Embarque nos tempos de pandemia.

Sabemos que viajar está especialmente diferente neste momento de pandemia e por isso, anotamos algumas das condições exigidas por quase todos os países para você se preparar agora que o mundo voltou a abrir portas para viajantes

Os comprovantes de imunização para viajar mudam de um país para outro mas, o exame PCR é o principal teste exigido em todas as viagens.

Também precisamos dizer que as informações mudam todos os dias, o que pode dificultar o acompanhamento dos fatos mais relevantes para você, tanto quanto as restrições de viagem, quanto a políticas de remarcação e cancelamento das companhias aéreas e mesmo as regras de abertura de fronteiras.

Esta página foi atualizada pela última vez em 23 de novembro de 2021 e as informações apresentadas nesta página estavam corretas no momento da publicação.

Como eu faço para emitir meu certificado digital de vacinação contra a Covid-19?

O Certificado Nacional de Vacinação é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. Por meio do Conecte SUS (é uma plataforma para a gestão do Sistema Único de Saúde), é possível visualizar, imprimir ou salvar o certificado em PDF, em até três idiomas distintos (português, inglês e espanhol).
Abaixo, a gente explica o passo a passo de como emitir ela:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque pelo nome “Conecte SUS”. Logo que identificar o aplicativo, clique em baixar e instale no seu smartphone.
  2. Após a instalação do app, efetue o login por meio da sua conta de acesso do Governo Federal, o acesso único gov.br.
  3. Com o aplicativo logado com os seus dados, acesse a Carteira Digital de Vacinação, através do ícone Vacinas que está localizado na página principal.
  4. A carteira irá apresentar os registros de doses recebidas, clique nas doses recebidas para o detalhamento das doses administradas.
  5. O próximo passo é emitir o certificado, clicando no Certificado de Vacinação.

O certificado de vacina da Covid-19 pode levar até 10 dias para ser disponibilizado após a aplicação da segunda dose do imunizante (ou dose única, no caso da Janssen), mas é comum que logo após a aplicação você já consiga ter acesso a ele através do aplicativo do SUS.

Se por algum motivo você não conseguir acesso à sua carteira de vacinação em inglês ou tiver feito a vacina por meio de algum estudo não relacionado ao SUS, é possível traduzir a carteira original de vacinação, a que você recebeu no momento da imunização. Fique atento: essa tradução precisa ser juramentada, que é um tipo de tradução oficial.

Teste RT-PCR

exame RT-PCR hoje faz parte da nossa rotina de viajante e é fundamental para detectar o Coronavírus. O PCR é pedido por muitos destinos no exterior, para quem está vindo para o Brasil ou até para destinos nacionais.

O teste é obrigatório e deve seguir os requisitos pedidos pelas autoridades sanitárias de cada localidade. Mas você sabe onde o exame é feito? Qual é o custo? Tudo isto e muito mais você descobrirá neste post.

Quem deve fazer o exame PCR:

O exame PCR deve ser realizado por pessoas que viajarão para países que exigem o resultado negativo do teste como Austrália e Canadá.

Se você mora na cidade de São Paulo, existe um laboratório de plantão no aeroporto de Guarulhos e em outros aeroportos do Brasil. O resultado sai em até 4 horas e o preço varia. Em Guarulhos, ele custa em torno de R$385,00.

Também é possível realizar o exame em um laboratório de sua preferência, mas vale lembrar que o resultado precisa estar traduzido para o inglês ou francês (línguas oficiais do Canadá) e devem conter as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome do laboratório
  • Data da coleta 
  • Resultado

Vem conversar com a gente!

Tenho voo marcado e o resultado deu positivo:

Você pode ser um assintomático, que tem o vírus ativo mas não apresenta os sintomas. Caso aconteça isto com você, imediatamente procure um médico e entre em contato com a IP ou até mesmo com a companhia aérea para remarcar o seu voo.
Lembre-se: Saúde em primeiríssimo lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]