Já imaginou conhecer o mundo lá fora, novas culturas e ainda se dedicar em prol de uma causa? Tudo isso é possÃvel através do intercâmbio voluntário.
Mas afinal, como funciona esse tipo de intercâmbio? Neste conteúdo você terá acesso aos principais paÃses e modalidades. Quem sabe não tem uma que se encaixe perfeitamente para o seu perfil?
O que é um intercâmbio voluntário?
Esse é um tipo de programa voltado para quem quer combinar a experiência do intercâmbio com uma ajuda humanitária ou ambiental.
Ao escolher o paÃs de destino, o voluntário pode escolher qual tipo de projeto quer ajudar. Os mais escolhidos são: projetos ambientais, educacionais, esportivos e até na área da saúde.
A duração desse tipo de programa é de 2 a 12 semanas. Vale lembrar que durante esse perÃodo, é possÃvel que você realize um curso de idiomas para aprender ou aperfeiçoar uma nova lÃngua.
Quem pode fazer o intercâmbio voluntário?
Se você tem acima de 18 anos, tem um nÃvel intermediário de inglês (que geralmente é exigido para que você consiga se comunicar com outras pessoas, mas alguns projetos aceitam nÃvel de inglês básico) e tem vontade de fazer o bem e mudar o mundo: esse intercâmbio é para você!
O que está incluso?
Ao fechar o pacote do seu intercâmbio voluntário, você terá incluso:
- Curso de inglês / vocacional;
- Acomodação (hostels, casa de famÃlia entre outras possibilidades);
- Alimentação;
- Suporte e assistência da agência;
- Orientação pré-embarque;
Quanto custa?
Muitas pessoas entendem que por se dispor a ajudar ou participar de um propósito, o programa sairia de graça, mas não funciona assim.
O programa voluntário é uma oportunidade de viver o intercâmbio de forma intensa e somar uma causa ao seu sonho e diferente de ser gratuito, o programa tem um custo.
Claro que o fato de ter disponibilidade para estar onde estão os problemas sociais mais comuns, de certa forma, tira o estudante dos destinos mais requisitados entre os que procuram viver no paraÃso, e isso pode fazer o programa custar menos.
Alguns relatos também mostram que o universo do voluntariado é feito de caridade e é comum que as pessoas se ajudem de forma a baratear a estadia no paÃs de todos aqueles que estão empenhados a ajudar, mas isso é diferente dos programas como Au Pair (que você trabalha por acomodação e salário em uma casa de famÃlia enquanto estuda) ou os programas de trabalho que fazem a contratação a distância e por isso a empresa custeia os valores de passagem e chegada no paÃs.
E aÃ, já pensou em viver essa experiência e ainda ter muitas histórias inspiradoras para contar? Entre em contato com um consultor da Information Planet para mais informações sobre o projeto. Temos certeza que, junto com a gente, você pode fazer a diferença no mundo!