No dia 28/06 comemoramos o dia mundial do orgulho LGBTQIA+, é um movimento polÃtico, civil e social que busca trazer à sociedade em que vivemos a equidade em relação à s diversas orientações sexuais e identidades de gênero.
No Canadá, há uma longa história de luta e celebração, que acontece desde 1971, com o First Gay Liberation Protest and March, realizado em Ottawa. Em 1973, foi estabelecida a Semana do Orgulho, uma celebração que incluiu várias festividades em todo o paÃs.
A Primeira Parada do Orgulho no Canadá foi realizada não oficialmente em Vancouver, em 1978. Só em 1981 ela se tornou um evento oficial que acontecia, neste primeiro momento, em Vancouver e Montreal, capitais dos estados da Colúmbia Britânica e Quebec, respectivamente. Com o passar dos anos o evento se expandiu para mais cidades, se tornando mais inclusivo e celebrando ainda mais os membros da comunidade LGBTQIA+.
Durante esse mês de junho, a Information Planet se organizou para mostrar as melhores vantagens de se fazer um intercâmbio no Canadá. E, claro, não podÃamos deixar de lado e mostrar porque o paÃs é considerado a terceira maior nação gay-friendly do mundo (perdendo apenas para a Espanha e a Alemanha).
Acreditamos que há um enorme caminho para alcançarmos a tão sonhada igualdade dentro da nossa sociedade, porém, paÃses desenvolvidos como o Canadá mostram que esse dia está cada dia mais próximo de chegar!
Confira 5 bairros LGBTQIA+ para explorar pelo Canadá e conhecer um pouco mais da cultura e diversidade pelo qual o paÃs é conhecido:
1) Gay Village e Queer West Village, em Toronto:
Situada ao redor das ruas Church e Wellesley (bem no meio do centro de Toronto), ela é conhecida como o maior lar da comunidade gay no Canadá. Repleta de cafés, restaurantes, lojas e bares, é um espaço que você se sentirá bem-vindo assim que chegar.
A Queer West Village é localizada na Queen Street West, próximo ao Trinity Bellwoods Park. É uma área conhecida pelas artes e cultura – é nessa região que se concentra a maior parte das galerias de arte em Toronto.

2) Le Village Gai, em Montreal:
Próxima a estação de metrô Beaudry, você encontrará a Le Village Gai (ou Gay Village), uma das maiores vilas LGBTQIA+ da América do Norte. O local é ótimo para conhecer durante o dia ou à noite, tendo em vista que tem uma vasta opção de cafés, bares e restaurantes para você aproveitar e ainda desfrutar da incrÃvel arquitetura histórica que Montreal oferece para todos.

3) Davie Street, em Vancouver:
Se você é apaixonado pela costa oeste canadense, então temos certeza que você vai se sentir em casa na Davie Street. Localizado no centro de Vancouver, essa é a famosa rua que tem a primeira e única faixa de pedestres nas cores do arco-Ãris no Canadá.
Próximo a praia e com mais de 30 hotéis pela região, temos certeza que você será bem recebido por todos e se sentirá acolhido e pertencente a esse local instantaneamente! Sabemos que em muitas ocasiões a comunidade LGBTQIA+ não se sente segura.

4) Jasper Avenue, em Edmonton:
De todos citados, a Jasper Avenue pode ser considerada a menor. Mas isso não significa nada, tendo em vista que é um bairro em expansão e que, durante as celebrações anuais durante o orgulho LGBTQIA+ revigora-se, trazendo uma reflexão para a região e principalmente para a comunidade.

5) Osborne Village, em Winnipeg:
Conhecida como uma das áreas mais badaladas de Winnipeg, a Osborne Village é o lar dos melhores restaurantes, teatro e cultura. Além disso, a Pride Winnipeg é o principal evento anual que acontece nessa região. Com duração de 10 dias, você pode conhecer o que há de melhor e ainda se sentir mais acolhido e aceito.

Que o Canadá é um paÃs incrÃvel para se conhecer e morar, isso não deixa dúvidas. Mas saber que uma comunidade, que muitas vezes não é aceita em diversos lugares, pode se sentir respeitada e em segurança, além de ser recebida de braços abertos não tem preço!
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais e iniciar o seu planejamento de intercâmbio, entre em contato com os especialistas da Information Planet. Nós estaremos esperando pela sua mensagem para poder realizar o quanto antes o sonho do seu intercâmbio.
A IP entende como ser LGBTQIA+ pode, muitas vezes, ser difÃcil e trazer situações inimagináveis e, por isso, trouxe esse assunto neste momento de visibilidade!
Mais do que fazer parte do “barulho causado com este assunto” queremos integrar o movimento e mostrar dessa forma que o caminho é longo mas que há uma luz no fim do túnel!
Não só o Canadá, paÃses do mundo todo que são desenvolvidos mostram com suas atitudes o que todos já deviam ter entendido, que todos merecem respeito e liberdade!
Temos certeza que você vai se apaixonar pelo Canadá e por essa diversidade inclusiva!
Fontes: https://bit.ly/2SVifw4 e https://bit.ly/3zNSDlp