimento de sobra

Por mais que você passe horas e mais horas pesquisando sobre os locais que pretende morar (pode tentar no Google, no Youtube ou até com amigos), vai ser difícil bater o conhecimento que uma agência possui sobre os destinos.

A empresa faz um estudo completo sobre as cidades, mapeia os locais mais adequados para receber os intercambistas e também analisa a cultura local.

Quais as melhores instituições de ensino, locais mais indicados para trabalho e tantos outros detalhes que podem passar batido pelo olhar ingênuo de um intercambista de primeira viagem.

Na hora de escolher a sua agência, se informe sobre quais os procedimentos adotados para colher esse conhecimento sobre os locais. Aqui na Information Planet são promovidos Workshops anuais com as instituições de ensino para conhecê-las melhor e descobrir o perfil de cada uma delas e de seus alunos.

Além disso, são feitos treinamentos de equipe presenciais e online com escolas e imersões em feiras especializadas em intercâmbio. Por aqui, quando o assunto é conhecimento sobre intercâmbio nossa equipe se garante!

 

2. Know-how

Além dos conhecimentos necessários para realizar um bom intercâmbio, a agência conhece cada pequeno detalhe de burocracia envolvida.

Pode parecer algo simples, mas é muito importante estar com toda a documentação em dia para evitar qualquer tipo de problema. Alguns países requerem visto, sendo que cada tipo de visto possui suas particularidades e requerimentos.

Essa é sem dúvida a parte mais complicada da realização de um intercâmbio, e qualquer erro nesse momento pode arruinar a sua viagem. As melhores agências contam até mesmo com despachante especializado para auxiliar seus clientes!

Além desse tipo de informação, a agência consegue auxiliar o cliente no planejamento dos gastos sejam eles fixos, como transporte e alimentação, ou variáveis, como aqueles passeios imperdíveis.

 

3. Suporte local

Ter a quem recorrer fora de seu país dá uma enorme sensação de tranquilidade para quem viaja. As agências sabem disso, por isso, algumas oferecem unidades nos países em que operam, tudo para deixar quem vai (e quem fica) mais tranquilo.

A Information Planet, por exemplo, possui 6 agências na Austrália e 2 no Canadá para garantir todo o suporte necessário para os novos intercambistas.

Que tipo de suporte é oferecido?

Aqui na IP, por exemplo, oferecemos desde aconselhamentos básicos (onde conseguir emprego, transportes, acomodação, pontos turísticos etc.) até preparação para entrevistas, ajuda na construção de currículo,  seminários de migração, tradução de documentos e até descontos em cursos!

 

4. Facilidades e exclusividades

Quem faz seu intercâmbio por conta não pode contar com algo que é fundamental para economizar um bom dinheiro: as parcerias com instituições de ensino e as companhias aéreas

Como comentamos anteriormente, agências de intercâmbio possuem relações estreitas com muitas escolas pelo mundo. Essa parceria permite oferecer descontos exclusivos, que você não conseguiria em um acesso direto com essas instituições.

Quanto às companhias aéreas, pelo fato de demandarem vários clientes, as agências contam com acordos muito vantajosos que garantem passagens mais baratas. Esse fator é fundamental, principalmente para quem escolhe destinos mais longínquos como Canadá ou Austrália, que geralmente as passagens pesam um pouco mais no bolso.

P.S: Com acesso a essas exclusividades tenha uma única certeza: você vai economizar uma boa grana!

5. Segurança

Além da possibilidade de contar com suporte local, quando estiver no destino você precisa se  sentir seguro. Isso é algo fundamental! Para isso, você precisa de um suporte especializado.

Essa preocupação é recorrente nas agências, que realizam todo o tipo de trâmite necessário para resguardar seus clientes em caso de algum problema de saúde, complicações na instituição de ensino e até mesmo ocorrências com o visto.

Conforme comentamos no começo do texto, não é totalmente impossível realizar um intercâmbio por conta própria, porém, o nível de de risco de que algo saia fora do seu controle é alto.

Muitas vezes as pessoas que não possuem experiência no ramo de viagens e intercâmbios podem cometer deslizes graves e uma experiência que seria inesquecível vira uma grande dor de cabeça.

E o custo de tudo isso? É mais alto?

papel agência de intercâmbio

Muitas pessoas alegam que realizar um intercâmbio com intermédio de uma agência possui um custo mais alto, porém, essa não é a verdade.

Além de obter descontos nas passagens, as agências de intercâmbio possuem parcerias com escolas para oferecer preços mais acessíveis para você.

Quando você pensar se deve ou não contratar uma agência de intercâmbio para planejar sua experiência, lembre:

As agências deixam tudo redondinho para a sua viagem, praticamente zerando qualquer chance das coisas saírem errado e gerar um prejuízo enorme com passagens, acomodações e muito mais.

Um intercâmbio é um investimento para a vida toda, algo que agrega sabedoria e se torna uma experiência única, por isso, é melhor não transformá-la em um grande trauma.

Não deixe de procurar uma agência de intercâmbio com renome no mercado. Sem ela aquele grande sonho de morar fora do Brasil pode se tornar uma bela dor de barriga e prejuízo financeiro.

Convencido de qual a melhor escolha para o seu intercâmbio? Então, que tal falar com um dos especialistas da Information Planet e começar a planejar seu intercâmbio com segurança e com quem entende do assunto?

E-book 5 barreiras que impedem você de fazer um intercâmbio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *