Não importa qual seja o esporte, se você já assistiu a uma apresentação de qualquer time neozelandês, provavelmente você já viu uma performance do Haka. Apresentado principalmente por homens, é uma dança tradicional usada para intimidar o adversário e demonstrar a força da equipe.
Haka é o termo maori para dança, mostra o orgulho dos Kiwis pela sua própria cultura e nação, também é apresentado como uma homenagem nobre aos noivos durante a celebração do casamento e uma maneira reverente de prestar homenagens póstumas em funerais.
A dança é executada om muita reverência, faz parte do orgulho nacional e é cantada em maori, segunda língua oficial da Nova Zelândia, junto com ritmos e batidas que acompanham a performance. Apesar de não ser falado no dia a dia, o maori é aprendido na escola e usado geralmente em apresentações e festividades. Traços da cultura estão presentes nos nomes, na culinária e nos símbolos do país.
Neste campeonato de rugby, o time neozelandês All Blacks apresenta o Haka. Acompanhe a performance e a tradução logo abaixo:
“Ka Mate”
Líder:
Ringa pakia! Coloquem as mãos contra as coxas!
Uma tiraha! Estufem o peito!
Turi whatia! Dobrem os joelhos!
Hope whai ake! Façam o mesmo com o quadril!
Waewae takahia kia kino! Batam os pés o mais forte que puderem!
Ka mate, ka mate É a morte, é a morte!
Time:
Ka ora É a vida! (ou “Eu vivo!”)
Líder:
Ka mate, ka mate É a morte, é a morte!
Time:
Ka ora É a vida!
Todos:
Tēnei te tangata pūhuruhuru Este é o homem peludo…
Nāna i tiki mai whakawhiti te rā Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim
Upane…Upane Suba a escada, suba a escada
Upane Kaupane” Suba até o topo
Whiti te rā,! O sol brilha!
Quer conhecer mais da cultura maori? Entre em contato com um Educational Planner para conhecer as opções de intercâmbio para a Nova Zelândia.
Consulte agora um especialista e fale sobre seu projeto de intercâmbio.