curiosidades canadá

[TOP 12] Curiosidades do Canadá que ninguém te contou até hoje

Multicultural e dono de um dos melhores indicadores sociais do mundo! Esse é o Canadá, país referência em educação internacional e que apresenta inúmeras peculiaridades que fazem dele um território único. Mas que tal ir além do óbvio e descobrir 12 curiosidades do Canadá que ninguém te contou até hoje?

Prepare-se para dar risada, aprender e se ambientar ainda mais com o ritmo de vida dos canadians. Essa terra é boa mesmo, especialmente para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá.

Partiu conhecer as curiosidades do Canadá e se apaixonar de vez pelo país?

1) Um país feliz, comprovado por pesquisas

curiosidades canadá

Já pensou morar em um país onde 55% dos moradores se consideram felizes e 32% dizem ser muito felizes?

Segundo o World Happiness Report 2017,  o Canadá é o sétimo país mais feliz do mundo. O estudo analisou o estilo de vida de 150 nações e destacou aspectos como renda, expectativa de vida saudável, alguém com quem contar em tempos de dificuldade, generosidade, liberdade para fazer escolhas e confiança (muito atrelada à ausência de corrupção).

Isso explica porque os canadians são tão receptivos aos estrangeiros e considerados o povo mais educado do mundo.

Só não esqueça de retribuir essa gentileza quando estiver por lá.

2) É um país bilíngue

curiosidades canadá

O inglês e o francês caminham juntos no Canadá.

Não se surpreenda, portanto, se você encontrar placas ou mesmo produtos de supermercado com informações nos dois idiomas.

A influência da colonização francesa predomina na região de Quebec. Já em grandes cidades como Toronto e Vancouver, o inglês é soberano.

O mais legal dessa curiosidade do Canadá, é que além de contar com a possibilidade de intercalar o aprendizado das duas línguas (há inúmeros cursos que oferecem esse “combo”).

Você também vai sentir todo o charme da França em cidades como Montreal e Quebec City, devido aos traços da colonização.

3) Desenvolvida até no subsolo

curiosidades canadá path

O Canadá é tão maluco (no bom sentido) que desenvolveu até uma cidade no subsolo.

Situado em Toronto, o complexo chamado Path abriga mais de 1.200 estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas…

Também adaptado em Montreal, o sistema foi construído como alternativa às baixas temperaturas registradas no inverno.

Leia também: 7 melhores cidades do Canadá para viver e fazer intercâmbio

O legal é que a população aderiu (mesmo) às cidades subterrâneas. Cerca de 200 mil pessoas utilizam o trecho por dia!

3) Lá tem vinho… congelado!

Se você curte degustar um bom vinho, prepare-se para conhecer no Canadá o exótico icewine.

O vinho (um dos mais tradicionais do país), geralmente acompanha as sobremesas. A grande diferença é o seu modo de preparo.

Não é qualquer uva que é usada para fazer o icewine!

São uvas que passaram pelo menos 3 dias em temperaturas abaixo de 8ºC. Depois são colhidas e processadas ainda em gelo para dar origem a uma bebida mais licorosa e adocicada do que os vinhos tradicionais.

4) Maple Syrup não é mel, mas é uma delícia

maple syrup

Está vendo essa especiaria da foto aí? Pois saiba que não é mel! É o maple syrup, um dos ingredientes mais queridinhos do Canadá!

E sabe por quê? Porque ele feito da árvore que tem folha símbolo do Canadá.

Naturalíssimo – não há nenhum aditivo químico nele – , o xarope é utilizado para dar mais sabor a waffles e até salgados.

Veja também: 10 comidas típicas do Canadá para ficar com água na boca

Tem gente que prova ele puro. Vale tudo! Só não vale ir para o Canadá e não provar o maple syrup.

5) Cheddar é o queijo mais consumido no Canadá

canada cheddar

Não faltará cheddar em suas refeições no Canadá! E ele será muito bem degustado especialmente no poutine, prato típico canadense que integra batata frita, molho gravy e, claro, ele…. o cheddar!

Mas já que o assunto é queijo, outra (deliciosa) curiosidade do Canadá é o Oka Cheese. Produzido na província de Québec, o ie ngredienté considerado um dos melhores do mundo.

Ele só não é tão famoso porque dificilmente é encontrado fora do Canadá.

Sacou a exclusividade?

De textura macia e leve sabor de frutas e nozes, esse ingrediente pode ser consumido puro ou mesmo utilizado em outros pratos.

5) O terceiro maior edifício do mundo fica lá

curiosidades canadá

Ícone da cidade de Toronto, a Torre Nacional do Canadá, ou CN Tower, é um passeio obrigatório.

Já pensou subir 553 metros de um edifício (isso equivale a 170 andares) e avistar a cidade lá de cima? Isso é possível na CN Tower.

Você pode vivenciar essa experiência em uma plataforma de chão de vidro (que dá aquele frio na barriga) ou mesmo do observatório interno da torre. Mas se a vontade for tomar um cafézinho ou se deixar levar pelos souvenires, também dá!

No local, é possível fazer refeições no 360 Restaurant. Um restaurante lá no alto da torre que fica girando (lentamente), e permite que durante a refeição você tenha uma vista 360º de Toronto. Uma experiência inesquecível!

Por cusiosidade, a CN Tower só fica atrás da Tokyo Sky Tree, no Japão, com 634 metros, e da Torre de Guangzhou TV & Sightseeing, na cidade de Guangzhou, China, com 610 metros.

6) Berço de cantores e atores famosos

curiosidades canadáOs canadenses também deixam a sua marca na cultura pop.

Justin Bieber, Avril Lavigne, Nelly Furtado e Alanis Morissete são do Canadá!

Grandes nomes do cinema também são canadenses, como James Cameron, Jim Carrey, David Cronenberg e Keanu Reeves!

7) O país do hockey vai receber a Copa do Mundo

curiosidades Canadá

Em 2026 o Canadá vai sediar a sua primeira Copa do Mundo.

Será a primeira vez na história da quase centenária competição que três países reúnem forças para serem os anfitriões do evento. Além do Canadá, México e Estados Unidos também receberão as competições.

O mais curioso disso tudo é que em toda a história da Copa, o Canadá só participou uma vez da competição (em 1986).

A boa notícia é que o evento em casa permite que a seleção canadense tenha, pela segunda vez, a chance de competir entre os grandes da modalidade.

Mas se o futebol não representa o grande talento dos canadians, o hockey, sem dúvidas, é a grande paixão esportiva do país.

Experimente circular por Toronto em dias de jogos decisivos da National Hockey League (NHL). Geral circula uniformizada pelas ruas e torce, de verdade, pelo time!

Aliás, emoção é o que não falta nas partidas. O hockey no gelo é considerado um dos esportes mais rápidos do mundo. Uma tacada, por exemplo, pode alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora.

Confira os melhores momentos de partidas eletrizantes nesse vídeo para entender o dinamismo que estamos falando:

A paixão pelo esporte é tanta que quase todas as escolas e universidades canadenses possuem quadras para a prática do hóquei no gelo.

8) Churchil é a capital mundial dos ursos polares

curiosidades canadá

Já pensou visitar uma cidade que concentra mais ursos do que habitantes? Churchill é um dos poucos assentamentos humanos onde se pode ficar cara a cara com o urso polar ártico.

Devido à alta concentração destes animais na região e da excelente infraestrutura dos passeios para observá-los, a cidade passou a ser conhecida como a capital mundial do urso polar.

Agência de turismo organizam pacotes específicos para conhecer a cidade. Vale a pena se informar e conhecer. Afinal, quando será a próxima vez que você poderá  conhecer um urso assim, tão pertinho?

9) O país dos lagos cristalinos

O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do mundo. Para você ter uma ideia, a província de Ontário concentra nada menos do que 25.000 lagos.

Agora, veja só essa foto de Banff:

curiosidades canadá banff

Surreal, né?

O pequeno município de Banff é uma das atrações que concentra lagos e oferece aos visitantes uma das vistas mais lindas do Canadá (e do mundo!).

E onde fica?

Banff fica coladinha na cidade de Calgary, na província de Alberta.

Um dado interessante é que o município está localizado dentro de um parque nacional. Nesse território, boa parte dos atrativos servem  para contemplação: montanhas cobertas de neve, geleiras, cachoeiras e, claro, os lagos de água cristalina.

A verdade é que a paisagem lá mais parece um plano de fundo do Windows.

10) Dá para tomar a água da torneira

Sim! Ao se mudar para o Canadá, você vai perceber que boa parte dos habitantes toma a água direto da torneira. Diferente de algumas cidades do Brasil, o país conta com um sistema eficiente que torna a água potável e “habilitada” para ser consumida em todo o país.

Outra curiosidade sobre o Canadá é que restaurantes e bares também oferecem água de graça aos fregueses. Todos consideram o acesso à água um direito e, por isso, não cobram.

Aqueles moradores mais preocupados utilizam um filtro em casa. Aí vai de cada um.

Mas o fato é que você não precisará comprar água o tempo todo.

11) Menos machismo, mais igualdade

Leis para promover a igualdade de gênero sexual junto com um bom acesso à educação e saúde, fazem do Canadá o melhor lugar para ser mulher entre as maiores economias do mundo.

Significa dizer que as mulheres ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada.

12) A rainha do Canadá é a mesma do Reino Unido

curiosidades canadá

Quê? Por essa você não esperava, né?

Mas é isso mesmo. O regime político do Canadá é a monarquia constitucional e isso explica o fato de a Rainha Elizabeth II, aquela conhecida senhorinha de 87 anos, também ser a rainha do Canadá e, acredite, de, pelo menos, outros 10 países.

Mas como ela consegue administrar tudo isso?

Nós explicamos:

Na qualidade de Rainha do Canadá, Elizabeth delega poderes ao Governador Geral do país,  David Johnston.

A rainha, portanto, rege e dá a “ordem” final, mas não governa. =)

Interessante, né?

Se te perguntarem, agora, você saberá responder: o regime político do Canadá é a monarquia constitucional.

Dentro do parlamento, o país ainda conta com Senado (com 104 membros) e Câmara dos Comuns (espaço onde se origina a maior parte das leis, com 295 membros).

Vale lembrar que a Constituição Canadense prevê a eleição de uma nova Câmara dos Comuns pelo menos a cada 5 anos.

Gostaria de estudar no Canadá?

E aí, gostou, se apaixonou e quer, de uma vez por todas, dar início aos seus estudos por lá?

Você pode investir em cursos de inglês, cursos profissionalizantes, aprimorar o inglês e ainda fazer amizades internacionais.

Se já quiser se ambientar com o ritmo das escolas por lá, pode clicar aqui e verificar quais são as 10 melhores instituições de ensino no Canadá

Ajuda especializada

Que tal trocar uma ideia com um de nossos especialistas em Canadá e solicitar um orçamento personalizado, conforme as suas prioridades?

A Information Planet  já embarcou mais de 50 mil estudantes e garante: quem vai estudar no Canadá não se arrepende.

Além disso, oferecemos um suporte especial para os alunos que se aventuram nessa experiência. Seminários, orientações e conselhos para “se virar” lá fora são apenas uma mostra da assistência que você terá solo canadense.

O que achou dessas curiosidades do Canadá?

Ficou surpreso? Deixe sua opinião nos comentários! =)

guia do intercambio canada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]
[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]