Nada melhor do que bater um papo descontraÃdo com quem já morou no destino dos seus sonhos. A Renata da Ip Brooklin conta um pouco da sua experiência e relatos engraçados da viagem que começou com um plano de 4 meses e se tornou 2 anos morando em Sydney.
IP (Information Planet) – Por que a Austrália é um destino mágico na sua opinião?
Renata Carracedo – A Austrália é um destino mágico em função das belezas naturais que o paÃs oferece além da segurança, qualidade de vida e a receptividade com os estrangeiros. Além disto é um dos destinos favoritos dos estudantes internacionais, pois proporciona uma enorme interatividade com culturas e sotaques do mundo inteiro.
IP – Conte sobre o processo de escolha do intercâmbio. Em qual cidade você ficou e qual tipo de curso realizou?
Renata Carracedo – Quando realizei meu intercâmbio, primeiramente precisava escolher a agência certa, ou seja, aquela que me daria todo suporte tanto no Brasil com aplicação do visto, compra da passagem, escolha da escola de acordo com meu perfil, bem como suporte no paÃs destino.
Após a escolha da agência, elegi Sydney como meu destino, pois pelo que havia pesquisado e ouvido de conhecidos que já haviam ido para lá.
‘Sydney é uma cidade grande com centro bem urbano e tecnológico, cercada de praias paradisÃacas, além de oferecer a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho devido a permissão part time de trabalho’.
Morei inicialmente 04 semanas em casa de famÃlia e tive contato direto com os costumes e cultura da famÃlia australiana. Após este perÃodo encontrei um apartamento para dividir, e morei todo perÃodo restante neste apartamento.
Cursei General English na escola SEA, situada em Manly, e posteriormente realizei um curso técnico no centro de Sydney.
IP – Quanto tempo você ficou na Austrália?
Renata Carracedo – No começo eram apenas quatro meses de intercâmbio, porém algo me dizia que provavelmente estenderia este perÃodo, e de fato foi o que aconteceu. ‘Eu não tive dúvidas que iria ficar mais tempo desde o primeiro dia que pisei no paÃs’.
Estava tão feliz na Austrália que acabei contagiando meu irmão com a ideia de realizar intercâmbio, e então ele também foi.
Morei por dois anos na Austrália, e tenho a intenção de voltar diversas vezes ainda para visitar meus amigos e matar a saudade da terra dos cangurus, rs!
IP – Qual é o seu lugar preferido na Austrália?
Renata Carracedo – Me apaixonei pela Gold Coast devido ao ‘life style’. Os australianos são despojados, e para quem adora mar, vai se deparar com as mais incrÃveis e exuberantes praias.[space]
IP – Conte uma experiência engraçada que você passou
Renata Carracedo – A experiência mais engraçada, mas que na hora foi um pouco trágica, aconteceu quando fui na primeira balada, no centro de Sydney.
Eu levei uma cópia autenticada do passaporte para entrar na balada para não haver risco de perder o passaporte. Quando cheguei na balada o segurança não me deixou entrar e com o pouco domÃnio que tinha do idioma, tentei de todas as maneiras explicar o que era um cartório no Brasil, rs. Infelizmente não teve jeito e tive que voltar para casa.
IP – Qual a sua dica para quem ainda está em dúvida em viajar?
Renata Carracedo – VIAJE, rs! Posterguei este plano diversas vezes, e hoje tenho a certeza que ter ido foi a melhor coisa que fiz na minha vida.
‘Após ter retornado da Austrália soube que queria trabalhar em algo que pudesse utilizar e compartilhar a minha vivência no paÃs e inspirar pessoas a ter experiências, afinal viajar faz bem para a alma’.
Consulte agora um especialista e fale sobre seu projeto de intercâmbio.