pessoas australianas

Como são os australianos? O fato #5 vai te surpreender!

Ei, você! Pensa em fazer um intercâmbio para a terra dos cangurus, mas não sabe como são as pessoas australianas?

Ainda que na Austrália tenha muitos estrangeiros (talvez boa parte dos seus amigos sejam de outros países), pelo caminho, você vai conviver com os aussies ou, minimamente, mergulhar na cultura deles.

É justamente nesse contexto que dos costumes australianos você deve esperar:

  1. Muita energia;
  2. Pontualidade;
  3. Amor à natureza.;
  4. Confiança;
  5. Humor ácido.

Mas isso é só o começo. Vem entender tudo sobre a cultura dos australianos e descobrir, também, em quais momentos eles são mais reservados.

OBS: Nossa intenção com este artigo não é generalizar a cultura aussie. Assim como em qualquer país, na Austrália também existem pessoas legais, chatas, educadas ou de cara amarrada.

Com base nos relatos de nossos intercambistas, nossa intenção é apenas contextualizar a cultura dos australianos e dar subsídios para você viajar preparado e de mente aberta para interagir e viver o melhor que um intercâmbio na Austrália pode oferecer.

Como realmente são os australianos?

Os australianos são pessoas alto astral e ao mesmo tempo reservados. Como comentamos, eles adoram um agito e não abrem mão de aproveitar a vida e dar sentido a ela.

O que isso quer dizer?

Que as pessoas australianas nunca vão colocar o trabalho acima da família ou dos amigos (pelo menos a maioria). Lá começa-se o expediente cedo para sair cedo e aproveitar a vida depois.

A palavra-chave é qualidade de vida e, dentro de cada contexto, a população local faz de tudo para encontrá-la.

Aliás, qualidade de vida tem tudo a ver com respeito, igualdade social e confiança, né?

Talvez seja por isso que na Austrália as pessoas não precisam estar em uma posição de chefia para ganharem bem e serem respeitadas.

Saiba mais em: Salário mínimo na Austrália: descubra quanto pagam aos brasileiros

Existe um respeito mútuo por qualquer tipo de profissão. Pedreiro, médico, advogado ou lavador de pratos, não importa.

Faz parte da cultura australiana confiar e é por isso que eles esperam a mesma integridade do coleguinha ao lado.

Agora, sim, está dando para entender porque o país figura a lista dos melhores lugares para se viver no mundo….

Ah, só não esqueça um detalhe: ainda que sejam super receptivos e gente boa,  os aussies também sabem ser reservados quando querem.

Vai demorar para eles estabelecerem uma relação muito pessoal ou confessar alguma intimidade. Tenha paciência e não ache que eles são frios.

Tudo isso é cultural e quando eles passarem e entender você como um grande amigo (a), será uma relação muito verdadeira.

Aliás, ser amistoso é super importante para eles. Quando os australianos perguntam “como vai você” não é simplesmente uma gentileza, mas uma pergunta genuína. Fofo, né?

Costumes dos australianos: saiba tudo e mais um pouco

1) Aproveitar a vida é com eles

Com tantas praias, parques e mirantes no interior e na metrópole é de se pressupor que australiano saiba aproveitar a vida ao ar livre, não é mesmo?

Eles adoram viajar, topam um acampamento para ontem e se o convite for churrasco na praia, os olhos vão brilhar.

Diferente do Brasil em que raramente vemos pessoas assando uma carne a beira mar, na Austrália essa prática é muito comum. Isso se deve ao fato de o governo oferecer uma estrutura de ponta (e gratuita)  para a elaboração do que eles chamam de barbie.

Só não esqueça de limpar e deixar tudo em ordem, ok? Australiano gosta de aproveitar, mas também é bom de fiscalização. Deu mole é multa.

2) Loucos do exercício

Amantes da manhã, os australianos adoram praticar exercício físico bem cedinho.

Não se impressione se você conhecer pessoas que frequentam academia às 5h30 da madrugada ou que mantêm o hábito de correr na orla às 6h30.

Tudo é válido desde que seja para movimentar o corpo e exercitar a mente.

E acostume-se: assim como dia começa cedo, ele termina cedo também.

Dificilmente as baladas vão até ao amanhecer como aqui no Brasil. Em compensação você poderá desfrutar de eventos sunset (pôr do sol) inesquecíveis.

Ah, eles também amam esportes. Surf (óbvio), cricket (lembra o baseball), rugby e footy (parecido com o futebol australiano) estão entre os preferidos.

Não deixe de ler: Cultura da Austrália: 9 costumes que você precisa conhecer antes de ir

3) Pontualidade é papo sério

Na Austrália existem duas possibilidades: ou você chega antes do combinado ou chega na hora. Em nenhuma alternativa você pode chegar depois. Quer dizer, até pode, mas vai ser uma bela mancada.

Lembre-se que o país foi colonizado pelos ingleses, portanto a lógica pontualidade britânica é incorporada pela Austrália também.

Ah, não esqueça que isso vale para serviços como transporte público, shows, apresentação de teatro e qualquer outro evento ou reunião que tiver hora marcada para começar a terminar.

E já que o assunto é tempo, vamos salientar mais algumas informações sobre a cultura dos australianos que podem ser úteis para você não passar vergonha/perrengues.

  • Tome banho rápido porque ficar horas no chuveiro não é visto com bons olhos pelos nossos queridos australianos. Água é um recurso escasso por lá, portanto, não extrapole mais do que cinco minutos, ok?
  • Boa parte do comércio encerra suas atividades às 17 horas, com exceção dos shoppings.
  • Mais uma vez, lembre sempre de ser pontual. Australianos adoram brasileiros, mas não se sentem confortáveis com a nossa lógica “15 minutos não é atraso”.

4) Amantes de café

Faz parte dos costumes australianos ser amante de café. Isso vale tanto para a bebida quanto para o estabelecimento. Não é por menos que existe uma, duas ou três lojas do setor em cada esquina!

Eles são realmente viciados e, mais curioso, orgulhosos com a qualidade de seus cafés.

Isso quer dizer que grandes redes como Starbucks dificilmente “se criam”.

Aproximadamente 95% das cafeterias são de baristas independentes e especializados na apresentação da bebida.

Imagine, você, o tanto de charme e personalidade que cada estabelecimento desses tem.

Ah, e se você não quiser arranjar “briga” com os aussies, não ouse em questionar a qualidade do expresso duplo ou do cappuccino. =)

Eles podem ficar ofendidos.

Aproveite e leia: 16 comidas típicas da Austrália que você precisa provar

5) Humor ácido é com eles

Tanto homens australianos, como mulheres australianas, são muito brincalhões e possuem um senso humor único. Existe muita piada interna que faz sentido só para os aussies e mesmo que eles tentem explicar, nem sempre será engraçado para você.

Outro ponto é o tal humor sério. Pessoas australianas adoram fazer piada e ficar de cara fecha depois.

Aí você fica sem entender: foi brincadeira ou não?

Mais uma vez repetimos: é cultural.  Não estranhe e tente entrar na onda deles. 😉

6) Gírias internas: eles amam

Já que o assunto são costumes locais, é importante você saber que australiano adora usar gírias e cortar as palavras.

Isso pode dificultar um pouco o entendimento de uma conversa nos primeiros dias, mas nada que você não se acostume depois.

No post Inglês Australiano: 7 pontos cruciais para entender sua diferença é possível ter uma noção mais apurada sobre quais são essas expressões.

E se você já quiser chegar impressionando, incorpore “mate” em suas conversas. Sabe aquele termo universal? Você pode chamar  de mate seus colegas, amigos, parceiros, homens, mulheres e por aí vai. Haha

Só  lembre que é um termo informal. Não pega bem chamar pessoas mais velhas, seu chefe ou os professores assim.  

O que os australianos acham dos brasileiros?

Chegou a hora da verdade!

O que as pessoas australianas realmente acham dos brasileiros?

Comemora, torcedor, porque é difícil encontrar um aussie que não goste do povo brazuca!

É isso mesmo, produção? Sim!

Eles adoram a energia, o calor, o gosto musical, a dança e a positividade dos brasileiros.

Também acham que somos um povo trabalhador. Deve ser pela expressiva fatia de brasileiros que fazem intercâmbio de estudo e trabalho e se esforçam, pra valer, em seus jobs.

Pode ser que um ou outro nativo se incomode com a falta de pontualidade, mas isso é facilmente contornável, né? É só respeitar horário de início e término de compromissos e eventos e tudo estará resolvido! =)

Conclusão sobre as pessoas australianas

A Austrália pode até apresentar características únicas em sua cultura e costumes, mas um dos pontos que a torna mais atraente é a multiculturalidade.

Pessoas do mundo todo moram na Terra dos Cangurus e isso faz do país ser um dos mais abertos e plurais do mundo. Essa característica torna a Austrália mais amigável do que já é.

E, melhor: faz o país oferecer não apenas uma cultura, mas centenas para você conhecer.

Gostou de entender sobre os costumes dos aussies? Que tal conversar com um de nossos especialistas em Austrália e tirar suas dúvidas sobre intercâmbio? Clique aqui e solicite um orçamento personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]