Suporte na Austrália: como a Information Planet ajuda você no destino

Tempo de leitura: 10 minutos

Atire a primeira pedra o intercambista que antes de embarcar não sentiu burburinhos no estômago. Medo de falar inglês, medo de não encontrar um emprego, medo de, simplesmente, sair da zona de conforto.  

São tantos temores que batem na nossa porta às vésperas de concretizar esse sonho que uma ajuda de quem entende e já viu muita gente passar pelo mesmo não é só bem-vinda, mas é fundamental para tornar a viagem uma experiência completa  – e sem tropeços – do início ao fim.

Clique aqui para ver 14 depoimentos de quem já foi para a Austrália com a Information Planet!

Nesse post, veja como funciona o suporte oferecido pela Information Planet em nossas 7 agências na Austrália e como ele é responsável por dar muito mais segurança para a sua jornada.

Somos a agência de intercâmbios com mais sedes na Austrália!

*Nossas agências estão presentes em: Sydney (2), Brisbane, Perth, Adelaide, Melbourne e Gold Coast.

Welcome! You are in Australia

Assim que você estiver prestes a colocar os pés na terra dos cangurus, uma equipe da Information Planet encaminhará um Pre-Welcome E-mail.

Nessa mensagem você já receberá uma lista do que será feito durante sua primeira visita na agência.

Além de estreitar relações com nosso time do Student Services (Serviços ao Estudante), ou seja, aqueles que te apoiarão na boa e na ruim ao longo da experiência, você terá toda a segurança das próximas questões a serem definidas assim que você chegar lá.

Ex:

  • Criação do Tax File Number (o seu registro para trabalhar);
  • Compra de um chip para celular e plano de telefonia;
  • Inscrição em plataformas para concorrer a vagas de trabalho;
  • Abertura de conta bancária;
  • E até uma breve preparação para entrevista de emprego são alguns dos primeiros tópicos que vamos te auxiliar.

Algumas agências também organizam periodicamente o Welcome Seminar e já solicitam que você confirme presença neste que será um encontro de apresentação e imersão à cultura australiana.

Para conferir nosso calendário de seminários clique aqui.

Tire suas dúvidas no Welcome Seminar

agência de intercâmbio

Pronto! Você já está na Austrália e um mundo novo se abre.

Para tornar essa adaptação um processo mais leve, a Information Planet convida os intercambistas a participarem  do Welcome Seminar.

Nesse encontro, o time de Student Services aborda todas as informações essenciais para você começar sua vida na Austrália. Desde o supermercado mais barato para as compras diárias até o caminho mais rápido para chegar na sua escola.

Essa será a hora ficar bem atento e tirar todas as dúvidas – mesmo as que podem parecer bobas. Pode perguntar sem medo!

Esclarecimentos sobre estilo de vida, acomodação, transporte público e o que mais for necessário para você aprender a se virar do outro lado do mundo também são alguns pontos mencionados.

Nesse momento, recomendamos você a anotar tudo (em um bloquinho de notas ou até no smartphone).

Melhor não confiar apenas na memória, não é mesmo? Já que as primeiras semanas serão de grande imersão e muita informação estará na sua cabeça.

Leia também sobre os 10 principais erros que intercambistas de primeira viagem cometem

Importante: mais do que orientar o intercambista, o Welcome Seminar funciona como uma espécie de integração.

Além de conhecer outras pessoas que estão na mesma que você, futuros happy hours podem ser marcados.

Uma ótima oportunidade para se aproximar de conhecidos, mesmo que sejam brasileiros. Nesse longo período na Austrália, criar amizades e vínculos de apoio nesse começo de jornada faz toda a diferença!

Aliás…

Alguém falou em festa?

suporte na australia

Já estava achando que não iamos esperar você com uma boa celebração? Entendemos que um intercâmbio é um importante passo para o seu desenvolvimento e que essa experiência será única.

Portanto, como parte da integração, algumas agências da Information Planet também promovem periodicamente a Welcome Party.

Pode ser desde um luau na praia até um encontrão em algum bar, o que importa é reunir, integrar, conhecer e comemorar.

Fazer festa é sempre bom, mas lembre-se que a experiência está só começando!

Se prepare para trabalhar       

Ingenuidade é afirmar que basta o intercambista chegar na Austrália, para, “plim”, um emprego bater em sua porta. Assim como tudo na vida, trabalho não é algo que cai do céu e necessita de esforço para ser conquistado.

E se você tem força de vontade para que isso aconteça, tenha certeza que o processo será bem mais fácil.

Obviamente, a Information Planet lhe dará todos os passos para que você corra atrás do seu primeiro emprego na Austrália.

É nesse embalo que mais um seminário, desta vez o Job and Resume Preparation (Preparação para trabalho e de currículo), vai mostrar os caminhos para você encontrar um emprego e garantir uma boa grana para se sustentar.

Além de orientações para deixar o currículo de acordo para os empregadores australianos, você também vai sair calibrado pra arrasar na entrevista de emprego.

Para ter orientações quanto a realização desse seminário, basta entrar em contato com a agência da Information Planet mais próxima da sua cidade.

Apoio na aquisição de licenças de trabalho

Muita gente não sabe, mas dependendo da área que você for trabalhar, a Austrália exige diferentes tipos de licença.

Para garantir esse documento e poder atuar, por exemplo, como garçom, você precisará ter em mãos o Responsible Service of Alcohol, mais conhecido como RSA.

Trata-se de uma certificação obrigatória para trabalhar em pubs e estabelecimentos que vendem bebida alcoólica.

O candidato precisa fazer um curso com duração de um dia e aprende um pouco sobre legislação e como vender bebida de forma responsável.

Em outros casos, como nanny (babá) e trabalhos ligados à construção civil (white card) também são exigidos pelo governo australiano cursos que custam em torno de AU$110 cada.

Pode até parecer algo chato, mas além de ser uma excelente oportunidade de aprendizado, se você não tiver esse documento dificilmente vai conseguir um emprego legal.

Além do mais, esse investimento pode ser facilmente recuperado em algumas semanas de trabalho (às vezes nem chega a isso).

Nesse seminário Job and Resume, a IP explica de maneira clara como funcionam esses treinamentos e indica as escolas que oferecem essas formações e capacitam você para o mercado de trabalho.

Dica importante: Uma das ocupações mais escolhidas pelos intercambistas é a de barista (para trabalhar em cafeterias). Para arranjar um  serviço na área, você também precisa fazer um curso onde aprende a elaborar até dez tipos de café (sim, os australianos amam café) .

Com o curso realizado, fica fácil trabalhar de barista num ambiente agradável e com aquele cheirinho delícia de café o dia todo.

“Aquela força”

Outra iniciativa muito bacana da Information Planet é enviar, pelo menos uma vez por semana, um e-mail (newsletter) com as principais vagas de trabalho que os alunos podem se candidatar.

No site australiano da agência também estão reunidas uma série de sites e empresas nas quais os alunos podem procurar por emprego.

Outros tipos de suporte

Uma das principais preocupações, além do inglês e do saber se virar lá fora é a acomodação. Se você tiver problemas de convivência ou mesmo de logística no lugar onde estiver residindo, pode ficar à vontade para acionar algum membro do time Student Services e pedir um “socorro”.

Em horário comercial, a equipe estará disponível para te auxiliar a enfrentar esses problemas e evitar que essa dor de cabeça continue te incomodando durante o intercâmbio .

Ah! O escritório da IP também pode ser o seu escritório. Se você precisar imprimir, escanear ou até utilizar uma rede wi-fi, a agência abre as portas e oferece esse serviço de forma gratuita.

Como pode acontecer de você se mudar de acomodação mais de uma vez, a agência também se coloca à disposição para receber as suas correspondências, pacotes e compras online.

Student Services: seu ombro amigo

suporte na australia

Se você chegou até aqui, certamente já deve ter percebido que nosso departamento de Student Services será um grande parceiro seu em terras australianas.

Ele pode te orientar desde a procurar uma melhor acomodação até marcar uma consulta no médico caso você fique doente. Além disso, esse departamento possui muito conhecimento quanto ao seguro de saúde obrigatório (OSHC), podendo tirar dúvidas caso você tenha que acioná-lo.

Muito além da logística, esse profissional também poderá ser o seu ombro amigo, caso você precise compartilhar momentos e conversar sobre esse mundo novo que agora se abre .

E já que você vai criar certa intimidade, também já fique sabendo que não vai estar livre de alguns puxões de orelha.

Mas calma!

Isso só vai acontecer se você relaxar demais e esperar que o emprego ou o encaminhamento da documentação caia do céu. Como um bom amigo, eles serão sinceros com você.

Sobre o horário de atendimento

Os escritórios ficam abertos das 9 às 18 horas e não precisa marcar hora para receber nosso atendimento.

O máximo que pode acontecer é que o intercambista tenha que esperar um pouquinho, caso mais pessoas também estejam em atendimento.

Quer ficar mais tempo? Te ajudamos com a renovação do visto

Antes do seu visto expirar, uma equipe da IP entrará em contato para perguntar sobre os seus planos (sim, somos muito proativos! :).

Caso a sua intenção seja ficar na Austrália por um maior período, nós auxiliaremos você em todo o processo de renovação de visto.

Já se você tiver interesse em migrar para a Austrália, também temos parcerias com agências de migração de confiança. Assim que você chegar na Austrália, você pode verificar em nosso escritório da sua cidade as datas de realização de seminários gratuitos sobre migração.

Conclusão

Nosso atendimento de qualidade vai muito além do serviço que é oferecido no Brasil. O suporte que oferecemos em nossas 6 agências na Austrália é totalmente dedicado a garantir para você a experiência de intercâmbio mais prazerosa possível.

Das brincadeiras até os conselhos mais sérios, conte com nossa equipe para ser um verdadeiro parceiro seu nessa jornada.

A experiência de um intercâmbio é transformadora. O seu período lá na Austrália será, com certeza, incrível!

Mas nem sempre serão fáceis (como tudo na vida :).

Se for para rir ou para chorar, a Information Planet estará à disposição para auxiliá-lo durante sua estadia.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe-a na área de comentários abaixo que nossa equipe terá todo o prazer de respondê-lo.

Já quer ir se familiarizando? Aproveite para fazer um tour 360º em algumas de nossas agências:

Information Planet Sydney

Information Planet Manly Beach

Information Planet Perth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *