custo de vida na Nova Zelandia

Custo de vida na Nova Zelândia: Calcule seus gastos no destino

O que você sabe sobre o custo de vida na Nova Zelândia? Muito pouco, quase nada?

Fique tranquilo, pois você está prestes a ver uma análise completa dos gastos no destino.

Entenda abaixo quanto é o custo de vida na Nova Zelândia, como economizar no país e algumas dicas que você precisa saber ANTES de ir para não passar um perrengue.

Antes, preste atenção nessas três questões super importantes para entender a realidade de morar na Nova Zelândia:

  1. Se comparado ao Brasil, o custo de vida na Nova Zelândia será sim, mais caro, afinal é um país de primeiro mundo onde praticamente TUDO funciona;
  2. Pode ser até mais caro, mas o governo permite que intercambistas trabalhem por lá. Ou seja, se você estiver disposto a topar o desafio, vai receber em dólar neozelandês e gastar em dólar neozelandês, o que dará a sensação de que as coisas não são, assim, tão custosas.
  3. O salário mínimo na Nova Zelândia é justo: cerca de NZ$ 1,4 mil por mês.

O que você vai ver neste artigo:

Qual é o custo de vida na Nova Zelândia?

O custo de vida na Nova Zelândia varia de NZ$ 1,8 mil (perfil mais econômico) a NZ$ 2,5 mil (perfil mais “consumista”).

Mas qual é a diferença?

O perfil mais econômico é aquele que cozinha em casa, opta sempre em utilizar o transporte público (ou bicicleta) e divide apartamento ou até quarto enquanto estuda e trabalha na Nova Zelândia.

Já o perfil de intercambista mais consumista acaba almoçando fora, gasta mais com atividades de lazer e nem sempre escolhe a forma de locomoção mais barata.

Como já deu para perceber, a diferença entre os dois perfis é grande, né?

Se você optar pelo perfil econômico poderá ter uma economia de quase 40% ao mês!

OBS: Os gastos listados abaixo foram montados com estudantes brasileiros que, neste momento, vivem a experiência do intercâmbio na Nova Zelândia.

Moradia na Nova Zelândia

Optar por bairros mais afastados e dividir a acomodação são boas dicas para fazer os custos de moradia caírem pela metade.

Trata-se de um dos pontos em que mais você vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade da Nova Zelândia que você escolher e região onde vai morar.

Na Nova Zelândia a acomodação modalidade quarto single, por exemplo, seja em casa de família, seja casa de estudante é de aproximadamente NZ$ 1.000,00 por mês.

Alimentação

prato típico neozelandês
Se quer economizar neste quesito, adote o hábito de cozinhar sua própria comida em casa. Faz uma GRANDE diferença no fim do mês.

Lembra quando falamos que é muito importante adotar a prática de cozinhar em casa e levar o seu almoço/janta para a escola ou trabalho? É porque os gastos com alimentação podem aumentar – se não dobrar – se você escolher se alimentar em restaurantes.

A média de gastos se você cozinhar em casa será de aproximadamente NZ$ 400,00 mensais.

Listinha do supermercado:

Montamos abaixo uma “cesta de sobrevivência” para o intercambista na Nova Zelândia. Os preços foram pesquisados na Countdown, rede de supermercados presente nas principais cidades do país:

  • Caixa de leite (1 litro): NZ$ 2,30
  • Pão de forma (pacote): NZ$ 3,00
  • Arroz (pacote): NZ$ 2,70
  • Feijão (enlatado): NZ$ 2,19
  • Peito de frango (quilo): NZ$ 12,00
  • Ovo (dúzia): NZ$ 4,30
  • Banana (cacho): NZ$ 2,99
  • Suco de laranja: NZ$ 3,50
  • Molho de tomate: NZ$ 3,69
  • Queijo mussarela (pacote com 200 gramas): NZ$ 5,00
  • Presunto (pacote com 200 gramas): NZ$ 2,80]
  • Atum: NZ$ 1,20
  • Macarrão (pacote): NZ$ 1,70
  • Wafer: NZ$ 1,00

Transporte

A passagem de ônibus/trem/metrô é de NZ$ 2,00. Considerando que você terá que ir e voltar  de segunda a sexta-feira, o valor é de aproximadamente NZ$ 80,00.

Mas bóra contar o seu rolê de final de semana também?

Aproximadamente: NZ$ 100,00 por mês.

Contas principais

A conta de luz vai variar de NZ$ 50,00 a NZ$ 70,00 no verão por mês e de NZ$ 100 a NZ$ 150 no inverno.

Já a conta de telefone com plano de internet é de aproximadamente NZ$ 30,00 mensais.

Extras

Aí está um cálculo muito, mas muito relativo.

Isso porque, mais uma vez, a média de gastos para questões extras como lazer vai variar muito do perfil do intercambista.

Nossa dica, nesse quesito, é optar pelo equilíbrio.

Não adianta fazer um intercâmbio na Nova Zelândia e ir da escola para o trabalho e do trabalho para casa.

Diversão é importante sim.

Só não dá para perder a linha e gastar toda a sua grana só em pubs porque aí, sim, o custo de vida vai ficar bem inacessível.

Que tal estipular uma média de NZ$ 200,00 semanais para seus gastos extras? Aí você junta nesse combo eventuais visitas a museus e galerias, tickets para shows e, claro, aquela cervejinha de fim de semana. Justo, né?

OBS: Se você não cuidar, poderá gastar até NZ$ 500,00 mensais.

Como economizar na Nova Zelândia

como economizar na nova zelândia
Confira um compilado de dicas de intercambistas para economizar com o custo de vida na Nova Zelândia.

Há inúmeras maneiras de economizar na Nova Zelândia e a primeira delas é dividir a acomodação.

Como deu para perceber, o gasto mensal nesse quesito é bem salgadinho, mas se você não se importar, pode dividir o mesmo quarto em uma casa de estudante com mais duas ou três pessoas e reduzir significativamente os gastos com a estadia.

Outra forma de economizar é comprar uma bicicleta. Pense nisso! Se a sua casa não for tão distante da escola, você pode tranquilamente se deslocar de bike (o sistema de ciclovias funciona muito bem por lá) e economizar, pelo menos, NZ$ 100,00 mensais.

Já falamos sobre o macete de cozinhar em casa, mas não custa repetir, né? Organize o seu  almoço em uma lancheira ou marmita e leve a refeição para a escola. As instituições fornecem cozinha completa com geladeira e microondas, justamente porque a realidade de boa parte dos intercambistas é essa.

Outra dica super recomendada por quem já viajou é ficar atento aos sites de museus e galerias. A maioria desses espaços culturais oferece um dia da semana de entrada free ou meia entrada. 😉

Consigo me manter na Nova Zelândia trabalhando?

As possibilidades de ganho para aqueles que estão abertos a trabalhar em diferentes setores é uma das vantagens de fazer um intercâmbio na Nova Zelândia.

Se você não for daqueles que gasta o ordenado inteiro em uma noitada  e entende que é preciso economizar e ser consciente sobre aquilo que ganha, conseguirá sim arcar com o custo de vida na Nova Zelândia.

Independente do tipo de emprego que você conquistar lá fora é importante que embarque com um dinheiro reserva, até para fazer da viagem uma experiência mais intensa e sem tanta preocupação com grana, não é mesmo?

Aliás, lembre-se que quanto mais você aprimorar o seu nível de inglês e se esforçar no emprego, maiores serão as chances de receber um incremento no salário.

Veja também: Quais são os níveis de inglês? Explicação + Tipos de emprego para cada nível

Alguns de nossos intercambistas chegam a ganhar até NZ$ 2,4 mil, cerca de NZ$ 1 mil a mais do que o salário mínimo por lá.

Agora que você já tem uma ideia de custo de vida na Nova Zelândia, que tal começar a planejar o seu intercâmbio?

Se informe sobre a emissão do visto (que não é difícil de tirar), planeje com antecedência e tire todas as suas dúvidas antes de embarcar!

Aliás, se você ainda tem alguma questão, deixe nos comentários abaixo.

Teremos o maior prazer em ajudá-lo a dar esse passo tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]