Política na Austrália: entenda como funciona

Se você está pensando em fazer um intercâmbio para a Austrália, saiba que o aprendizado de um intercâmbio não se limita somente a aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar em um idioma já conhecido.

Você pode entender melhor como um intercâmbio pode transformar você lendo nosso post sobre “6 maneiras de um intercâmbio transformar você”.

O intercâmbio, além do idioma, também abrange conhecer a fundo uma nova cultura, vivendo e estudando no país, tendo a experiência completa como um aussie nativo.

E falando nisso, porque não aprender mais sobre como funciona a política na Austrália?

Como funciona a política na Austrália?

política na Austrália

A Austrália é um país relativamente recente: sua primeira constituição é de 1901. Antes disso, seus estados eram colônias britânicas. Depois de se tornar uma federação, a Austrália adotou um modelo próprio de governo.

O país vive em uma monarquia constitucional, ou seja, a Austrália possui uma rainha (a mesma do governo britânico), mas a constituição do país determina os poderes da coroa.

Como chefe de estado, a Austrália possui um primeiro ministro, que desde 2015 é o Malcolm Turnbull.

Os poderes do estado, assim como no Brasil, são divididos em 3: legislativo, executivo e judiciário.

A constituição australiana é responsável por ditar as regras no país, e qualquer alteração só pode ser feita por meio de referendo.

Austrália e os imigrantes

A Austrália sempre foi conhecida por sua hospitalidade com imigrantes e intercambistas. Por não ser um país muito populoso, não possui grande concorrência em seu mercado de trabalho.

Em diversas áreas, o país sofre com falta de mão de obra e incentiva a vinda de profissionais estrangeiros. Por isso, sua política com pessoas de outros países sempre foi muito amigável.

A educação internacional é um dos cinco pilares do crescimento econômico do país, pois entre 2013 e 2014 esse setor movimentou mais de 16 bilhões de dólares.

Pensando nisso, em 2015, buscando um maior crescimento no setor de educação internacional, o governo australiano divulgou um documento para alterar a metodologia da imigração para facilitar o visto para estudantes.

Por esses e outros motivos, a Austrália é um dos melhores destinos para quem quer estudar inglês.

Austrália depois do Brexit

Em junho de 2016 os britânicos puderam votar em um plebiscito sobre o futuro da Grã-Bretanha em relação à União Europeia – o chamado Brexit (Britain exit, ou “saída dos britânicos” em inglês).

Esse plebiscito resultou na vitória dos que escolheram que a Grã-Bretanha deveria deixar a União Europeia, e isso alertou muitos estrangeiros que viviam lá, pois sugeriu-se que essa medida seria seguida de atitudes drásticas contra os imigrantes.

Na Austrália, por ser um país relacionado com a coroa britânica, muito se perguntou se isso iria mudar a vida de quem vive no país.

No entanto, o primeiro ministro australiano afirmou que a saída da Grã-Bretanha da União Europeia não irá afetar negativamente a Austrália ou a relação da Austrália com a Europa.

Ele ainda reconhece que essa decisão dos britânicos pode provocar uma instabilidade internacional, mas afirma que “os australianos não têm razões para alarme”.

Morando em um país diferente, é importante saber como a política desse país funciona. Esse conhecimento fará você entender melhor as diferenças de estilo e qualidade de vida entre Brasil e a Austrália, por exemplo.

Além disso, se manter informado sempre auxilia na construção do nosso pensamento crítico.

Conseguiu compreender como funciona a política na Austrália? Antes do seu intercâmbio, informe-se! Isso irá enriquecer ainda mais o aprendizado adquirido na viagem.

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se no banner ao lado para receber periodicamente nossos conteúdos sobre intercâmbio, viagens e cultura!

One thought on “Política na Austrália: entenda como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]