Você finalmente está contando as horas para fazer seu intercâmbio para o Canadá.

A data se aproxima e aquela ponta de nervosismo entra junto no pacote.

  • “Como será a minha chegada?”
  • “Será que vou ter uma adaptação rápida no país?”
  • “Quem eu aciono em caso de emergência?”

Para acalmar esse coraçãozinho que anseia entrar logo no avião, nós temos duas boas notícias.

1)   Esse nervosismo é N O R M A L

2)   Don’t worry, pois tem uma equipe da Information Planet no Canadá pronta para te salvar dos apuros e passar as orientações básicas de sobrevivência no país.

Confira 7 depoimentos de quem já foi para o Canadá com a Information Planet!

Quer ver só?

Então leia esse post até o final e saiba como funciona o suporte oferecido pela Information Planet em Toronto e Vancouver, no Canadá.

1) Chegou no Canadá? Vem pro Orientation Day

É só colocar os pés no Canadá e logo você será convidado para o Orientation Day. Trata-se de um encontro que ocorre na sede da IP em Toronto ou Vancouver, onde além de conhecer a equipe que estará a postos para te ajudar durante toda a jornada, você vai receber muitas orientações de nossos especialistas sobre como passar os próximos meses.

É de extrema importância o comparecimento nesse encontro, já que ele servirá para você aprender a se virar em solo canadense.

A visitinha de boas-vindas também é fundamental para entender o ritmo da agência.

Ou seja:

Você vai descobrir quem vai ser o seu padrinho/madrinha de viagem, vai salvar o contato dessa pessoa e já esclarecer outras dúvidas que poderão surgir.

O legal desse meeting é que há grandes chances de você encontrar outros intercambistas e já fazer algumas amizades. Quando vê, já saem de lá e vão direto para um happy hour.

Ah, esquecemos de reforçar que o convite para o Orientation Day será enviado por e-mail e reforçado pelo Whatsapp. Ele sempre acontece às segundas-feiras, mas também pode ser reagendado, caso você tenha algum compromisso.

OBS: Se você for estudar em outra cidade do Canadá, que não seja Toronto ou Vancouver, nossa equipe também entrará em contato para se colocar à disposição de orientações via telefone, e-mail ou WhatsApp.

2) Anote tudinho

Nosso time de Student Services (Serviço ao Estudante) vai se certificar de passar todas as informações básicas necessárias para você se adaptar com tranquilidade no país.

Veja aqui 8 coisas que você precisa saber para se adaptar no intercâmbio sem sustos!

Então já prepare o caderno/bloco de notas/gravador do celular (vale tudo) e procure salvar essas infos valiosas repassadas no Orientation Day.

Segue alguns pontos que serão abordados na sua chegada:

Transporte público

Quanto custa, como funcionam as linhas de metrô, ônibus e street car, qual é o caminho mais fácil da casa para a escola, da escola para o centro, do centro para o parque, do parque para casa. E por aí vai…

Pacote de dados e telefone

Não dá para fazer um intercâmbio para o Canadá e ficar sem ter como se comunicar facilmente com familiares e amigos, não é mesmo?

Por isso a a Information Planet possui parceria com a operadora PhoneBox.

Assim que você chegar na agência vai ser orientado a como negociar um pacote de dados com data de início e término, sem pendências quando retornar para o Brasil.  

Claro que ninguém é obrigado a adquirir um chip com a operadora (podemos indicar outras), mas fica a dica pela praticidade. Até porque a PhoneBox fica a oito minutos da nossa agência em Toronto e seis da sede em Vancouver. Pertíssimo.  

Informações sobre a cidade

É bem provável que ao chegar no Canadá você esteja sedento para conhecer todos os pontos turísticos. Que tal adicionar nesse pacote aqueles não são tão óbvios e ainda os locais que só os nativos frequentam?

Nossos especialistas irão passar dicas valiosas de lugares para você conhecer e se adaptar em terras canadenses.

Dicas de economia

Saber os pontos confirmados dos estudantes que precisam economizar nunca é demais. Restaurantes mais baratos, supermercados para fazer as compras da semana e assim por diante.

Resumindo, dicas que podem fazer com que você economize um bom dinheiro durante a sua estadia.

Documento de identificação

Se você for um intercambista que ficará no Canadá mais do que três ou quatro meses, é importante que providencie um documento de identificação para circular pelo Canadá. Ao menos essa é a orientação que você receberá no Orientation Day.

Com esse doc, você poderá entrar em pubs, festas, fazer viagens internas pelas lindas cidades do Canadá e, inclusive, abrir conta em bancos.

Além de prático, é melhor que ficar carregando o passaporte e ainda correr o risco de perder, não é mesmo?

Em Ontário é obrigatório pagar uma taxa de 35 dólares canadenses. Já em Vancouver (good news), é gratuito. O documento leva cerca de 15 dias para ficar pronto e, para encaminhá-lo, é necessário levar junto o passaporte e a carta da escola.

Mais dúvidas, você esclarece com o nosso timaço Student Service.

Dicas para abrir sua conta corrente

Faça uma conta corrente no Canadá e facilite a sua vida financeira. No Orientation Day, você ficará sabendo onde fica o banco parceiro da IP, que conta com dois gerentes brasileiros. O idioma, portanto, não será impeditivo para tirar as principais dúvidas.

PS: indicamos que você abra uma conta corrente ao chegar no Canadá, especialmente se o seu período de estadia for longo. Além de ser mais prático que o Visa Travel Money, você não precisa pagar IOF no caso de fazer um cartão de crédito por lá. Só não esqueça de fechar a conta quando retornar ao Brasil, ok?

Acomodação

Exceto se a sua estadia for maior do que três meses, nós orientamos que você já venha do Brasil com a acomodação resolvida/contratada. Nesse caso, se acontecer algum contratempo, não pense duas vezes em acionar a nossa equipe.

Lembre sempre: seremos seu “ombro amigo”!

Se  a sua intenção for alugar e dividir apartamento após cumprir determinado período na homestay , te daremos todo o suporte para encontrar essa morada. Temos dicas de sites, grupos no Facebook e empresas parceiras que vão ajudar você nessa tarefa.

Contact us!

3) Escritório IP: sinta-se em casa

Precisou imprimir algum documento, usar uma boa wifi ou computador de última hora? Vá ao escritório da IP e fique à vontade para utilizar esses serviços.

Nosso time de suporte é tão camarada que disponibiliza até o endereço da própria agência para a entrega de encomendas pela internet. É a garantia de que as suas compras serão recebidas e estarão salvas. Depois, claro, é só buscar.

OBS: O escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

4) Renovação de visto

Esse tipo de serviço é bem rigoroso no país e somente consultores de imigração podem orientar e encaminhar os estrangeiros em relação à mudança de status, extensão de vistos, entre outros assuntos como residência permanente.

Ou seja, na IP Canadá respeitamos a lei, mas isso também não significa que não daremos as orientações básicas para que você procure ajuda.

Nosso time de suporte, aliás, pode recomendar o contato de consultores de migração parceiros. Também indicaremos sites para que você se informe direitinho sobre o processo, antes mesmo de procurar ajuda.  

5) Trabalho: te ajudamos a montar um currículo de dar inveja

A essa altura do campeonato você já deve saber que os estudantes de inglês não podem trabalhar.

Mas se você for um estudante de college ou universidade, essa possibilidade é viável e  rica em termos de experiência. Para te ajudar a conseguir uma vaga, nossa equipe abraça a causa e auxilia até na hora de arrumar o perfil no Linkedin em inglês e fazer um currículo nos moldes canadenses para ninguém colocar defeito.

Sabe aquele esquema caneta vermelha? Se tiver alguma informação confusa, ela será ativada. Tudo para deixar o documento nos padrões canadenses, pronto para ser enviado às empresas que se enquadram com o seu perfil profissional.

6) Fique atento aos seminários

seminarios canada

Pelo menos uma vez por mês a Information Planet Canadá realiza seminários com temas  que vão ao encontro dos interesses dos intercambistas.

Migração, feira de college e trabalho, entre outros assuntos são abordados por consultores especialistas na pauta.

São encontros esclarecedores, onde você tem a oportunidade de tirar dúvidas e, de quebra, ficar sabendo sobre  oportunidades. Os convites são feitos pela página no Facebook – Information Planet Canadá – e também por email.

Conclusão

O suporte que oferecemos no Canadá tem como objetivo garantir para você a experiência de intercâmbio mais prazerosa possível.

Conte com a nossa equipe para desabafar, esclarecer dúvidas e descontrair nessa que será a SUA melhor experiência de intercâmbio.

Lembre-se: a partir do momento em que você estiver no Canadá , nós seremos a sua família e verdadeiros parceiros de jornada.

Independente do anseio, a Information Planet estará à disposição para auxiliá-lo.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe-a na área de comentários abaixo que nossa equipe terá todo o prazer de respondê-lo.

Ah, e se desejar ir se familiarizando, aproveite para já seguir a IP Canadá no Instagram!