como fazer faculdade no canada

Como Fazer Faculdade no Canadá: Dúvidas Frequentes

Como fazer faculdade no Canadá é uma pergunta um tanto recorrente entre estudantes ávidos por garantir sucesso na carreira profissional.

Mas com tantas opções de programas no país, por onde começar?

Neste post vamos esclarecer todos os pontos para que você saiba como fazer faculdade no Canadá e aproveite, de uma vez por todas, o alto nível de ensino do país.

1) Como funciona a faculdade no Canadá?

Há dois caminhos para você fazer uma graduação no Canadá.
Escolher a University, instituição onde você poderá optar por cursos mais acadêmicos e teóricos. Trata-se da opção ideal caso a sua intenção seja seguir carreira acadêmica, publicar artigos e se tornar, de fato, um pesquisador de mão cheia.

A segunda opção é escolher um College, opção que agrada mais o estudante que deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Equivalente a uma faculdade no Brasil, essa formação no Canadá funciona como curso profissionalizante e abre as portas para a carreira desde cedo. Se você se esforçar, é claro.  

Independente de qual tipo de curso você escolher, as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira em turno único ou integral – aí depende da grade curricular de cada universidade.  As aulas  geralmente têm início em setembro, que é o início do ano letivo no Canadá.

As áreas mais procuradas para fazer graduação no Canadá são:
• Contabilidade
• Marketing
• Design
• Business
• Finanças
• Tecnologia de Informação

OBS: cursos voltados à saúde podem ser mais delicados, pois algumas universidades canadenses exigem experiência na área, nível de inglês expressivo e custo um pouco mais elevado. 

2) Preciso fazer o teste de proficiência em inglês?

Sim, para ingressar em qualquer college ou universidade canadense você é obrigado a comprovar um nível mínimo de inglês. Para isso, precisa fazer os testes de proficiência  IELTS Academic ou TOEFL iBT.

Trata-se da maneira que as instituições de ensino têm de avaliar se você terá condições de compreender as aulas em inglês. Por isso exigem uma nota mínima.

A prova do IELTS, por exemplo, é dividida em 4 seções: Speaking e Listening, Reading, Writing.

O Speaking é feito cara a cara com o avaliador que vai observar quais são as suas condições de comunicabilidade na língua inglesa. Esse bate-papo dura, no máximo, 15 minutos.

O ponto positivo dessa prova é que você pode escolher onde fazer. Basta acessar esse endereço e definir a cidade e o local. A Information Planet ajuda você a realizar o agendamento. 😉

Mas se você não alcançar a nota mínima ou ainda não se achar preparado para se habilitar ao teste, é possível fazer uma preparação específica lá mesmo, no Canadá.  Trata-se do “Pathway”, um curso de Inglês que vai te colocar no nível exigido pela instituição.

Como assim?

É que se você concluir esse programa com êxito, vai receber um certificado de conclusão que basicamente substitui o IELTS.

Resumindo: Se você já considera o seu nível de inglês avançado, se aplique direto para o IELTS Academic ou TOEFL. Caso não seja o seu caso, invista no programa Pathway.

3) Quais são os requisitos para fazer faculdade no Canadá?

Há três requisitos básicos que devem ser preenchidos por quem deseja fazer faculdade no Canadá.

O primeiro e já mencionado é o nível de inglês. Sem obter a aprovação no teste de proficiência, suas chances de entrar no College ou na University são praticamente nulas.  

A segunda etapa é reunir a documentação do seu histórico escolar. Isso não significa que as instituições vão exigir que você tenha sido o melhor aluno durante o ensino fundamental e médio. Trata-se de uma forma de verificar se você foi um aluno comprometido.

O último requisito e talvez o que exija mais tempo de planejamento é a questão financeira. Para cursar uma graduação no Canadá, as faculdades solicitam o pagamento do 1° semestre adiantado.

Na hora de aplicar para o visto, porém, o consulado exige que você comprove a quantia total do primeiro ano de curso + custos com moradia ou alimentação (entenda no quadro abaixo). Esse valor, que pode ser comprovado por você ou por algum familiar via extrato bancário, gira em torno de R$ 80 mil.

Entenda como esse valor é calculado:

CAD$ 10.000,00 (moradia e alimentação para uma pessoa)
CAD$ 16.000,00 (exemplo de anuidade 1° ano de curso)
TOTAL: CAD$ 26.000,00

Você também pode verificar os detalhes dessas comprovações financeiras aqui

4) Posso aliar estudo e trabalho ao estudar em uma universidade do Canadá?

Sim!

Diferente da situação de um intercambista que vai estudar somente o inglês, o estudante que vai para cursar ensino superior tem, sim, direito a trabalhar. O interessante é que o trabalho pode ser dentro ou fora do campus. Ou seja: o intercambista pode trabalhar onde quiser (se conseguir a vaga, claro).

A única regra é que não ultrapasse de 20 horas por semana, até porque se for mais que isso, não há condições de se dedicar para a faculdade. Nas férias, a carga horária muda: são 40 horas por semana.

Alguém falou dinheiro extra?

Essa permissão para trabalhar é um detalhe bem importante, já que os acadêmicos poderão abater os custos de sua rotina lá fora.  Os trabalhos iniciais geralmente estão ligados à área de serviços, como atendimento e restaurantes, pubs e cafeterias e o salário médio é de CAD$ 12,00 a hora.

Leia também: 12 curiosidades do Canadá que ninguém te contou até hoje

5) Principais custos

estudar no canada universidades

  • Valor do curso

Estudar em uma faculdade no Canadá requer planejamento financeiro.  Por semestre, o custo médio de uma faculdade no Canadá chega a CAD$ 8 mil. Por ano, portanto, o valor a ser comprovado é de aproximadamente CAD$ 16 mil.

Gastos fixos

Como já citamos acima, a imigração canadense solicita uma comprovação mínima por ano, a qual pode ser conferida aqui. A IP não recomenda, porém, que o estudante comprove condições financeiras exatamente no valor pedido pelo consulado. Isso é para garantir que você terá uma certa “folga” financeira em caso de imprevistos.

O ideal, para que você consiga manter uma vida tranquila e garanta a aprovação dos vistos, é calcular CAD$ 1.200 por mês por pessoa + o valor do 1° ano do curso. Esse valor se refere à média mensal que será gasta entre moradia, contas básicas e alimentação nas principais – e mais cobiçadas – cidades como Toronto e Vancouver.

Veja um exemplo real:

Um estudante vai para o Canadá cursar um Diploma em Business Management no renomado Humber College com o custo CAD$ 15.262,00 por ano.

Neste caso, o valor recomendado a se comprovar para o visto é:

Curso: CAD$ 15.262,00
Moradia e alimentação: CAD$ 14.400,00 (1.200 por mês)
Total: CAD$ 29,662,00

6) Melhores Universidades do Canadá

Para você já ir sentindo o gostinho, a Information Planet reuniu as melhores universidades e faculdades em Toronto e Vancouver. Confira:

Humber College

humber college

Localizada em Toronto, a Humber College é reconhecida por sua excelência em educação. Com mais de 160 programas entre diploma, bacharelado e pós-graduação, a instituição abraça estudantes de mais de 130 países e enfatiza o aprendizado prático voltado para o mercado de trabalho. A faculdade possui três modernos campi na grande Toronto e apresenta em seu know how de ofertas oito escolas acadêmicas. São elas:

  • Escola de Tecnologia Aplicada;
  • Escola de Negócios;
  • Escola de Artes Criativas e Performáticas;
  • Escola de Ciências da Saúde;
  • Escola de Hospitalidade, Recreação e Turismo;
  • Escola de Artes Liberais e Ciências;
  • Escola de Estudos de Mídia e Tecnologia da Informação;
  • Escola de Serviços Sociais e Comunitários .

George Brown College

george brown college

Uma das mais respeitadas faculdades de Toronto, a George Brown College é conhecida por conectar seus estudantes a grandes empregadores por meio de palestras e workshops de profissionais que já atuam no mercado de trabalho.  A instituição também investe na metodologia “aprender fazendo”, sistema que permite que os alunos desenvolvam suas habilidades em laboratórios baseados em locais de trabalho reais.  Outro diferencial da instituição é a extensa lista de prêmios que já recebeu. O mais recente foi o troféu ouro de excelência em Internacionalização pela organização Colleges and Institutes Canada (CICAN). Confira as áreas de estudo da George Brown College:

  • Artes, Design e Tecnologia da Informação;
  • Serviços Comunitários e Educação Infantil;
  • Ciências da Saúde;
  • Hospitalidade, Artes e Culinária;
  • Construção e Tecnologia de Engenharias;
  • Negócios.

Douglas College

douglas college

Situada no coração de Vancouver, a Douglas College une a teoria da universidade com a prática do mercado de trabalho. Se você busca atenção especializada, a instituição é a opção ideal, já que as aulas são lecionadas para turmas pequenas por uma equipe de professores dedicada a criar conexão entre a pesquisa e a prática.

Não bastasse isso, a Douglas College ainda conta com o  Centro de Carreiras, espaço que ajuda os estudantes a encontrar empregos e a desenvolver suas habilidades para o mercado.  Confira os programas de estudo disponíveis na escola:

  • Criança, Família e Estudos Comunitários;
  • Comércio e Administração de Empresas;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Linguagem, Literatura e Artes Cênicas;
  • Tecnologia Científica.

7) Dúvidas frequentes

Sabemos que muitas dúvidas surgem na hora de pesquisar como fazer faculdade no Canadá. Veja aqui as principais e, se ainda ainda faltar alguma questão, comente no fim deste post.

Posso pagar a faculdade por mês, como é no Brasil?

Não. As  instituições canadenses exigem o pagamento total do semestre. Como o valor é alto,uma alternativa muito utilizada pelos estudantes é financiar a quantia com o seu banco de confiança aqui no Brasil.

Ou seja, você não irá pagar as mensalidades para a universidade ou college, mas para a instituição financeira que oferecer as melhores condições. Vale lembrar que os bancos canadenses não oferecem empréstimos a estudantes estrangeiros.  

Como fazer faculdade no Canadá e conseguir uma bolsa de estudos?

As faculdades oferecem bolsas para estudantes internacionais, porém elas também são disputadas com intercambistas de todas as partes do mundo. Na maioria das vezes, as instituições só permitem aplicar para bolsa após o 1° semestre para valer no 2° semestre. Ou seja: você já precisa estar matriculado e estudando na instituição para tentar esse benefício.

O estudante pode trabalhar durante o curso?

Sim, mas somente se o estudante tem um study permit válido para um curso de carga horária full time, que seja nos níveis Diploma (ou Advanced Diploma), Bacharelado, Pós-Graduação (Graduate Certificate), Mestrado ou Doutorado com pelo menos 8 meses de duração.

Se o estudante estiver fazendo um Pathway (Inglês para fins acadêmicos), ele não é autorizado a trabalhar.

O curso tem que ser em uma Designated Learning Institution (DLI), o que se aplica para todos os colleges e universidades públicos e apenas alguns privados que concedam degrees de acordo com as leis provinciais (Bachelors, Masters, Doctorate).

Nesta página do site do Governo Canadense é possível verificar quais instituições são DLI ou não. Com já comentamos, a permissão de trabalho é part time (até 20h por semana) durante o curso e full time (até 40h por semana) durante breaks e férias.

O estudante pode aplicar para um visto de trabalho depois que se formar?

Sim. O Canadá concede uma permissão de trabalho para graduados de determinados cursos e instituições para que permaneçam no país e se insiram no mercado de trabalho. Essa autorização é chamada Post-Graduation Work Permit (PGWP), e pode ser aplicada apenas uma vez na vida.

O prazo dessa permissão de trabalho pode variar de oito meses até três anos, conforme a duração do curso concluído. Geralmente o PGWP se aplica a cursos como Diploma (ou Advanced Diploma), Bacharelado, Pós-Graduação (Graduate Certificate), Mestrado e Doutorado.

OBS: cursos de inglês e especializações rápidas não garantem que você seja elegível para o PGWP.

Posso transferir minha faculdade do Brasil para o Canadá?

Dependendo do curso sim, mas trata-se de um processo complexo. Cursos mais abrangentes como Administração, TI e Design podem ser aceitos com a condição de que o estudante apresente o histórico de matérias cursadas no Brasil.

Os documentos, fornecidos pela faculdade no Brasil, precisam ter a descrição detalhada dos tópicos aprendidos e deverão ser apresentados com tradução juramentada. A eliminação ou não das matérias fica a cargo da faculdade canadense.

Mas é preciso tomar cuidado, pois se o estudante eliminar muitas matérias, ele pode perder o status full-time student. Isso pode atrapalhar os planos de o intercambista trabalhar durante o curso e também de aplicar para o visto de trabalho.

Existe opção de estágio profissional enquanto estudo?

Algumas faculdades oferecem o programa chamado Co-Op. De modo geral, o aluno terá um período X de aulas e, deverá, ao longo do curso, se dedicar ao estágio obrigatório em tempo integral na área em que estudou.

Os colleges canadenses não garantem estágio remunerado. Por isso é importante não viajar com a expectativa de que você receberá para trabalhar na área de estudo.

Se conseguir, comemore!

Caso não seja o seu caso, aproveite a chance ímpar de conquistar uma experiência na área em solo canadense. Vale a pena investir!

Partiu para a melhor experiência da sua vida?

E aí, aprendeu tudo sobre como fazer faculdade no Canadá?

Agora que tal descobrir quais serão os aprendizados nessa jornada?

A experiência de fazer graduação ou pós-graduação no Canadá vai conceder não só a fluência máxima no idioma, mas um networking ímpar em termos de pluralidade.

O Canadá é um dos países mais globalizados do mundo e essa característica fará com que você interaja com pessoas de inúmeras nacionalidades.

Quer ganho mais enriquecedor que esse?

Nós temos!

A experiência internacional de longa duração ainda concede ao estudante a habilidade da adaptação. Esse amadurecimento conta, sim, para a vida pessoal.  

Mas em termos de carreira será um salto e tanto, afinal é o que grandes empregadores buscam: profissionais com a habilidade de adaptação para resolver os problemas.

Viu só como fazer uma faculdade no Canadá abre portas e transforma?

Fale com nossos especialistas em Canadá para tirar dúvidas, receber ajuda no planejamento e ter um orçamento personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]