Vocês já perceberam que crianças quando estão aprendendo outro idioma ou são inseridas em um ambiente onde falam outra lÃngua, conseguem se expressar tranquilamente?
Isso acontece porque, geralmente, uma criança tem mais disposição que um adulto. Ou seja, elas têm uma postura mais aberta, sem medo de errar ou se cobrar para que aprenda tudo de uma vez só.
Já o adulto costuma ser muito mais sensÃvel à crÃtica e por isso não se expõe tanto.
Abaixo damos três dicas de especialistas da neurociência para aprender outro idioma mais rápido durante o seu intercâmbio <3
1) Exponha-se em situações cotidianas imerso em outro idioma
Pense na cena: você está muito apertado na rua e precisa urgentemente de um banheiro.
E então você se lembra que durante as aulas de inglês, chegaram a treinar essa pergunta, mas não lembra a construção…
A vida real é muito mais exigente do que as situações hipotéticas: ou você aprende, ou não sobrevive, pois, a necessidade do dia a dia te leva obrigatoriamente ao aprendizado.
É por isso que durante um intercâmbio as pessoas desenvolvem rapidamente o idioma, até aquelas que pareciam não ter familiaridade alguma com a lÃngua.
Quanto maior for a necessidade de compreender uma lÃngua ou se expressar nela, mais veloz será o aprendizado.
Veja os jogadores de futebol, ao serem contratados por outros paÃses, de repente parece que estão compreendendo tudo que é dito e até arriscando umas frases, em tão pouco tempo
Essa é a regra da sobrevivência.
Você precisa compreender o que está sendo dito para entender os comandos e continuar jogando pelo seu time.
É o estÃmulo mais poderoso do que qualquer exercÃcio na lousa em sala de aula .
2) Assista filmes e séries em inglês
É um método muito simples para quem está em outro paÃs e isso vai estimular muito o seu aprendizado – é um excelente jeito de melhorar o seu processamento auditivo.
Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.
3) Não tenha vergonha. Fale o quanto puder!
Quanto mais você usar a lÃngua em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório até o ponto em que você automatizará esse conhecimento, ou seja, as palavras sairão da sua boca diante de cada acontecimento. Quando você menos esperar estará sonhando em outro idioma.
E aÃ? Ficou afim de melhorar seu inglês a partir de um intercâmbio? Procure a Information Planet que ela te ajudará com dicas preciosas para seu planejamento, além de ajudar a escolher o melhor destino, escola… tudo de acordo com seu perfil!
Consulte agora um especialista e fale sobre seu projeto de intercâmbio.
One thought on “3 dicas da neurociência para aprender inglês mais rápido durante o intercâmbio”