OSHC Austrália

OSHC na Austrália: tudo sobre o seguro de saúde obrigatório

Já ouviu falar sobre o OSHC na Austrália e quer entender melhor sobre o assunto? Se você está planejando um intercâmbio na terra dos cangurus é super importante entender todos os detalhes.

O Overseas Student Health Cover (OSHC) nada mais é do que o seguro de saúde obrigatório para quem deseja entrar com visto de estudante na Austrália.

Significa dizer que sem contratá-lo, o viajante sequer pode embarcar, já que a documentação também faz parte das exigências para emitir o visto de estudante.  

O que o seguro saúde da Austrália dá direito?

A cobertura desse seguro é básica e permite que você utilize o sistema de saúde público do país.

Mas antes de você contratar o OSHC é importante saber exatamente como ele funciona, quando contratar e em quais situações você poderá acioná-lo.

Veja o que você vai esclarecer neste artigo:

O que é o OSHC?

O que o OSHC cobre e não cobre?

Como contratar o OSHC?

O que fazer quando ficar doente na Austrália?

Como funciona o reembolso do seguro?

Quais são os planos/tipos de OSHC?

[EXTRA] Dica de especialista

O que é o OSHC?

O OSHC é o seguro saúde para o estudante internacional. Ainda no Brasil e antes mesmo de aplicar o visto de estudante, você é obrigado a contratar a cobertura por todo o período que permanecer em solo australiano.

O governo local exige essa cobertura, pois quer ter a garantia de que todos os estudantes internacionais terão acesso à saúde por lá.

É assegurar que, em hipótese alguma, imigrantes e estudantes de outros países fiquem desamparados em situações de emergência.

Ainda que seja uma preocupação a mais para o intercambista no processo de planejamento, o OSHC concede uma “tranquilidade” impagável para quem está de mudança.

Isso porque a cobertura evita que você desembolse quantias absurdas ao necessitar de uma consulta. Basta marcar o médico e acionar o seguro para garantir o reembolso. (Explicaremos melhor isso abaixo).

OBS: O OSHC é válido somente no território da Austrália. Se ao longo do seu intercâmbio você quiser dar um pulinho na vizinhança tipo Indonésia ou Nova Zelândia, tenha em mente que não será “protegido” pelo OSHC. Justamente por isso que contratar o  seguro viagem também é importante. É ele que vai “cobrir” o translado Brasil/Austrália e suas andanças por outros países.

O que o OSHC cobre?

O OSHC cobre o atendimento que os australianos têm acesso por meio do Medicare (o sistema público de saúde deles).

  • Consultas médicas particulares;
  • Atendimento em hospitais;
  • Auxílio para remédios;
  • Acidentes;
  • Serviços de ambulância (em caso de emergência e imobilidade);
  • Serviços de raio-X.

OBS: O seguro garante valor da tabela médica vigente. Qualquer valor a mais da consulta, é o estudante que paga.

O que o OSHC não cobre

  • Atendimento em dentista ou oftalmologista;
  • Serviços de fisioterapia ou quiroprata;
  • Tratamentos ou medicamentos não prescrito por médicos;
  • Gravidez e psicólogo (12 primeiros meses);
  • Reprodução assistida.

OBS 2: O OSHC não cobre o tratamento de condições clínicas já existentes, salvo se você pagar carência antecipada de 12 meses.

Como contratar o OSHC?

O seguro saúde na Austrália é oferecido por cinco seguradoras homologadas pelo governo australiano.  Para decidir qual empresa contratar, o ideal é que você SEMPRE converse com a agência de intercâmbio.

Veja também: Agências de intercâmbio confiáveis: 5 dicas para escolher a sua

O consultor terá propriedade para indicar qual seguradora pode ser mais interessante e vai explicar, no detalhe, quais são as condições para acioná-lo.

Na Information Planet, nós indicamos a NIB e a Bupa, seguradoras que oferecem o melhor serviço quando o assunto é custo benefício.

Além disso, realizamos todo o processo burocrático, condição que dá mais comodidade para o intercambista no processo de planejamento da viagem.

E a cobertura?

Cada seguradora tem o seu sistema. A Bupa reembolsa 100% da tabela médica para  médicos especialistas (dermatologista, gastro, cardiologista). Já a NIB reembolsa 85% da tabela.

Fiquei doente e agora?

seguro saúde australiano

Está com aquela amigdalite horrível?

Sente que não anda lá muito bem e que não é um simples resfriado?

Infecção urinária? Dor de estômago? Febre?

Assim que notar os sintomas,  acesse a lista de médicos credenciados pelo site da seguradora e marque uma consulta imediatamente.

Diferente do Brasil, onde agendamos atendimento diretamente com especialistas, na Austrália primeiro você consulta o clínico geral.

Caso o médico não consiga solucionar o problema, aí sim, ele encaminha o paciente, com requisição e tudo, para um especialista.

Ao necessitar de atendimento, você deverá sempre optar pela especialidade clínico geral  e esperar a avaliação dele. As seguradoras são obrigadas a fornecer 100% de reembolso nesse primeiro atendimento.  😉

Em caso de emergência, você deve ligar para o número 000 (Samu da Austrália) e acionar uma ambulância.

IMPORTANTE : Mesmo que você esteja doente, priorize marcar consulta em alguma clínica para que o médico avalie se você vai precisar de algum tratamento mais intensivo ou não.

Falamos isso porque a entrada direta no hospital pode ser bem salgada. Para você ter uma ideia, enquanto uma consulta médica pode custar cerca de AU$ 150,00 (valor que pode ser reembolsado depois, conforme a tabela médica), o simples deslocamento ao hospital salta para AU$ 600,00 (e nem tudo será reembolsado).

Ponto interessante do OSHC é que caso o intercambista não esteja muito bem emocionalmente, ele pode ligar para o telefone do seguro e buscar ajuda no idioma nativo.  

Veja também: 10 melhores cidades da Austrália para fazer intercâmbio

Como funciona o reembolso?

Usuários do OSHC devem pagar a consulta no ato do atendimento e solicitar reembolso pelo site da seguradora ou diretamente no estabelecimento físico.

Caso faça o intercâmbio com a Information Planet, o intercambista receberá todo o auxílio no processo de solicitação do reembolso. A IP Austrália também tem acesso à apólice e estará preparada para auxiliar no processo.

Não esqueça (de jeito nenhum) de exigir o comprovante da visita e a prescrição médica. Geralmente o valor (entre 85% e 100% da consulta) é depositado entre 1 e 2 semanas via conta bancária da Austrália.

Entenda o valor de cobertura

A cobertura do OSHC segue o Medicare Beneficts Schedule (MBS), programa do departamento de saúde do governo australiano que estipula uma referência/piso de valor para serviços como consulta médica, raio X, entre outros procedimentos

O seguro, portanto, pagará somente essa taxa. Caso o intercambista opte por um médico mais caro, por exemplo, é ele que irá arcar com as diferenças.

DICA DA IP: Antes de consultar, ligue para a clínica e pergunte qual é o valor da consulta. Se achar muito caro, opte por outro médico.

Existe também o sistema via “Direct Billing”, serviço das seguradoras que oferece uma rede de especialistas conveniados. Nesta opção, o estudante identifica o médico e agenda o atendimento sem a necessidade de antecipar o pagamento. É o próprio consultório conveniado que envia as informações para a seguradoras.

Após o término, o próprio consultório conveniado informa a seguradora e envia as informações. Assim o estudante não precisa pagar a consulta na hora ou tomar qualquer ação. Esse processo deve ser feito direto com a seguradora.

Tipos/planos de OSHC

As seguradoras oferecem três tipos de planos: individuais, para casal e até para famílias.

Cada contratação deve estar vinculada ao tipo de visto aplicado.

Por exemplo:

  • Se as duas pessoas do casal embarcarem com visto de estudante (casadas ou não), precisam emitir duas apólices individuais.
  • Se partirem com o visto de casal (um estudante e um acompanhante), a contratação deverá ser para o casal.
  • Se for casal + filho, também existe a possibilidade de contratar a apólice família.

O pagamento do OSHC é feito à vista e em cota única. Independente de qual for a seguradora, não existe a condição de parcelamento.

[EXTRA] Se liga na dica!

Intercambistas da IP têm a oportunidade de parcelar o OSCH juntamente com o valor do curso. Cobrimos todos os preços e oferecemos o melhor custo benefício para planos single, casal e família. Uma ajuda e tanto na hora de planejar o financeiro e o custo de vida na Austrália, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o parcelamento? Entre em contato com a IP.

Outras opções de seguro

A Information Planet costuma indicar para intercambistas com visto de estudante o GTA, um seguro viagem para emergências.

Tudo esclarecido?

E aí, tirou todas as dúvidas sobre o OSHC na Austrália? Entendeu porque é tão importante contar com ele lá fora?

Não esqueça que o encaminhamento dessa cobertura é etapa fundamental na hora de planejar o seu intercâmbio.

Se você quiser ampliar o assunto e falar, também, sobre intercâmbio, não deixe de acionar um de nossos especialistas no assunto.

E se existir alguma questão que ainda não ficou clara, deixe nos comentários abaixo que teremos o maior prazer em ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]