melhor época para fazer intercâmbio

Qual a melhor época para fazer intercâmbio?

A melhor época para fazer um intercâmbio é muito variável e pode ser definida de acordo com o gosto pessoal e objetivos de cada intercambista.

A verdade é que: não há melhor ou pior época, o que existem são fatores que podem ajudar você a definir quando viajar (e quando não) conforme o destino escolhido.

Mas calma, vamos te ajudar a encontrar a melhor época para o seu intercâmbio, ok? 🙂

Os principais pontos que você deve considerar são:

  • Clima (viajar em qual estação?);
  • Período de contratação de trabalho;
  • Baixa ou alta temporada.

No decorrer deste artigo vamos explicar cada um desses pontos e esclarecer todas as dúvidas para que você mesmo decida qual a melhor época para fazer um intercâmbio em cada destino.

Se Austrália, Irlanda, Canadá ou Nova Zelândia estão entre os destinos que você quer explorar, este texto foi feito para você.

Melhor época para fazer intercâmbio na Austrália

melhor época para fazer intercâmbio austrália
Qual a melhor época para curtir as belíssimas praias australianas e garantir maiores chances de conseguir emprego?

Estudantes que desejam escolher a melhor época para fazer um intercâmbio na Austrália devem ficar atentos ao início da temporada de trabalho.

Falamos isso porque a maior parte dos estrangeiros que vai para a terra dos cangurus opta em fazer um programa de estudo e trabalho no país.

A dica, portanto, é que você se organize para viajar entre um e dois meses antes do início do verão, ou seja entre outubro e novembro.

Além de as passagens áreas, na maioria dos casos, estarem mais baratas,  trata-se do melhor período para quem deseja encontrar um emprego.

Isso porque os estabelecimentos voltados à área de hospitalidade (bares, hoteis e restaurantes) começam a se preparar para a alta temporada. E esse é justamente  o setor que mais emprega brasileiros.

Vale lembrar que a Information Planet possui 7 agências na Austrália que auxiliam no processo de busca de emprego. Assim que aterrissar no país, você será convidado a participar de um seminário de preparação para o mercado de trabalho.

Além de ajudar a elaborar o currículo conforme as necessidades dos recrutadores australianos, nós também concedemos as principais orientações para você mandar bem na entrevista.

Dica: Se você investir em um programa de estudo e trabalho na Austrália é interessante escolher um programa de 1 ano a fim de que a experiência se torne ainda mais completa.

Melhor época para fazer intercâmbio no Canadá

melhor época para fazer intercâmbio no canadá
É preciso realmente encarar o frio num intercâmbio pro Canadá? É possível escolher épocas onde as temperaturas são mais amenas.

A melhor época para fazer um intercâmbio no Canadá ocorre em dois momentos do ano: antes do inverno e antes do verão.

Entre junho e julho ou outubro e novembro

É porque ambas as estações no Canadá são consideradas alta temporada. Aí vai de você escolher qual condição climática está disposto a encarar durante a temporada do seu intercâmbio.

O Canadá não permite que estudantes matriculados em cursos de inglês trabalhem. Então, se você fizer um curso de idiomas, deverá dedicar-se inteiramente às atividades das aulas.

É por isso que o Canadá acaba sendo um destino escolhido para programas de curta duração, como intercâmbio de 1 mês ou 3 meses.

Canadá: atenção com as estações

Os brasileiros que odeiam inverno e não estão dispostos a encarar temperaturas negativas, devem evitar o Canadá no alto do inverno.

É porque os termômetros chegam a alcançar até 15 graus negativos e os períodos de neve podem durar semanas. No ápice da estação, também escurece super cedo, por volta das 16 horas. Ou seja, sem muito sol para curtir o dia ao ar livre.

Esse inverno mais intenso ocorre entre dezembro e fevereiro, mas em compensação  reserva paisagens lindas e todo aquele charme que só o frio é capaz de proporcionar.

Ah, é também o período em que aumentam as opções de prática de esportes na neve. Se você está disposto a se aventurar em atividades completamente diferentes das que o Brasil oferece, viaje no inverno e aproveite a experiência.

Já na primavera e no verão – entre o final de março e setembro – as temperaturas são mais amenas. Na estação florida, os termômetros variam de 15 a 30 graus.

Nessa temporada, os passeios ao ar livre e as visitas aos parques (que são lindos, diga-se de passagem) se tornam muito mais agradáveis.

Com todas essas informações, agora vai de você decidir qual é a melhor época para fazer um intercâmbio no Canadá.

Confira também: Como fazer um intercâmbio no Canadá

Melhor época para fazer intercâmbio na Irlanda

melhor época para fazer intercâmbio na irlanda

Chegamos ao país da Guinness e do charme do velho mundo e a boa notícia é que nele você tem permissão de trabalho.

O que isso significa? Que viajar entre temporadas também é a pedida se a sua intenção é fazer um intercâmbio para a Irlanda.

Além de contar com passagens aéreas mais em conta, você tem tempo para se programar e encontrar um emprego antes de as principais cidades (especialmente Dublin) ficarem lotadas de turistas.

Por estar no Hemisfério Norte, as estações da Irlanda acontecem no período oposto as do Brasil.

A dica, portanto, é viajar antes do inverno (entre setembro e novembro) ou antes do verão (abril e junho).

Lembre-se, porém, que o inverno da Irlanda também é rigoroso. Não chega a fazer negativas tão extremas como no Canadá, mas rola aquele friozinho cortante, que sempre vem acompanhado de muito vento.

Se você fizer um intercâmbio de 1 ano, não terá como fugir das baixas temperaturas, mas se optar por um programa de 6 meses (que já dá direito a trabalhar na Irlanda), é possível se programar.

Melhor época para fazer intercâmbio na Nova Zelândia

melhor época para fazer intercâmbio na nova zelândia
Estações marcantes e temperaturas amenas. Qual é a sua favorita?

Decidir qual é a melhor época para fazer um intercâmbio na Nova Zelândia é uma tarefa difícil, afinal o país e suas estações vivem uma metamorfose de paisagens e vivências o ano inteiro.

As estações na terra dos kiwis acontecem na mesma temporada do Brasil, portanto enquanto aqui for verão, lá também será, e assim por diante.

A boa notícia é que a Nova Zelândia é tão maravilhosa que mesmo o seu inverno apresenta temperaturas amenas. Quer ver só?

Nas cidades costeiras (as melhores da Nova Zelândia para fazer um intercâmbio), a temperatura vai de 10 a 15 graus. Já no verão, os termômetros variam entre 20 a 30 graus. Nada a que não estejamos acostumados aqui no Brasil, não é mesmo?

Dica: os períodos entre fevereiro e maio e agosto e novembro são considerados as baixas temporadas da Nova Zelândia. Viajar nesse período pode ser mais interessante se você quiser economizar na estadia ou nas passagens aéreas.

Afinal, qual a melhor época para fazer o seu intercâmbio?

Difícil decidir um período com tantas opções para as diferentes épocas do ano, não é mesmo?

Nós, da Information Planet, enviamos intercambistas para o exterior todos os meses do ano e podemos aconselhar que independente da época, o seu intercâmbio será rico em termos de experiência.

Ou seja, não existe essa de melhor ou pior época. A grande questão é que você priorize o período em que vai se sentir mais confortável ou mais desafiador (depende do seu perfil). E tudo isso é muito pessoal.

Que tal trocar uma ideia com um de nossos especialistas em intercâmbio e tirar todas as suas dúvidas? Clique aqui e aproveite para receber uma assessoria completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]