Os cursos técnicos na Austrália, também conhecidos como VET, são os mais indicados para quem quer dar um upgrade no inglês e ainda uma qualificação mais prática do que teórica.

Você curte uma experiência mais “mão na massa”?

Então, você está procurando pelo curso certo para o seu perfil.

Os cursos VET (Vocational Educational Training) se destacam pelo foco na prática – equivalentes aos cursos técnicos no Brasil, são uma ótima opção para qualificação profissional na Austrália em diversas modalidades.

Quer saber mais sobre esse tipo de intercâmbio? Quer saber se essa experiência vale a pena?

Então fica ligado neste post que a Information Planet preparou com todas as informações que você precisa saber:

O que é um curso técnico VET?

O curso profissionalizante VET é uma modalidade de estudo bastante comum na Austrália, principalmente por ter uma premissa de proporcionar mais prática do que teoria para os estudantes.

Os estudantes possuem diferentes níveis para cursar, que variam seu tempo de duração.

Ao finalizar qualquer um dos módulos, um certificado é emitido, o que já oferece uma qualificação profissional que também pode ser utilizada no Brasil posteriormente.

Para validar essa certificação é necessário, em alguns casos, realizar uma equivalência de currículo.

Esse tipo de curso oferece uma conexão prática entre os livros e a vivência do mercado de trabalho, o que facilita uma colocação profissional futura.

E os cursos técnicos da Austrália (VET) não são só famosos entre estudantes internacionais…

Muitos australianos são adeptos deste estilo de estudo também. Isso permite um contato no dia a dia com nativos.

Outro ponto importante é que, para brasileiros, essa modalidade de estudo permite que os estudantes trabalhem na Austrália, um alívio e tanto se a ideia for abater os custos e dar aquela economizada.

Fazer um curso técnico em solo australiano, e ainda de quebra praticar o inglês com colegas nativos.

Parece bom?

Se liga nas próximas dicas para saber qual o VET que mais vale a pena para você!

Tipos de cursos técnicos VET e requisitos

Como o sistema educacional da Austrália é diferente do Brasil, às vezes temos um pouquinho de dificuldade para entender os cursos VET.

Mas a IP te ajuda com uma explicação detalhada. Olha só:

  • Certificate II, III e IV

Estes são os níveis de entrada em cursos técnicos na Austrália. São cursos bastantes simples e, entre os australianos, procurados por alunos recém-graduados no ensino médio, em busca de qualificação para o primeiro emprego.

Indicado para você se: o seu objetivo for aprender o básico sobre assuntos como marketing, negócios, construção civil, esporte, vida fitness ou outros assuntos. Opções de cursos não faltam!

Para brasileiros, alguns requisitos devem ser considerados:

  • Nível de inglês entre intermediário e avançado, conforme exigência do curso.
  • 2º grau completo;
  • Estar matriculado em uma Universidade brasileira não é mandatório, mas recomendado (principalmente para a obtenção do visto australiano);

Cada curso Certificate tem uma duração média de 4 meses, somando 1 ano de curso se você fizer os 3 certificates (II, III e IV).

É importante lembrar que no caso de o estudante desejar cursar um nível mais avançado, como Diploma in Business, por exemplo, algumas instituições vão exigir que ele curse antes o Certificate IV in Business.

Ou seja, um nível se torna pré-requisito do outro.

O consultor IP pode esclarecer nos detalhes esses requisitos e já informar como funciona as etapas da escola que você escolher. 

  • Diploma e Advanced Diploma

O nível Diploma abrange cursos mais especializados e com entrada mais restrita e exigente.

Indicado para você se: o seu objetivo é dar um upgrade no currículo com uma qualificação profissional e já possuir experiência na área.

Nesse contexto é interessante destacar que algumas instituições apresentam o programa Pathway.

O Pathway é uma espécie de acordo com universidades – que permite que o estudante “elimine” o primeiro ano na graduação após cursar o Diploma ou Advanced Diploma. É um bônus para quem pretende seguir carreira acadêmica na Austrália.

A partir deste nível é comum as escolas solicitarem um teste de aptidão do estudante para ter sua matrícula aprovada, bem como proficiência na língua inglesa como IELTS, Cambridge e TOEFL.

Nesse caso, é interessante já ter conhecimento e/ou prática no assunto antes de realizar a inscrição.

Ou seja: se você quiser fazer um curso VET Diploma em nutrição esportiva, por exemplo, mas nunca estudou sobre o assunto, esqueça a ideia!

Se você já cursa e finaliza os cursos Certificate II, III e IV, já fica bem mais fácil seguir sua qualificação profissional no nível Diploma.

Em resumo, os requisitos para os cursos técnicos VET, nível Diploma, são:

  • Nível de inglês entre intermediário e avançado;
  • Possuir experiência profissional na área de interesse;
  • Em caso de não ter experiência profissional, ter graduação ou estar em andamento em um curso de nível superior no Brasil;
  • Apresentar a comprovação de já ter cursado o Certificate e Diploma (nem todas as instituições exigem. Verifique com o consultor);

Deu para entender o básico sobre os tipos de cursos técnicos na Austrália com esse resumo? Qualquer dúvida, fale com um agente especialista em intercâmbio para tirar suas dúvidas.

Vale a pena fazer um curso técnico na Austrália?

Agora, se você já se animou com as possibilidades acima, confira 6 vantagens de fazer um curso técnico VET:

1) Experiência profissional internacional 

Muitas pessoas buscam capacitação profissional no exterior, e os cursos técnicos VET estão aí para suprir esta demanda. Existem cursos em muitas áreas (muitas mesmo!), que vão ao encontro do que os estudantes buscam.

Depois de realizar um curso técnico, o seu currículo estará mais completo para buscar uma oportunidade profissional no Brasil.

2) Menos teoria, mais prática

Outra grande vantagem deste tipo de curso é ser mais prático do que teórico, fato que chama bastante a atenção dos estudantes, pois estes têm a oportunidade de “colocar a mão na massa” e aprender na prática a atividade que estão estudando

3) Popular entre os australianos

Os cursos técnicos são muito procurados pelos próprios australianos. A busca por cursos de ensino superior no país é menor, já que existem cursos profissionalizantes como os VET, de alta qualidade.

E por este motivo, ao fazer um curso VET, você terá oportunidade de interagir no dia a dia do curso com os nativos.

4) Voltado para o mercado de trabalho

Os cursos têm foco no mercado de trabalho australiano, capacitando os intercambistas para atuarem em áreas específicas e que não necessitam de um curso de graduação.

Ex: Se você estuda Engenharia Civil no Brasil, pode encontrar colegas em um curso VET de Mestre de Obras que sairão deste curso já capacitados para entrar no mercado de trabalho, sem a necessidade de estudar em uma Universidade depois.

5) Permite trabalhar na Austrália

Os estudantes matriculados nos cursos VET podem trabalhar na Austrália para sustentar os custos do intercâmbio. O estudante pode trabalhar até 40 horas quinzenais ou 20 horas semanais.

Também é permitido trabalhar durante as férias. Cursos de até 10 meses concedem 1 mês de férias e formações acima de 10 meses, dão 2 meses de férias.

6) Aplicável no Brasil

Pode ser que o seu objetivo seja melhorar o currículo, eliminar matérias da Universidade no Brasil ou aprender uma nova profissão.

Se você ainda estava com dúvidas sobre a possibilidade de poder utilizar essa formação em terras brasileiras, a resposta é SIM. É importante lembrar, porém, que em alguns casos será necessário validar as disciplinas.

Lista de cursos VET na Austrália

lista-cursos-tecnicos-australia

Para te ajudar a entender melhor quais são as suas opções de cursos VET na Austrália, compilamos os mais comuns entre os brasileiros em uma lista.

Mas lembre-se, os Cursos VET incluem os MAIS VARIADOS tipos de cursos (acredite, até mesmo curso técnico em capoeira e ioga)!

Os Cursos VET mais comuns entre brasileiros são:

  • Esporte e fitness
  • Marketing
  • Construção civil
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Negócios Internacionais
  • Finanças
  • Administração
  • Atendimento ao cliente
  • Comércio exterior
  • Tecnologia da informação
  • Fotografia, Cinema e Vídeo
  • Design gráfico
  • Gerenciamento de projetos
  • Terapias Naturais

Enfim, você entendeu não é?

Independente da sua preferência é muito provável que existirá um curso para você.

Lembre-se sempre que o curso escolhido precisa fazer sentido com a vida acadêmica ou profissional do estudante.

Isso ajuda na obtenção do visto e na comprovação de que você é um estudante com perfil genuíno.

Quanto custa um curso técnico na Austrália?

Os preços de um curso VET vão variar muito conforme a área, tempo de duração e a escola. Mas vamos considerar um cenário:

  • Escola: Instituição de nível 2;
  • Curso: Diploma em Business Management;
  • Cidade: Sydney;
  • Duração: 52 semanas (em torno de 1 ano).

Nesse caso o valor de um curso técnico VET na Austrália fica a partir de AU$ 6,000.

cursos tecnicos na australia preçoDúvidas frequentes

Como a Information Planet tem experiência no assunto, juntamos aqui algumas dúvidas frequentes que os estudantes têm para auxiliá-lo:

  • Qual é o nível de inglês recomendado pra fazer um curso VET?

Para cursar um VET na Austrália você precisa estar no nível high intermediate – no IELTS, sua nota seria 5.5.

Se você não possui esse nível, poderá cursar inglês na própria escola e fazer um pacote  de curso de inglês + curso VET.

  • Quais são os requisitos de entrada no curso?

Cada nível vai ter diferentes requisitos.

Os Certificate II, III e IV exigem o nível de inglês high intermediate, além de graduação no ensino médio.

Já os níveis Diploma e Advanced Diploma, além do nível de inglês vão exigir uma matrícula em curso de ensino superior e/ou experiência profissional na área desejada.

Se a intenção for entrar em um nível mais avançado,como um Diploma, é preciso cursar o Certificado IV e apresentar

  • Vou conseguir me tornar um residente australiano?

O nível de qualificação de um VET não dá, diretamente, garantia de status de residente na Austrália.

Caso o intercambista queira muito se mudar para o país, porém, a Information Planet indica agentes de imigração parceiros que podem auxiliar a escolher o melhor caminho.

  • Posso fazer um curso VET em uma área que não é a minha?

Isso vai depender de qual nível você vai entrar.

Para os níveis Certificate é possível sim, contextualizando uma transição de carreira, e dependendo se a área for muito específica ou não.

Para maiores esclarecimentos, a IP apresenta um despachante especializado que pode avaliar se essa mudança de carreira será bem encarada pela imigração australiana.

  • Como funciona a comprovação financeira?

A comprovação financeira funciona como qualquer visto de estudante. É preciso comprovar fundos suficientes para se manter no país durante todo o período que o intercambista permanecer por lá (incluindo curso e férias).

Recomendamos a leitura do nosso post: Visto para Austrália: tipos e exigências para estudar no país.

E aí, #partiu fazer um curso VET na Austrália?

Converse com um de nossos especialistas para pedir informações sobre cursos disponíveis e ter um orçamento personalizado para o seu intercâmbio na Austrália.

Um mundo australiano de oportunidades e experiências está à sua espera!

Guia intercâmbio para Austrália