Uma mistura equilibrada entre calmaria, agito e estilo. Assim pode ser resumida a cidade de Adelaide, na Austrália, destino que surpreende turistas e é colocada cada vez mais na pauta dos intercambistas ávidos por novas experiências.

Palco de festivais e de uma programação cultural rica e ativa, Adelaide surpreende.

Presente na lista entre as 10 melhores cidades para se viver no mundo, segundo o Global Liveability report, da Economist Intelligence Unit, a cidade oferece aos seus moradores experiências que vão de uma caminhada revigorante na montanha a um banho de mar em uma das dezenas de praias.  

Passeios em museus, cafés, parques, jardins, mercadinhos locais e vinícolas são mais uma ideia do potencial dessa cidade que mostra que Austrália não é feita só de grandes centros Sydney ou Melbourne.

Vem com a gente descobrir o que fazer em Adelaide? O que você vai ver neste artigo:

Cuidado! As chances de você se apaixonar pelas good vibes de Adelaide já começaram.

Informações gerais: Adelaide da localização ao clima

adelaide australia mapa

Localizada em uma das extremidades do Golfo de São Vicente, a capital do estado de South Australia tem aproximadamente 1,3 milhões de habitantes e é conhecida por sediar festivais de música o ano todo.

Para se ter uma ideia, South Australia, o Estado dos festivais, chega a sediar até 500 eventos por ano (400 deles marcam presença em Adelaide). Esses encontros acontecem nas alamedas, nos jardins exuberantes e até mesmo nas ruas (sempre limpas e organizadas).

Já deu para sentir a vibração, né?

O clima de Adelaide é ideal para quem gosta de estações bem demarcadas. Os invernos são frios e úmidos e os verões secos e amenos. A temperatura média no verão é de 29 graus. Já no inverno não baixa de 8 graus na área urbana.

A boa notícia é que mesmo com o friozinho, a cidade é ensolarada o ano todo.

O fuso horário de Adelaide é 11h30 a mais, no horário de verão e 12h30 minutos no horário de verão. Nesse período, aliás,  o pôr do sol costuma acontecer só entre 20h15 e 20h30. Tempo para você aproveitar aquela praia de fim de tarde e recarregar as energias. =)

Pontos turísticos em Adelaide: você vai se surpreender

Colinas, mar e até uma região vinícola de tirar o folêgo. Os pontos turísticos de Adelaide surpreendem e fazem qualquer viajante se embasbacar. Acompanhe os principais e já coloque todos eles no seu roteiro de intercâmbio.

1) Vamos começar pelo Barossa Valley

pontos turisticos adelaide barossa valley

A 60 quilômetros de Adelaide, o Barossa Valley é uma das mais antigas e refinadas regiões vinícolas da Austrália e do mundo.

Já ouviu falar das vinícolas da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul? Multiplique essa referência por um espaço infinitamente maior e com centenas de opções. No Vale de Barossa, existem 150 vinícolas, 70 adegas e dezenas de restaurantes premiados.

Aproveite e veja quais são as 16 comidas típicas mais famosas da Austrália

Uma atividade única é o passeio de bicicleta pelo interior de Adelaide – não por acaso onde ficam as vinícolas -, oportunidade de você conhecer a fundo a região e ainda degustar pães caseiros, carnes defumadas e outros produtos fresquinhos feitos na hora pelos produtores locais. Quem gosta de queijo também pode se deliciar com a produção local, já que existem muitas fábricas por lá.

Outra pedida é a trilha histórica de Barossa, caminho onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho dos artistas e produtores locais e garantir aquele souvenir único, que só se encontra lá!

2) Praias e mais praias

praias adelaide glenelg
Glenelg Beach em Adelaide na Austrália

Gosta de praia? Opções paradisíacas não faltarão para você curtir aquele dia ensolarado na beira do mar em Adelaide.

Glenelg, Bringhton, Seacliff, Henley e Aldinga Beach são algumas das mais populares praias da cidade, mas existem outras que também são uma delícia de visitar.

Também pudera, com 20 quilômetros de costa e sol em praticamente todas as estações (são 2500 horas por ano), a pedida de Adelaide, sem dúvidas, é curtir aquela prainha, seja tomando um banho de sol ou se exercitando. O sunset, então, é dos deuses!

3) Kangaroo Island, natureza ao seu dispor

Terceira maior ilha da Austrália, a Kangaroo Island é referência em flora e fauna australianas. Paisagens deslumbrantes e praias cercadas por rochas e vales são um termômetro do que os viajantes encontram ao se hospedar na ilha.

A interação com os animais símbolos do país, os cangurus e os coalas, será comum nesse lugar. Aproveite que a Kangaroo está situada a apenas 100 quilômetros de Adelaide e invista neste passeio inesquecível.

4) Botanic Park: o parque preferido em Adelaide

botanic park adelaide australia

Praticar esportes, relaxar nos gramados ou mesmo fazer um picnic com os amigos… Independente de qual for a atividade, o Botanic Park, no coração de Adelaide, será o cenário perfeito.

Com seus jardins coloridos, o parque tem uma vista estonteante da cidade e também sedia festivais e festas públicas da cidade. É um espaço e tanto para curtir o fim de semana e sentir a vibração de Adelaide.

Custo de vida em Adelaide

custo de vida adelaide

Por não ser tão concorrida e procurada como as metrópoles Sydney, Golden Coast ou Brisbane,  o custo de vida em Adelaide chega a reduzir até 20%!

Essa é uma vantagem e tanto para aquele intercambista que organiza a viagem com o seu dinheiro contado e precisa economizar na Austrália.

Em resumo, o valor médio do custo de vida na Austrália fica entre os AU$240 (estilo de vida mais econômico) e AU$400 (estilo de vida mais luxuoso) por semana. Então, é só reduzir 20% e você terá uma ideia de quanto será o seu custo de vida em Adelaide. 

Cerca de AU$190 a AU$320 por semana.

Para ajudar nos custos (e sobrar uma graninha), vale pensar na possibilidade de estudar e trabalhar na Austrália.

É justamente por isso que se torna mais em conta (e interessante em termos de experiência) investir em um intercâmbio a partir de 14 semanas, programa que permite que você estude e trabalhe na terra dos cangurus.

Leia também nosso post completo com o custo de vida na Austrália para conferir no detalhe os custos com acomodação, alimentação, transporte público e muito mais!

Melhores escolas para estudar inglês em Adelaide

Selecionamos duas escolas de alta qualidade, na qual qualificamos e garantimos que reúnem qualidade de ensino e custo benefício para os intercambistas.  Confira:

Kaplan International English

Com 75 anos de experiência no ensino da língua inglesa, a rede Kaplan apresenta um método exclusivo de ensino, o K+, que possibilita que o aprendizado se estenda para fora da sala de aula através da tecnologia. Outro ponto positivo da escola é o time internacional de professores de diferentes nacionalidades que são especialistas em entender as dores e as necessidades dos estudantes imigrantes.

Atividades culturais e esportivas como complemento ao que foi repassado em sala de aula também são os ganhos da instituição.

A Kaplan, aliás, é bem reconhecida, tanto que até 96% dos alunos recomendam a escola.

Confira os cursos oferecidos:

  • Cursos de inglês geral, intensivo, acadêmico e para negócios;
  • Cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa (Cambridge e IELTS);
  • Graduação e mestrado nas áreas de negócios e contabilidade;
  • Pathways: Programa para admissão em universidades e escolas no exterior.

SACE

Outra escola super reconhecida pelo seu método de ensino é a South Australia College of English (SACE). Com uma metodologia personalizada, a escola se destaca por oferecer aconselhamento educacional, além de clubes de estudos gratuitos e passeios ao ar livre.

Cursos oferecidos:

  • Inglês geral;
  • Cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa (Cambridge e IELTS);
  • Inglês específico para estudantes de ensino superior;
  • Inglês para professores.

Mercado de trabalho: não subestime Adelaide

mercado de trabalho adelaide

Se você chegou até aqui, certamente se surpreendeu com Adelaide, cidade que foge o ritmo dos grandes centros, mas possibilita uma vida cheia de oportunidades na Austrália.

Por isso já adiantamos:

Se você acha que só porque a cidade está localizada no interior, não oferece tantas oportunidades, desconstrua esse pensamento.

A cidade tem se tornado o centro de investimentos. Novos estabelecimentos surgem a cada dia e a hotelaria também é o se coloca como um dos pontos fortes do território.

Outra opção é trabalhar em fazendas (que não estão tão longe da cidade), motoboy (UBER Eats) e cleaner de escritórios.

Oportunidades não faltam. É só colocar em prática aquele sábio conselho: procure e insista. A sua hora chega! =)

Leia também: Salário mínimo na Austrália: descubra quanto pagam aos brasileiros

8 coisas que você precisa saber antes de ir para Adelaide

1) Vinho reconhecido mundialmente

Já citamos por aqui que Adelaide, na Austrália, é uma grande produtora de vinhos, mas você imaginava que a cidade é reconhecida mundialmente como uma das grandes capitais da bebida? E tem mais: o território e suas regiões vinícolas apresentam mais restaurantes per capita do que qualquer outra grande cidade do mundo. Portanto, não visite Adelaide sem provar um Australian Wine, please.

2) Em Adelaide a distância não será um problema

Quando falamos que Adelaide oferece oportunidades de grandes centros com clima de cidade pequena é porque até a distância entre lugares facilita. Isso porque o Centro – onde quase tudo acontece – não é lá tão gigante.

Outra questão bem importante é que os estudantes internacionais também recebem as mesmas concessões no transporte público dos estudantes locais. Isso significa que você pagará metade da passagem por um deslocamento de extrema qualidade (quando necessário).

Quando você tirar o dia para turistar, lembre-se que a cidade é plana e planejada aos pedestres e ciclistas. No Centro ou no bairro que você residir dá para fazer quase tudo andando e o melhor: sem se perder.

3) Clima universitário

Adelaide sedia três universidades estaduais e duas internacionais. Não é por menos que cidade possui a maior quantidade per capta de estudantes do país e é referência, assim como em todo o país, em educação internacional.

4) Tudo verdinho, verdinho

A brisa boa de uma cidade bem arborizada é característica singular de Adelaide. Ao todo, são 760 hectares de áreas verdes que circundam a cidade e a região North Adelaide. A qualidade do ar, aliás, é um dos motivos que faz Adelaide integrar constantemente a lista das 10 melhores cidades para se viver no mundo, segundo o Global Liveability report, da Economist Intelligence Unit.

5) Um mês inteiro de cultura

Entre fevereiro e março, Adelaide se transforma na capital da cultura e da manifestação da arte. Já pensou voltar do trabalho e se deparar com um teatro ao ar livre? Uma intervenção de artistas de rua? Uma apresentação musical para não deixar ninguém parado?

É mais ou menos esse o clima da Adelaide Fringe, o maior (e melhor) festival do hemisfério sul com um mês inteiro de programação que envolve todos os moradores e deixa a cidade ainda mais vibrante do que já é.

6) Respire a arte no North Terrace

E já que o assunto é arte e cultura, que tal uma voltinha no North Terrace, região onde se concentram as mais importantes instituições culturais da cidade?

Tem o parlamento estadual, a Galeria de Arte de South Australia, o South Australian Museum e a biblioteca pública da cidade, a State Library. Vale a pena tirar um dia inteiro para conhecer.

7) Pequena Europa em plena Austrália

Tem uma “little Europe” em plena Austrália. E ela fica a 30 minutos de Adelaide. Chamada de Handorf, a pequena cidadezinha mais parece uma região da Alemanha.

Por lá você poderá provar pratos típicos germânicos e ainda conhecer prédios com uma arquitetura muito característica.

Quem foi afirma com tranquilidade: vale a pena conhecer.

8) Muita gente não é de lá

Você sabia que até 25% das pessoas que residem em Adelaide não são naturais de lá? Esse índice índice a ser comemorado, afinal, quanto mais estrangeiros, mais receptiva e multicultural será a cidade.

E aí, gostou muito ou se apaixonou por Adelaide?

Que tal fazer um orçamento e já planejar um intercâmbio nessa cidade equilibrada, vibrante e cheia de oportunidades?

ajuda planejamento australia

Viajar para Adelaide é uma experiência única e teremos o maior prazer em ajudar você a realizar esse sonho.