Quais são as comidas típicas da Austrália? Se você está prestes a fazer um intercâmbio ou uma viagem a turismo para a terra dos cangurus, com certeza já começou a se perguntar o que irá comer por lá.
Em uma visão geral, a alimentação de quem vive na Austrália teve fortes influências de diversos países (como dos asiáticos, pela próxima localização) e, inclusive, você encontra tranquilamente restaurantes brasileiros por lá.
Mas ainda assim, existe uma forte influência da colonização britânica, que influenciou bastantes na cultura de alimentar do povo.
Depois dessa miniaula de história, prepare-se para conferir os alimentos que são marca registrada da cultura australiana!
Ative suas glândulas salivares (SIM! A comida de lá é ótima!) e conheça as bebidas e comidas típicas da Austrália:
1. Pies (Tortas)
Um dos pratos típicos da Austrália é a famigerada torta. Em diferentes tamanhos, sabores e preços as tortas são facilmente encontradas em supermercados e lanchonetes. Se você quiser algo mais tradicional, opte pela torta de carne!
2. Molho barbecue
Algo muito tradicional da Austrália é o molho barbecue. Pode ser aplicado em diferentes tipos de carne, mas o clássico é a costelinha ao molho barbecue. O que tem de tão especial nesse molho? A combinação poderosa fica por conta do açúcar mascavo, molho inglês, cebola, vinagre, ketchup e uma pitada de pimenta.
3. “Barbie” (Churrasco)
Ir para a Austrália e não degustar o famoso “barbie” (como eles chamam o churrasco por lá”) é como ir para a Suíça e não comer chocolate. É algo muito típico para os australianos se reunirem nos fins de semana ou após o trabalho para saborear, geralmente, cordeiros, salsichas, peixes ou camarões assados em um grill.
4. Fish and chips (Peixe com fritas)
Se você for ou já foi para a Inglaterra verá ofertas de fish and chips (peixe com fritas) por todos os lugares. Lembra que comentamos da influência dos britânicos?
Pois é, acabou se tornando uma das comidas típicas da Austrália também.
5. Vegemite
Esse aqui você dificilmente vai ver em outro lugar do mundo. O vegemite é uma pasta salgada com aditivos apimentados, feita de uma levedura utilizada na fabricação da cerveja.
É considerado um dos alimentos nacionais da Austrália e é muito utilizado para comer com pães e torradas.
O gosto? Difícil descrever, algo como um caldo de carne, mas BEM apimentado. É algo tão comum por lá que é como se fosse nossa margarina aqui.
Porém, os brasileiros têm uma relação de amor e ódio com o vegemite. Alguns adoram, outros simplesmente detestam.
Já os australianos amam vegemite! E se você gosta de comida apimentada, possivelmente irá gostar também.
Veja também:
6. Bush food
Bush food são carnes e frutas silvestres conhecidas pela cultura aborígene que se tornaram muito populares nos últimos anos. Carnes exóticas como canguru (sim, é bem comum), ema, crocodilo (!) e goana são encontrados à venda. Amigos também se reúnem para colher frutas como maracujá, amora, kutjera e quandong.
7. Damper
Acostumado com o pão francês daqui? Por lá você facilmente irá encontrar o clássico pão Damper. É um tipo de alimento muito simples e saboroso que cai bem em diferentes refeições, especialmente no café da manhã!
É semelhante a um bolinho, feito com ingredientes bem básicos: farinha, água e sal.
8. Filé de atum grelhado
Se você gosta de peixe, especialmente de atum, vai se dar bem com as comidas típicas australianas. Além do filé de atum grelhado ser um alimento típico no país, a carne de peixe no geral é uma das mais consumidas pelos aussies.
Veja também:
9. Pavlova
Este doce de nome estranho é simplesmente uma maravilha! É aquela sobremesa que cai super bem após uma refeição, sabe?
Geralmente são tortas de frutas, e as mais tradicionais são as de morango, frutos da região, merengue e suspiro.
10. Carneiro assado
Outra comida típica da Austrália é a carne de carneiro. Muito famosa e consumida por lá, tanto por australianos quando pelos turistas. Na maioria das vezes, é coberta com tempero de menta e vinagre. Para acompanhar o prato é comum ter cenouras, ervilhas e batatas.
11. Balmain Bug
Esta espécie de lagosta vive em águas rasas próximas à Austrália e Nova Zelândia. Bastante apreciada na gastronomia neozelandesa, você encontra no supermercado, fresca e, em deliciosos pratos de restaurantes especializados em frutos do mar.
12. Scone de abóbora
É uma receita de quick bread, importada dos britânicos. Este pãozinho adocicado é facilmente encontrado em cafeterias. A abóbora, aliás, é usada de diversas maneiras saborosas na culinária australiana – em tortas, sopas, panquecas, biscoitos e bolos.
13. Biscoitos Anzac
Este biscoito que lembra um cookie é uma comemoração crocante aos membros das Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia (Anzac) que lutaram na Primeira Guerra Mundial. Inicialmente era feito pelas mulheres e enviadas aos soldados, por ser nutritivo e por não ser perecível.
Hoje é um orgulho nacional e o uso do nome é restrito a quem segue a receita original.
14. Lamingtons
Este bolo de esponja em forma de quadrado é revestido por uma camada de cobertura de chocolate e coco ralado. Por vezes é encontrado em cafés servido como um sanduíche: duas fatias com recheio de creme ou geleia de frutas.
15. Bubble Tea
Falando de bebidas, este drink é feito com chá, leite ou ambos. Originalmente de Taiwan, a bebida se popularizou bastante na Austrália e é facilmente encontrada nas ruas de Sydney, além do leite ou chá são adicionadas “pérolas de tapioca” e xaropes.
16. Tim Tam
Você simplesmente não pode ir à Austrália e não experimentar o famoso Tim Tam (não é merchan, viu? É realmente um clássico!)
Há quem diga que esse chocolate seja viciante, no bom sentido é claro!
Ao chegar por lá, experimente um Tim Tam com chá ou leite quente. Derrete na boca! #ficaadica
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as bebidas e comidas típicas da Austrália? Deixe o seu comentário!
Leia também:
- 10 principais cidades da Austrália para fazer intercâmbio
- Trabalhar com gastronomia na Austrália: por que é uma excelente opção?
- Salário mínimo na Austrália: descubra quanto pagam aos brasileiros
- Consulte agora um especialista e fale sobre seu projeto de intercâmbio.
Ah! Não se esqueça de se inscrever no banner ao lado para receber mais conteúdos como este, sobre cultura, intercâmbio e dicas de viagem!