Gosta de cozinhar? Inventar receitas? Variar sabores e especiarias? Pois saiba que trabalhar com gastronomia na Austrália pode ser uma excelente opção para construir a sua carreira e, de quebra, abrir portas para uma residência permanente na terra dos aussies.

Além de investir em uma das profissões que mais cresce no mundo – o boom dos reality shows está aí para comprovar -, ao estudar gastronomia na Austrália, você terá acesso a uma formação com renomados chefes internacionais.

Qualidade de ensino, aprimoramento técnico e muita prática são competências que não irão faltar se você optar em estudar gastronomia na Austrália.

Com o visto de estudante, você também tem o direito de trabalhar no país e garantir aquela renda para abater nos custos. Vai que você consiga um emprego em um restaurante? É o começo para garantir experiência na área. =)

Quer ainda mais motivos?

Nesse post vamos mostrar as possibilidades que essa formação proporciona:

Por que trabalhar com gastronomia na Austrália?

Basta uma navegada pelos canais de televisão pagos e abertos para perceber que o mercado da gastronomia está em alta.

Impulsionada pelos reality shows (com alcance mundial) e pela valorização dos consumidores em comer bem, a profissão chefe de cozinha ganha espaço e se coloca como uma figura central para o sucesso de qualquer restaurante.

Na Austrália, esse crescimento é facilmente percebido através dos números:

Pesquisa divulgada pelo governo australiano indica que a oferta de empregos para chefes de cozinha poderá crescer 23% até 2020!

Enquanto em 2015, 85 mil trabalhos foram gerados na área, até 2020, a estimativa é que esse índice salte para 104 novos mil novas contratações! (Wooow)

Excelência na formação

Em função de ter o turismo  como um dos maiores motores da economia (são 500 mil empregos na área e AU$ 94 bilhões anuais*), a Austrália investe para valer na oferta de restaurantes, cafés entre outras opções gastronômicas.

*Dados do site Tourism Australia

Ou seja: se o cenário é um mercado em expansão (e qualificado), as formações não fogem à regra.

É por isso que a Austrália conta hoje com escolas  renomadas, como a AD Astra, em Melbourne (abaixo te contamos mais).

Melbourne: estude na capital da comida na Austrália

gastronomia em melbourne

Boa parte das escolas de gastronomia da Austrália estão localizadas em Melbourne, a capital gastronômica do país e 2ª melhor cidade para se viver no mundo.

A cidade é, de fato, um fenômeno quando o assunto é comida.

São mais de 4 mil restaurantes e mais uma porção de cafés. Número igual ou superior às grandes metrópoles mundiais.

Não é por menos que Melbourne emprega hoje até 30%  dos chefes que trabalham em toda a Austrália.

E o próximo a integrar esse índice pode ser você. =)

Caminho para residência permanente

Se um dos seus objetivos é ir para a Austrália e não mais voltar, você está no caminho certo.

É porque a carreira de chef profissional integra a “skilled occupations list”, uma lista de profissões em demanda no país.

Quando esse cargo está na lista, as chances de se obter o visto de residente permanente da Austrália aumentam (e muito), afinal é o próprio governo australiano que está aberto a essas opções.

Viu só a importância?

É evidente que uma série de requisitos devem ser cumpridos, como a conclusão de, pelo menos, três programas de certificação.

Mas são etapas que você vai tomando propriedade quando estiver lá! =)

A carreira de chef na Austrália

Gostar de cozinhar é o requisito básico para quem deseja seguir a carreira de chefe. Mas, ao contrário do que muitos pensam, apenas o “dom” não basta. Estudo e muita prática integram os requisitos exigidos para você se dar bem na terra  dos cangurus.

É nesse embalo que fazemos questão de ressaltar que o glamour visualizado nos programas de TV  nem sempre corresponde à realidade.

Assim como uma grande empresa, na cozinha também existe uma hierarquia a ser conquistada e, para virar uma Paola Carosella da vida, é preciso começar por baixo.

Escada do sucesso: os passos na cozinha até você virar um chefe na Austrália

curso de gastronomia australia

Veja abaixo a trajetória de quem trabalhar com gastronomia na Austrália:

Kitchen Hand: O primeiro cargo a ser ocupado por um aspirante a chefe de cozinha na Austrália é o Kitchen Hand, uma espécie de mão para toda obra. Descascar e preparar alimentos, lavar utensílios e cuidar da organização da cozinha são as principais tarefas desta função. A média salarial é de AU$ 20,00 por hora.

Auxiliar de cozinha: É o segundo passo. Geralmente essa vaga exige que o funcionário participe da preparação dos pratos, mas também siga cuidando das tarefas gerais. A média salarial é de AU$ 23,00 por hora.

Cozinheiro: A responsabilidade começa a aumentar. Aqui a pessoa fica encarregada de preparar os alimentos e armazená-los. É o começo da bagagem mais profissional da coisa. A média salarial é de AU$ 30,00 por hora.

Subchefe: É o braço direito do chefe executivo. Além de assessorá-lo diretamente, o subchefe fica encarregado de substituir a figura central da cozinha quando não está.  A média salarial é de AU$ 35,00 por hora.

Chefe executivo: Agora sim, chegou a hora de colocar tudo o que você aprendeu na prática. O cargo mais visado da cozinha exige que o profissional fique responsável por toda a elaboração do cardápio, criação de pratos e pela coordenação da equipe. Espírito de liderança, criatividade inteligência emocional são habilidades exigidas pelos empregadores. A média salarial é de AU$ 40,00 por hora.

Ainda que existam todas essas etapas, não quer dizer que você não consiga um emprego direto como cozinheiro ou subchefe, por exemplo. Mostramos todas as opções para vocês já irem se ambientando e terem em mente que os steps são necessários para o desenvolvimento do know how gastronômico.

Tipos de curso

Assim como em qualquer área, a gastronomia também exige muito estudo e dedicação. E, ao contrário do que muitos pensam, a teoria – sempre aliada à prática – é crucial para formar profissionais conscientes sobre o que fazem.

Uma das escolas mais renomadas de Melbourne e interessantes em termos de custo benefício, a AD Astra, oferece três tipos certificados na área.

Veja as opções:

Certificate III In Comercial Cookery

O curso concede uma certificação correspondente a um técnico cozinheiro. São aulas que ensinam as tarefas e o  papel dos cozinheiros comerciais que usam uma grande variedade de habilidades culinárias e domínio sobre a logística na hora de preparar os pratos.

O aluno aprenderá técnicas de cozinha, começando por entradas até a sobremesa. Entende como usar todos os utensílios e ainda sai preparado para montar um menu criativo e, claro, atrativo para a clientela.

Duração: 12 meses/20 horas semanais

Certificate III in Patisserie

Foca na preparação de massas. Neste curso, o aluno irá aprender desde métodos básicos até decoração de bolos e produção de sobremesas quentes e frias.  

Habilidades como organização e controle de estoque também são pontos inclusos no currículo.

Duração: 12 meses/20 horas semanais

Certificate III & IV In Comercial Cookery

Esse curso vai além e concede um certificado correspondente a um tecnólogo em gastronomia. As classes ensinam as tarefas e o papel de cozinheiros comerciais que já podem atuar como supervisores ou líderes de uma cozinha.

Duração: 18 meses/20 horas semanais

Certificate III & IV & Diploma of Hospitality Management

Trata-se da qualificação deixa você pronto para trabalhar como um chefe de cozinha profissional. É o soberano da cozinha! Com uma metodologia interessante que alia teoria e prática, o curso prepara os alunos a trabalharem como seniores altamente qualificados.

Se optar por esta modalidade, você desenvolverá habilidades gerenciais e de hospitalidade, além, é claro, de compreender o funcionamento da indústria para coordenar as operações de uma cozinha.

O Certificate III & IV & Diploma of Hospitality Management é a opção mais completa dos cursos, já que além de ter mais tempo para desenvolver o profissional de uma maneira integral, possibilita que o aluno aprenda  questões que vão além da preparação dos pratos e alcança a liderança.

Ah, outro ponto forte do curso é que se graduando neste diploma, o estudante pode solicitar o visto de trabalho posterior com duração de 18 meses!

Duração: 24 meses/20 horas semanas.

Requisitos para começar

Não é difícil. Basta se organizar.

  • Mínimo de 18 anos;
  • Nível de inglês intermediário avançado correspondente a 5.5 no exame do IELTS;
  • 2° grau completo;
  • Interesse e habilidades na área de gastronomia;
  • Preencher os requisitos estabelecidos pela imigração para a solicitação do visto de estudante australiano;

Como funcionam as aulas?

ad astra

O interessante das aulas na AD Astra é que o estudante, além de ter acesso a uma das mais renomadas instituições da área, consegue facilmente conciliar os compromissos na escola com algum emprego noturno em restaurantes, pubs e cafeterias.

Quer ver? Espia só a grade de horários disponível para todas as modalidades:

Segundas: das 8h30 às 17h30

Terças: 8h30 às 12h45

Quartas: 8h30 às 17h30

Em dias de turno integral, os alunos têm direito a um intervalinho de 30 minutos, que acontece das 12h45 às 13h15. Puxado, né? Mas lembre-se que a presença em sala de aula e nos laboratórios de cozinha acontece apenas três vezes por semana.

Faça valer o investimento e sugue o máximo de aprendizado com os seus professores que terão muita experiência de mercado para compartilhar.

Quanto custa estudar gastronomia na Austrália?

O investimento para a modalidade técnico em cozinheiro é de AU$ 11.800*.

*Valor com base em 15/08/2018, sujeito à alteração sem aviso prévio.

Quer orçar os valores para outras modalidades?

Clique aqui e confira todos os detalhes com um dos nossos especialistas em Austrália.

Lembre-se sempre que não se trata de um gasto, mas um investimento na sua carreira e, afinal de contas, no seu grande sonho. É a oportunidade de aprender com experts na área e, de quebra, conquistar uma experiência internacional.

Por que escolher a AD Astra?

por que ad astra

Localizada no coração da capital gastronômica da Austrália, o AD Astra Institute é uma moderna escola de gastronomia e hospitalidade que recebe anualmente alunos do mundo todo.

A instituição é uma das mais renomadas na indústria gastronômica e preza muito pelo resultado. Não é a toa que durante e após a formação auxilia os alunos na busca por uma vaga de emprego.

Com uma renomada equipe de professores – todos com experiência de mercado adquirida na Austrália (e no mundo) – a instituição, sem dúvidas, é uma das melhores opções para quem deseja investir na área da alta cozinha.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a AD Astra? Assiste esse vídeo e já se ambiente com o campus:

Veja outros diferenciais:

  • Método de ensino baseado na teoria e prática da cozinha moderna. O aluno recebe instruções atualizadas e está pronto para a carreira do mundo real;
  • Professores com anos de experiência em grandes redes hoteleiras;
  • Chances reais de colocação profissional na área da gastronomia;
  • Infraestrutura e laboratórios para o preparo dos alimentos moderno;
  • Turmas com poucos alunos para priorizar a atenção do estudante;
  • Paixão no que faz. Professores e funcionários são verdadeiros entusiastas da gastronomia e procuram “contagiar” os alunos também;
  • Assistência na procura de um trabalho. Graduados têm acesso a um sistema exclusivo de vagas.

Partiu Austrália?

Que tal começar a planejar o seu intercâmbio e o seu curso de gastronomia na Austrália para 2019?

As aulas, independente das modalidades, estão com datas previstas para iniciar em:

  • 21 de janeiro
  • 4 de março
  • 6 de maio
  • 1 de julho
  • 2 de setembro
  • 4 de novembro

Dá tempo e sobra para se organizar e partir para a Austrália!

Não esqueça!

Estudar gastronomia na Austrália é uma experiência que pode determinar o seu futuro e deixá-lo bem mais interessante.

Não deixe essa vontade morrer e invista seu empenho em uma das melhores cidades para se viver. Além do conhecimento adquirido e das amizades internacionais, você, naturalmente, contará com um networking (dos bons) a sua disposição.

Ficou com dúvidas? Deixe a sua pergunta nos comentários abaixo  ou fale direto com um dos nossos especialistas aqui!

empregos e salários na austrália