Já imaginou como deve ser estudar em um país multicultural com altos índices de excelência em educação? Parou para mensurar tamanho o ganho profissional que é cursar um College no Canadá e dividir a sala de aula com pessoas do mundo todo?

Se você busca um tipo de formação mais focada na prática e na solução de problemas que condizem à realidade do mercado de trabalho, você está no caminho certo.

Os colleges são a oportunidade para dar aquele “boom” na carreira e, de quebra, construir relações que vão repercutir pelo resto da sua vida profissional.

Ficou curioso? Vem que a Information Planet vai explicar tudo com esse guia completo sobre College no Canadá para brasileiros: tipos, requisitos, como fazer e preços dos cursos profissionalizantes:

O que é um College?

o que é college
Aula de Hospitality e Culinary Arts na George Brown College

No Canadá, diferente da maioria das universidades que ofertam uma formação estritamente teórica, os colleges  são cursos mais técnicos voltados para o mercado de trabalho.

Com duração que se estende entre um e três anos, a formação estimula o intercambista a “colocar a mão na massa” e entender, na prática, as singularidades do mundo corporativo.

Ou seja:

Não tem essa de ficar só na passividade. Durante as aulas, você será incentivado a estruturar projetos e pensar soluções que atendam às demandas da sua área de atuação.

É justamente por apresentar essa pegada prática orientada para a carreira que os cursos têm sido cada vez mais procurados por brasileiros. Isso acontece porque as grandes empresas estão em busca de profissionais com experiência e que estejam antenados aos anseios do mercado.

Tipos de programas oferecidos nos Colleges

  • Cursos profissionalizantes (certificados / diplomas)

Não tem formação universitária e quer estudar fora? Os cursos profissionalizantes no Canadá são a melhor opção!

Ofertadas em diferentes níveis, essas formações têm como princípio deixar o aluno pronto para “colocar a mão na massa”. É justamente por conta dessa metodologia que  as empresas estabelecem relações diretas com os cursos, já que estão de olho nos bons profissionais que dali sairão.

Portanto, se você tem como ambição trabalhar no Canadá após concluir o curso, já fique sabendo que as chances são bem expressivas. Só não ache que a vaga cai do céu. Esforço é imprescindível, independente de qual for o processo de seleção.

Seja na modalidade certificado ou diploma, o curso profissionalizante com certeza terá um peso e tanto no seu currículo.

Importante salientar que as áreas de formação são inúmeras (inúmeras mesmo!). Comunicação, negócios, esporte, saúde, design e a lista está  só começando…

Além dos Certificados e Diplomas, os colleges também oferecem educação nos níveis:

  • Graduação

  • Pós-graduação

Veja também: Visto para o Canadá: Tipos, Requisitos e Preços

Quanto custa um college no Canadá?

Os preços de um college no Canadá podem variar entre CAD$6.000 a CAD$15.000 por semestre. É claro que muito do valor vai depender da qualidade de ensino e estrutura da escola ofertada. Essa quantia deve ser desembolsada cerca de 3 meses antes das aulas começarem.

Por exemplo: se as aulas começam em setembro, o semestre deve estar pago aproximadamente em junho.

college canada preço

Como fazer um college (requisitos)?

Desconstrua a ideia de que é muito difícil fazer algum curso superior no Canadá.

Substitua esse pensamento por organização.

Isso mesmo!

Todos os pré-requisitos exigem que você seja uma pessoa organizada e não são, assim, um bicho de sete cabeças. Confere:

Capacidade financeira: como o valor deve ser pago adiantado, é importante que você comece a organizar suas economias desde cedo;

Histórico escolar ou acadêmico: se você não possui graduação, precisa solicitar o histórico e certificado de conclusão do ensino médio.  Se concluiu a graduação, será preciso encaminhar o histórico acadêmico com a universidade, além do diploma.

Nível de inglês:  é preciso, sim, comprovar um bom nível de inglês e, para isso, é necessário apresentar o certificado IELTS, que nada mais é do que o teste de proficiência. A maioria dos cursos em Colleges pede uma nota IELTS de 6.0 ou 6.5, porém essa exigência pode variar, dependendo do curso.

Se você prefere não fazer o IELTS, alguns Colleges oferecem provas internas para medir o nível do idioma do estudante. Quando disponível, essa prova é muito mais barata (e na maioria das vezes, mais fácil) do que o IELTS. Fica a dica!

Caso você não alcance o nível de inglês exigido (seja pela prova IELTS ou pelo teste interno do College) é possível fazer um “Pathway”, ou seja, um curso de Inglês que vai te colocar no nível exigido pelo College.

Concluído esse curso com êxito, você vai receber um certificado de conclusão. Esse documento, assim como o certificado IELTS, comprova que você tem o nível de Inglês exigido pelo College.

No fim das contas, o programa Pathway pode te ajudar a ser aceito no College sem a necessidade de apresentar uma nota alta na prova de proficiência de Inglês.

Por que fazer um college no Canadá?

college canada requisitos

Como já deu para perceber, fazer um college em cidades polo do Canadá como Toronto e Vancouver é uma oportunidade única para você evoluir como profissional e, claro, como pessoa, dividir a rotina com intercambistas de outras partes do mundo resulta em uma profunda evolução interna.

Veja também: 7 melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio

Mas para visualizar as vantagens, reunimos aqui quatro principais pontos que explicam porque vale a pena investir em um College no Canadá.

  • Experiência: é concluir a formação com enfoque prático e orientado para carreira;
  • Custo: colleges são mais baratos que universidades no Canadá;
  • Facilidade na universidade: se for do seu interesse, é possível ingressar em um bacharelado na universidade após a conclusão do college e solicitar o reaproveitamento das disciplinas (mediante análise da instituição). Há casos de estudantes que conquistam  2 diplomas em 4 anos.
  • Excelente porta de entrada para imigração: quer se mudar de vez para o Canadá? Encare o college como uma oportunidade para dar início ao processo de imigração.

Principais instituições para fazer College no Canadá

Os cursos College são fornecidos por instituições públicas, e também escolas privadas. A Information Planet possui parceria com várias das mais renomadas instituições de ensino públicas e privadas espalhadas pelas províncias do Canadá. Todas elas oferecem ótimo custo-benefício quando o assunto é qualidade de ensino x infraestrutura. Alguns exemplos de Colleges em Toronto e Vancouver são:

 

Principais dúvidas

Posso pagar o college por mês, como são feitos os pagamentos no Brasil?

Não. Como já citado aqui, as instituições de ensino superior canadenses pedem que o valor integral do período seja pago de forma antecipada. O aluno brasileiro deve estar preparado para pagar 100% do curso antes do semestre começar.  

Como faço para conseguir uma bolsa de estudos? É fácil?

A maioria das faculdades oferecem bolsas de estudo apenas para estudantes canadenses, logo essa tarefa fica mais complicada.

Posso trabalhar enquanto estudo?

Pode! Você pode trabalhar meio período (até 20 horas por semana) para complementar a renda. Os trabalhos são geralmente na área de serviços (restaurantes, lojas, cafeterias,etc), ocupações que ajudam (e muito) a custear os gastos lá fora. Vale lembrar que nas férias, a renda pode dobrar, já que o estudante pode trabalhar até 40 horas semanais.

Posso continuar no país após terminar meu curso de graduação no Canadá?

Sim! Para cursos em instituições públicas de ensino superior com duração maior que nove meses, você pode requerer um visto de trabalho. O tempo de permanência emitido pelo documento vai estar atrelado ao período do curso. Veja os exemplos:

  • Curso 8 meses: visto 8 meses;
  • Curso 2 anos: visto 2 de ou possivelmente 3 anos (vai depender da Imigração canadense);
  • Curso 3 anos: visto 3 anos.

Existe opção de estágio profissional enquanto estudo?

Algumas instituições oferecem estágio profissional, chamado de Co-op, programa que pode ser remunerado ou não, dependendo do empregador. Em cursos de três anos, é possível fazer o estágio já a partir do terceiro semestre.  

Posso transferir minha faculdade do Brasil para o um College no Canadá?

Depende. Para cursos com nível rígido de regulamentação, como medicina, direito e engenharia civil não existe essa possibilidade. Todavia, áreas mais abrangentes como administração, TI e design podem ser aceitos.

O processo, porém, é complexo e demorado. É necessário ter o histórico escolar cursado no Brasil, com a descrição detalhada dos tópicos aprendidos em cada matéria.

Posteriormente, essa documentação fornecida pela instituição brasileira será analisada pela faculdade canadense que fica responsável por definir quais disciplinas podem ser aproveitadas ou não.

Quando começa o ano letivo?

Via de regra as aulas começam em setembro, quando inicia o ano letivo no Canadá. Cursos mais populares podem ter datas de início adicionais, geralmente em janeiro e/ou maio.

Existe algum outro pré requisito além do inglês para entrar em um College no Canadá?

Baste ter o Ensino Médio completo, caso o seu curso não exija formação universitária. Dependendo da faculdade e do curso escolhido, é necessário ainda comprovar boas notas em matérias específicas. Caso o seu curso seja pós-graduação, é preciso apresentar histórico acadêmico e diploma. Algumas instituições exigem portfólio de trabalhos na área.

Quanto tempo demora entre o planejamento até o começo das aulas?

O ideal é que você comece seu planejamento entre 6 e 8 meses de antecedência, levando em consideração que a maioria dos cursos têm início em setembro. Caso o seu inglês ainda não seja avançado, reserve mais alguns meses de preparação.

Posso ir com a minha família?

Pode! Além de o estudante poder trabalhar pelo período de 20 horas, o seu companheira(o) pode trabalhar em um regime de 40 horas, ou seja, full time. Se você tem filhos e está matriculado em um curso de 2 anos ou mais, pode matricular os pequenos em creches públicas.

Como as vagas nessas instituições são bem concorridas,, fique ligado nos programas que as próprias faculdades oferecem para os pequenos enquanto você estuda. As mensalidades são bem menores se comparadas às creches privadas.

E aí, se interessou?  

Que tal dar esse passo e começar a planejar uma das maiores guinadas da sua vida pessoal e profissional?

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e não hesite em agendar um papo com com nossos especialistas em intercâmbio no Canadá!

guia do intercambio canada