melbourne australia

Tudo sobre Melbourne (na Austrália) – Guia Completo

Melbourne na Austrália é um dos lugares mais incríveis do mundo.

Não basta ter sido considerada sete vezes consecutivas a melhor cidade para se viver do planeta* (e quem compete com esse título?), Melbourne é também um destino plural, aberto e com uma vida cultural ativa como nenhum outro território da Austrália.

Não é por menos que tantos estrangeiros buscam a cidade para fazer o sonhado intercâmbio. É porque Melbourne, essa mistura perfeita entre a natureza e vida urbana, convida qualquer estrangeiro a desbravar suas peculiaridades.

Aliás, você sabia que além de ser uma referência em atividades artísticas e culturais, Melbourne é o segundo pólo econômico mais importante da Austrália? Significa dizer que por lá a oportunidade pulsa e que intercambistas tem vez, voz e boas chances de emprego em um dos destinos mais cobiçados do mundo.

Partiu descobrir mais detalhes sobre essa cidade incrível e já começar a planejar o seu intercâmbio em Melbourne?

Vem que a maior agência para brasileiros na Austrália te conta todos os detalhes. O único risco é você querer ir pra lá agora! Aí que a conversa vai ficar ainda melhor.

*Pesquisa realizada pela revista The Economist. Os títulos foram conquistados de 2011 a 2017.

Informações gerais sobre Melbourne

Melbourne localização

Qual é a população de Melbourne?

Atrás apenas de Sydney, Melbourne, na Austrália, é a segunda cidade mais populosa do país: são aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

Fique tranquilo, porém, se você é daqueles que não gosta de muita muvuca. Mesmo que a cidade apresente um expressivo número de pessoas circulando diariamente por suas avenidas principais, quem vive em Melbourne não sente aquele peso de cidade grande. Essa sensação se dá muito por conta das suas ruas arborizadas e, claro, das praias da cidade.

Onde fica Melbourne?

Situada na costa sudeste australiana, Melbourne é a capital do Estado de Victoria. Essa localização privilegiada vem acompanhada de diversas praias na cidade.

Elas não são as mais incríveis da Austrália, mas, sem dúvidas, são um ótimo destino para curtir o fim de semana ou aquele fim de tarde pós-expediente.

Como é o clima de Melbourne?

O clima de Melbourne é conhecido por ser incerto – leia-se um pouco doido. Sabe aquela história de sair de casa sem guarda-chuva? Lá você vai aprender que tanto a sombrinha, quanto o casaco devem estar sempre na bolsa ou na mochila. A temperatura também costuma oscilar bastante em um só dia.

No verão as máximas podem chegar facilmente a 30 graus. Já no inverno alcançam até 10 graus. O mais impressionante no interior de Melbourne neva.

Ah, se você quer saber quando acontece inverno ou verão, se baseie nas estações do Brasil. Elas ocorrem exatamente no mesmo período por estarem no hemisfério sul. =)

E o fuso horário?

É preciso se organizar para falar com os amigos e parentes que ficaram no Brasil durante o seu intercâmbio em Melbourne, na Austrália. Isso porque o fuso horário é de 10 horas a mais do que o horário de Brasília. Ou seja, se aqui é  8 horas da manhã em horário de inverno, lá será 18 horas. Nada que alguns dias de adaptação não resolvam.

Pontos turísticos de Melbourne

Você é do estilo praia e parques?

Prefere um rolê mais cultural em museus e galerias?

Gosta de andar sem muito rumo e se deparar com bairros charmosos e cheios de história para contar?

Sem dúvidas você está planejando fazer um intercâmbio no lugar certo.

Melbourne tem espaços de lazer para todos os gostos, tribos e crenças. Vai aí algumas dicas do que você poderá fazer por lá:

1) Grafite e exposições urbanas

grafite em melbourne

Que tal começar por uma dica mais “cool”? Então coloque no seu roteiro os grafites das ruas Hosier e Rutledge Lane, dois verdadeiros museus de arte de rua a céu aberto. Essas regiões são apenas um exemplo do que a cidade apresenta em termos de exposições urbanas. Existem ainda mais 15 ruas e uma infinidade de grafites que tomam conta de paredões imensos e cheios de vivacidade.

2) Partiu mercado público?

Não há lugar mais propício para sentir a vibração uma cidade do que o seu mercado público. Em Melbourne é claro que isso não é diferente. Visite o Queen Victora Market, um espaço histórico erguido em 1878 com opções gastronômicas (e também exóticas) de todas as partes do mundo.

Hamburguer de crocodilo, sanduíche de canguru e panquecas holandesas são apenas um exemplo do que pode ser encontrado no local. É possível fazer um tour (inclusive com degustação) pelo mercado. E já adiantamos: você vai querer voltar para provar o que não foi possível na primeira viagem.

3) Brighton Bathing Boxes

brighton bathing boxes melbourne

Não tem jeito. Todo mundo que vai a Melbourne dá um jeito de fazer um registro nas famosas casinhas coloridas da praia de Brighton Beach. Tratam-se das chamadas Brighton Bathing Boxes, espaço hoje turístico, mas que no passado funcionava para guardar pertences dos frequentadores da praia.

4) Botanic Garden, o seu lugar verde no mundo

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade (são quase 2 milhões de visitantes anualmente) é o Royal Botanic Gardens Victoria. O espaço é simplesmente incrível se você gosta de fazer exercícios, relaxar ou simplesmente apreciar uma extensa área verde.

Para você ter uma ideia, o jardim conta com 360 hectares e ainda tem um detalhe bem importante: a casa do governador do estado de Victoria, a Government House,está situada lá dentro.

O mais legal é que se você ficar atento à programação, poderá curtir um cineminha ao ar livre ou ainda exibições e performances teatrais. Já imaginou que clima?

5) Alguns clássicos estudantis

ruas em Melbourne

Encarou aquela semana pesada? Quer relaxar, tomar uma cervejinha e descontrair com seus novos amigos internacionais? A Brunswick Street pode ser o seu seu refúgio durante o intercâmbio em Melbourne. Essa região é considerada a rua dos estudantes e dos pubs. Passe lá à tardinha para entender do que estamos falando. É um fervo!

Outra dica que você não deve esquecer é a praia St. Kilda. Além de contar com um píer que garante um pôr do sol incrível,  a praia conta com uma série de barzinhos instalados à beira mar.

6) Clássicos culturais: importantes para entender a história

Visitar os clássicos museus e as galerias de arte é um passo importante para você conhecer os detalhes da cultura e da história de Melbourne. São muitas opções e é bem possível que em cada nova volta pela cidade você conheça um novo espaço. Como tudo na vida são prioridades, indicamos a impressionante National Gallery of Victoria, o Melbourne Museum e o Australian Centre for the Moving Image.

Custo de vida em Melbourne

custo de vida em melbourne
O custo de vida compensa (e muito) para brasileiros que optam por estudar e trabalhar no país através de um intercâmbio.

Nem tão caro, nem tão barato. É evidente que gastos como moradia, alimentação e lazer acabam sendo mais caros na Austrália em comparação ao Brasil.

A boa notícia é que o custo de vida em Melbourne ainda acaba sendo até 8% mais barato que Sydney, conforme o site Expatistan.

Para que você possa se programar, calculamos os gastos semanais de dois perfis de intercambistas:

  • AU$ 340 (estilo de vida mais econômico);
  • AU$ 490 (estilo de vida mais luxuoso)

Dica: procure cozinhar em casa e leve seus almoços prontos para o trabalho ou para a escola (a maioria oferece estrutura como cozinha, microondas e geladeira). Acredite, almoçar ou jantar na rua pode se tornar bem caro por lá. Ao escolher a estadia, lembre-se que divisão de apartamento (e quarto) são opções mais econômicas.

Quais são as melhores escolas para estudar inglês em Melbourne?

As melhores escolas para estudar inglês em Melbourne são:

Sobre a Kaplan

Apresenta método exclusivo de ensino (K+) e possibilita que o aprendizado se estenda para fora da sala de aula através de atividades extracurriculares, tornando a imersão no idioma ainda mais eficaz.

Sobre a ILSC

Disponibiliza mais de 30 programas de aprendizado de idiomas e também oferece a possibilidade de o próprio aluno montar sua grade de ensino, conforme o seu nível de inglês.

Sobre a Greenwich

Escola especializada em ajudar os alunos para uma aprendizagem rápida e assertiva do inglês. Além das 20 horas/aula semanais, oferta mais 9 horas de grupos de estudo de gramática e conversação.

Sobre a Elsis

Além de um ambiente acolhedor, a Elsis tem como destaque a variedade de atividades adicionais como workshops. Também realiza treinamentos com foco no desenvolvimento profissional.

Sobre a International House

A International House (IH)é uma rede que possui mais de 150 escolas em 50 países ao redor do mundo. É especializada no ensino do inglês para estudantes e novos professores. A instituição preza por um ambiente tranquilo, propício para o estudo.

Sobre a Ability

Oferta diversos cursos com um sistema de aprendizagem (PRON Method), que consiste no trabalho de pronunciação, repetição, correção oral e exercício da rede neural, respectivamente.

Aproveite e veja mais: 23 melhores escolas para estudar inglês na Austrália

Mercado de trabalho: eventos e hospitalidade são os pontos fortes

Mercado de trabalho em Melbourne é aquecido para brasileiros!

O setor de hospitalidade (cafés, pubs, hoteis, restaurantes) é uma das áreas que mais emprega brasileiros em Melbourne. As ocupações, porém, vão depender muito do seu nível de inglês. Confira algumas das atividades mais desempenhadas em Melbourne por brasileiros:

  • Lavador de pratos;
  • Garçom;
  • Barista;
  • Limpeza de hotel;
  • Ajudante de cozinha.

Confira: Como estudar e trabalhar na Austrália

A construção civil é outra área que você poderá trabalhar se não tiver medo de trabalho pesado. Aliás, você sabia que um pedreiro pode ganhar consideravelmente bem na Austrália?

Outra possibilidade na cidade são os eventos onde você pode trabalhar como garçom ou atendente temporário. Australia Open, Fórmula 1 e Melbourne Cup são apenas alguns exemplos dos grandes encontros que a cidade sedia.

Mas tem mais!

Se você é daqueles apaixonados por cozinha, saiba que está prestes a viajar para uma das capitais mundiais da gastronomia.

Sim. Além de contar com renomados cursos de formação, Melbourne oferece um mercado de trabalho em ascensão na área. O mais legal é que você pode começar debaixo: como auxiliar de cozinha e assim que for adquirindo experiência e formação, poderá consolidar sua carreira como chef de cozinha.

Quer saber mais? Leia o artigo: Trabalhar com gastronomia na Austrália: por que é uma boa opção

Suporte para você encontrar emprego

A IP Austrália realiza seminários de preparação de currículos e entrevista de empregos. Assim que aterrissar em Melbourne, você será contatado para participar desse encontro que também funciona como uma espécie de integração. Não esqueça de tirar todas as suas dúvidas e absorver, ao máximo, as lições aprendidas no encontro.

É claro que nada cai do céu e que você vai precisar procurar a vaga. O lado bom é que a nossa equipe de suporte em Melbourne estará preparada para mostrar os caminhos e auxiliar você nos primeiros passos lá fora. =)

Dica de ouro: Se você deseja encontrar um emprego mais rápido, experimente procurar uma ocupação no subúrbio de Melbourne. Aproveite que o transporte público é de qualidade e abra-se para outras regiões que não sejam só as centrais. É menos concorrência e ainda uma  oportunidade de conhecer outra faceta da cidade, que também é muito segura e organizada.

6 Coisas que você precisa saber antes de ir para Melbourne na Austrália

  1. Além de sediar eventos esportivos, Melbourne também conta com uma programação que envolve festivais de comédia e de música, como  Melbourne International Flower & Garden Show e o Melbourne Music Week. Vai por nós, sempre estará rolando um bom evento por lá.
  2. Não é Las Vegas, mas tem cassino (e dos grandes) em Melbourne. Ele fica na região Crown Entertainment Complex, em Southbank,  que inclui o maior cassino da Austrália.
  3. Acredite, perto de Melbourne há um interior montanhoso onde neva no inverno e estações de esqui e snowboardings ficam repletas de turistas.
  4. Lembra quando falamos que a cidade abriga o segundo maior centro financeiro da Austrália? Pois agora está virando polo de startups do país também.
  5. A Bells Beach é considerada a praia dos surfistas. Se você quer, literalmente, entrar nessa onda, não deixe de visitar esse lugar incrível e se deixar levar pelas bênçãos de Jah!
  6. Composto por metrô, ônibus e bonde, o transporte público de Melbourne é simplesmente impecável (e pontual). Na cidade ainda existe o City Circle, serviço gratuito de bondes que oferece um passeio histórico pelo centro da cidade. Bicicletas para aluguel também distribuídas em praticamente todos os pontos da cidade também são uma ótima pedida caso a sua lei lá fora seja sempre: economia. Aliás, andar de bike em Melbourne é realmente um barato! Além de sentir  a vibração da cidade, a estrutura de ciclovias e o respeito dos motoristas com os ciclistas são exemplares.

Partiu Intercâmbio em Melbourne?

Cosmopolita e multicultural, sem deixar de ser aconchegante. Ah, Melbourne… Se pudéssemos ficaríamos horas e horas falando sobre essa cidade tão especial.

Mas agora chegou a hora de colocar em prática aquela vontade que começou a brotar nesse coraçãozinho.

Que tal conversar com um de nossos consultores em intercâmbio e solicitar um orçamento personalizado para seu intercâmbio em Melbourne?

É super prático e eles atendem pelo WhatsApp.

Não deixe essa oportunidade escapar e invista nessa que poderá ser uma das melhores experiências da sua vida. Lembre-se sempre: Um intercâmbio muda tudo. E um intercâmbio em Melbourne, muda para melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]