intercambio canada 1 mes

Intercâmbio Canadá 1 mês: vale investir ou não?

Sabe aqueles 30 dias de férias que todo mundo conta as horas para chegar? E se você transformar esse período de descanso em aprendizado? O intercâmbio no Canadá de 1 mês tem sido a opção de muitos brasileiros que buscam dar aquele up no idioma e querem incrementar sua bagagem cultural.

Por ser relativamente próximo do Brasil e possuir alta qualidade de ensino, o Canadá recebe brasileiros focados em tirar o máximo de proveito em pouco tempo.

É por isso que se você acha que fazer um intercâmbio de 1 mês no Canadá é pouco, nós viemos analisar para provar o contrário (ou não).

Mas se você considera que este é o diferencial que faltava no seu currículo, nós vamos analisar as possibilidades disponíveis para você fazer desta uma das melhores experiências da sua vida.

O que você vai ver neste post:

Tipos de cursos para 1 mês no Canadá

tipos de curso canadá 1 mês
O Canadá possibilita intercâmbio de 1 mês para diferentes tipos de perfis e faixas etárias.

General English

Não tem jeito. O curso de General English (inglês geral) é aquele que todos amam/querem. Independente de qual for o seu nível no idioma, é possível, sim, fazer valer cada centavo de investimento e aprender muito!

Nesse tipo de intercâmbio, você terá a oportunidade de aprimorar seu inglês com professores nativos e, de quebra, fazer amizades internacionais para a vida toda.

É importante ressaltar que as escolas canadenses são muito cuidadosas na hora de alinhar você em uma turma. Isso envolve não só o nivelamento de conhecimento, mas  mescla de nacionalidades.

Essa característica confere um ganho e tanto para a sua experiência de 1 mês no Canadá, já que será possível conviver com intercambistas de todas as partes do mundo, além de conhecer culturas totalmente diferentes.

OBS: Como o tempo é curto, procure aproveitar ao máximo as lições aprendidas na escola. Mesmo que você tenha aquela vontade imensa de desbravar cada canto da cidade, tente fazer valer o período que estiver em sala de aula.

OBS 2: Outra dica matadora para fazer seu inglês subir de nível é participar das atividades extras propostas pela escola. Clubes de conversação e excursões são uma ótima oportunidade para você soltar a língua e perder, de uma vez por todas, o medo de falar inglês.

Business English

Quer se tornar um executivo internacional? Então dê o primeiro passo e aprenda a se comunicar nesse universo! O curso de Business English (inglês para negócios) no Canadá é indicado para os intercambistas que almejam crescer no ambiente corporativo e procuram estar por dentro de todas as expressões utilizadas nesse meio.

Nas aulas, os alunos são desafiados a vivenciar situações do mercado de trabalho e ainda têm a oportunidade de expandir seu networking. É porque executivos de todo o mundo também buscam o curso de Business English no Canadá para dar aquele ganho no currículo.

Já pensou quanto aprendizado vai ser compartilhado em sala de aula?

Além do inglês, você vai voltar para o Brasil cheio de inspiração.

Academic English

Se você tem pretensões de fazer carreira na universidade, o Academic English (inglês acadêmico) pode ser um curso que vai ao encontro dos seus objetivos.

Ao longo desse um mês de aula, você vai desenvolver habilidades como escrita, leitura e compreensão oral voltadas para o universo acadêmico. Esse curso é indicado para estudantes que queiram participar de processos seletivos de graduação, mestrado ou doutorado.

General French

Um dos grandes diferenciais do Canadá é que, além do inglês, o intercambista também pode estudar francês.

Como apresenta uma encantadora região colonizada por franceses, o país possibilita que o intercambista aprenda o idioma em cidades como Montreal ou Quebec City.

A metodologia desses cursos também é baseada no ensino com professores nativos que buscam levar o aprendizado para além da sala de aula. Excursões, passeios pela cidade e atividades extra-classes estão no escopo de ensino dessas instituições.

Outro ponto a ser destacado é o charme das cidades que possuem o francês como língua nativa. Não tem jeito, você vai se apaixonar!

Cursos de proficiência

Os cursos preparatórios para proficiência (inglês ou francês) são indicados para quem está em busca de certificações que comprovem internacionalmente o nível no idioma.

As aulas são orientadas conforme a metodologia desses testes e preparam o aluno para que executem a prova com confiança. Isso porque ao fazer esse curso preparatório no Canadá, o intercambista passa a dominar o conteúdo exigido pelo exame.

Alguns exemplos de cursos de proficiência são TOEFL, IELTS, Cambridge, TESOL e TOEIC. Obter uma boa nota nessas provas, aliás, aumenta as chances de você estudar em universidades, dar aula nessas instituições ou mesmo conseguir uma vaga de emprego na área de atuação.

Veja também: IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge: o Guia completo

Hoje muitas multinacionais ao redor do mundo exigem como pré-requisito um desempenho satisfatório no teste de proficiência. Mãos à massa? Quer dizer, ao estudo? =)

OBS: O intercambista que estuda inglês ou francês no Canadá não pode trabalhar. Ele só poderá desempenhar algum tipo de estágio na área de estudo se ingressar  no programa Co-op.

Summer e Winter Camps

Aí está uma ótima oportunidade para os jovens entre 13 e 17 anos aproveitarem as férias, aprimorarem o inglês e ainda se aventurarem em diversas atividades pelas cidades do Canadá.

O programa de Summer e Winter Camps permite que os intercambistas participem de excursões, dinâmicas de grupo e muitas outras atividades que tem como premissa básica a interação.

É colocar a garotada para se desafiar em um ambiente multicultural, cheio de desafios e superações.

Melhores cidades para uma experiência de 1 mês no Canadá

cidades canada vancouver
Vancouver é uma das opções mais recomendadas

Impossível falar de intercâmbio no Canadá e não lembrar de Toronto e Vancouver.

Ambas as cidades são as mais procuradas por estudantes internacionais em razão da oferta de escolas e das infinitas programações, estilo de vida e pontos turísticos.

Mas que tal conhecer um pouquinho de cada uma delas e decidir, de vez, qual cidade você vai fazer seu intercâmbio?

DICA: A Information Planet possui agências e equipes de student services em Toronto e Vancouver. Suporte no Canadá, portanto, é um detalhe que não irá faltar durante o seu intercâmbio. =)

Toronto: urbana e acelerada

Com mais de 5 milhões de habitantes, Toronto é a mais populosa cidade do Canadá. Também chamado de caldeirão cultural é o território onde você encontrará pessoas de todo o mundo em cada esquina.

O mais legal disso tudo é que essa convivência por lá é extremamente harmoniosa. Moradores locais interagem com estrangeiros e estrangeiros fazem questão de conhecer a cultura local, tornando o acolhimento aos que vem de fora um processo natural.

Todos sentem-se em casa e é justamente esse “abraço” que torna a cidade tão plural e convidativa aos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio de 1 mês no Canadá.

Aliás, apenas a título de curiosidade, Toronto, hoje, possui mais de 80 grupos étnicos. Bacana, né?

Ah, e antes que você pergunte, nós já adiantamos:

Tem muita coisa para fazer no tempo livre.

Restaurantes, casas noturnas, programações culturais, tardes no parque e visita à clássica CN Tower (553 metros) são atividades que você poderá fazer durante o seu intercâmbio.

E se você quiser conhecer uma estrutura totalmente diferente com o que nós, brasileiros, estamos acostumados, não deixe de ir ao impressionante PATH, um centro subterrâneo com estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas. É uma cidade no subsolo!

Vancouver, multicultural e amante da natureza

Ao passo em que Toronto possui uma pegada mais urbana, Vancouver apresenta-se como uma cidade mais “good vibes”.

As paisagens de tirar o fôlego, as praias e a pegada cinematográfica (sempre tem cineastas filmando por lá) concedem a Vancouver esse estilo mais descolado.

A cidade também conta muitos estrangeiros, tanto que intercambistas relatam: difícil mesmo é encontrar canadense por lá.

Já deu para perceber que a multiculturalidade é uma marca do Canadá, não é mesmo?

Se você é daqueles que gosta de conhecer lugares diferentes, aproveite que Vancouver fica pertinho de Whistler e conheça uma das cidades mais encantadoras do Canadá. Montanhas costeiras, esqui, lagos cristalinos e construções charmosas, integram esse universo à parte chamado Whistler.

Mas voltando a Vancouver, se você é daqueles que odeia, com todas as forças, o inverno, aproveite que a cidade não é assim, tão fria, quanto Toronto ou outras cidades do Canadá.

Enquanto em Toronto, as mínimas são negativas, em Vancouver os termômetros não passam do zero grau. Acostume-se, porém, com a chuva. A instabilidade pode chegar a qualquer momento, mas assim como vem, também vai embora! Aliás, se você já quiser chegar ambientado, saiba Vancouver também é conhecido de Raincouver, de tanto que chove. =)

Já no tempo livre, aproveite as inúmeras atrações outdoor! Vancouver é rua, é parque, é praia, é verde, é feirinha e um ótimo lugar para você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio de 1 mês.

Independente de qual cidade você escolher fazer seu intercâmbio, tenha certeza de que todas serão organizadas, pontuais e oferecerão uma estrutura de primeira em todos os sentidos: transporte público, espaços ao ar livre, atendimento e limpeza.

Veja mais em: 7 melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio

Como fazer um intercâmbio de 1 mês no Canadá?

como fazer intercâmbio de 1 mês no Canadá

Não tem mistério. O primeiro passo é você procurar uma agência de intercâmbio confiável e tirar todas as suas dúvidas sobre a viagem.

Questões como acomodação, tipo de curso, passagem aérea, cidade e translado podem ser alinhadas com o consultor. Outro detalhe bem importante é a emissão do visto para o Canadá.  Como o tempo é curto, você deve optar pelo visto de turista, opção menos burocrática que permite a estada de até três meses no país.

Não esqueça de dar entrada no processo do visto, pelo menos, 2 meses antes do seu embarque.

Leia também: passo a passo: como fazer um intercâmbio no Canadá

Vale a pena ficar só 1 mês no Canadá?

O intercâmbio de 1 mês no Canadá vale a pena porque a intensidade é você quem faz.

Além de aprimorar o idioma e perder o medo de falar inglês, você vai conviver com pessoas de todo o mundo, fazer amizades, se abrir para o novo, enfim, se desafiar.

Mesmo que sejam só 30 dias, pense que o tempo curto te obriga a aproveitar as coisas com mais vivacidade.

Então, se for para dar um conselho, sugerimos que você coloque essa pergunta na sua conta.

“Vale a pena ficar só 1 mês no Canadá?”

E responda para si:

“Vale porque vou conhecer lugares, vou fazer amizades internacionais, vou estudar um segundo idioma… vou me desafiar e fazer acontecer!”

Simples assim.

Para você ter uma ideia de como passar 1 mês no Canadá pode ser incrível e ainda vir acompanhado de muito autoconhecimento, espia só depoimento da intercambista Gabriela Leite.

Partiu férias + aprendizado no Canadá?

Independente do tempo determinado ou da cidade escolhida, fazer um intercâmbio significa crescer como pessoa e profissional.

Aproveite que você não precisa “largar” a sua vida aqui no Brasil para fazer um intercâmbio de 1 mês no Canadá e tire esse sonho do papel.

Contate um de nossos especialistas em intercâmbio no Canadá e comece a planejar a sua viagem.

Nós garantimos: não haverá arrependimentos.

Pelo contrário, só vontade de voltar e viver tudo de novo.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]