É comum encontrar pessoas que desejam estudar e trabalhar no exterior, mas não sabem nem por onde começar na hora de buscar por cursos de intercâmbio.
E a gente entende o porquê!
Devido à grande quantidade de opções que existem no mercado, fica realmente difÃcil fazer essa seleção quando não se tem muito conhecimento sobre o assunto.
Mas isso não é problema quando se tem boas referências para nortear a sua escolha. O primeiro passo para acertar na hora de decidir pelo seu intercâmbio é fazer uma pesquisa detalhada com as melhores opções.
Para facilitar esse processo, trouxemos aqui as 5 melhores opções de cursos de intercâmbio para 2020, destacando as principais caracterÃsticas de cada um e trazendo estimativas de preço. Confira abaixo quais são!
Cursos de intercâmbio: 5 melhores opções
1) General English
Se você tem um nÃvel básico ou intermediário de inglês devem dar preferência a metodologias que combinem aprendizado dentro e fora de sala de aula. O General English é um exemplo desse tipo de metodologia.
Além de proporcionar uma carga horária que acelera o aprendizado em comparação a um curso normal, com cerca de 20 a 30 horas semanais, o programa aborda 4 áreas de conhecimento da lÃngua inglesa. São elas:
- Listening – Compreensão oral
- Speaking – Fala
- Reading – Leitura
- Writing – Escrita
Essa abrangência permite que o estudante melhore cada uma delas de forma individual, estimulando-o a aperfeiçoar seus pontos fortes e melhorar possÃveis dificuldades.
Veja também: Quais são os nÃveis de inglês?
Nesse sentido, entre fazer um cursinho no Brasil e um intercâmbio dessa modalidade, por todas as experiências que ele proporciona, o General English se torna muito mais vantajoso pela intensidade e a vivência de outra cultura.
2) Curso Preparatório para Teste de Proficiência
Existem duas excelentes referências de cursos preparatórios para proficiência, o Cambridge e o IELTS.
O curso preparatório de Cambridge é ideal para quem já está num nÃvel bom de inglês e deseja acrescentar ao currÃculo uma certificação que nunca irá expirar.
Afinal, o certificado do Cambridge é vitalÃcio, pois, como já diz o nome, é a certificação de que você masterizou o idioma.
Já o IELTS, que é mais conhecido na Oceania e no Canadá, tem duração de 2 anos de validade e também é aceito para comprovar proficiência. Para quem tem objetivos acadêmicos com a qualificação, o IELTS Academic é mais indicado, já para quem busca migração, o melhor é o IELTS General.
Em ambos o estudante irá alcançar nÃveis de aprendizado que serão mensurados e registrados em seu certificado.
A duração desses cursos é normalmente em blocos fechados de 10 a 12 semanas no Cambridge Courses e aberto no IELTS course, com o mÃnimo de 4 semanas.
3) Business english
Os programas Business english são um diferencial competitivo para o mercado. O programa promove o aprendizado do inglês voltado para o mundo profissional, qualificando o estudante que deseja se destacar.
Sabe aquele emprego dos seus sonhos em que você pode viajar para o mundo todo representando a sua empresa? O Business english te prepara para consegui-lo.
Veja também: Intercâmbio ajuda no currÃculo? A opinião de grandes empregadores
Além disso, o curso oferece conhecimento para quem desejar aprender a trabalhar com tecnologias digitais, trazendo capacidade de inovação para a atuação profissional do estudante.
Sem dúvidas, se você deseja ter um aprendizado direcionado para o mercado de trabalho, o business english é uma das melhores opções de cursos de intercâmbio.
4) Cursos VET na área de Business
Os cursos VET (Vocational Educational Training) são uma excelente opção de curso de intercâmbio para quem quer se qualificar em diferentes modalidades profissionais na Austrália.
Trata-se de uma modalidade de estudo bastante comum na Austrália, que tem como objetivo proporcionar mais conhecimento prático ao estudante.
O tempo de duração varia, mas o certificado é emitido após a conclusão de qualquer um dos módulos do programa.
O interessante nessa modalidade é que a qualificação profissional obtida no curso pode ser utilizada também no Brasil após validação.
5) Curso de Co-op no Canadá
Se você deseja aprender, estagiar e agarrar excelentes oportunidades no mercado internacional, é preciso considerar o programa Co-Op no Canadá.
A duração desse programa varia de 24 semanas a 2 anos, dependendo do tipo de curso e estágio que o estudante irá realizar.
O Canadá é considerado um paÃs referência em educação, além de ter qualidade de vida e infra-estrutura diferenciadas.
No programa Co-Op o estudante tem permissão para ter vÃnculo empregatÃcio, aproximando os alunos das áreas que eles desejam atuar e tem a chance também de estagiar por meio de parcerias do programa com empresas.
Isso reflete tanto no retorno financeiro que ele pode gerar, possibilitando que o estudante volte do intercâmbio tanto com aquela graninha extra, quanto com networking no mercado internacional.
Principais dúvidas sobre cursos de intercâmbio
Há intercâmbios para todas as faixas etárias. Muita gente não sabe mas qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio, desde crianças até pessoas acima dos 50 anos, embora, normalmente, a partir dos 14 anos exista uma procura maior por cursos de intercâmbio voltados às férias escolares.
O ideal é sempre buscar programas adequados para cada idade.
Cada paÃs possui as suas próprias regras, mas há muitos que permitem que o intercambista trabalhe e estude.
Na Austrália e na Nova Zelândia, por exemplo, é possÃvel trabalhar até 40 horas quinzenais durante o calendário letivo ou 40 horas semanais durante as férias.Â
No Canadá, só é possÃvel trabalhar em cursos técnicos ou superiores (como o Co-op citado acima).
Na Irlanda, existe a permissão de trabalho para cursos de idioma com duração de 25 semanas ou graduação. Nesses casos, o intercambista possui direito a 2 meses de férias com permissão full de trabalho.
Em Malta, a permissão para trabalhar ocorre após o perÃodo mÃnimo de 12 semanas na ilha, com o visto de estudante.Â
Já nos Estados Unidos, a permissão de trabalho só se estende cursos de intercâmbio de graduação e intercambista só pode atuar dentro dos campus da universidade.
Existem formas diferentes de hospedagem para intercambistas. É possÃvel se hospedar em casas de famÃlia (host family), albergues, hotéis, residências estudantis ou apartamentos.Â
Cada uma delas apresenta suas caracterÃsticas singulares, basta saber o que você procura e o que vale a pena para a sua experiência.
O primeiro passo para planejar um intercâmbio é definir um objetivo. Isto é, aquilo que você pretende alcançar com essa viagem. Logo em seguida você precisa fazer um planejamento financeiro para, de fato, chegar às etapa de escolha de uma agência de intercâmbio confiável.
Junto com a agência você irá escolher um paÃs de destino, organizar a documentação e toda a parte operacional que envolve a aplicação para os cursos de intercâmbio.Â
Porque, sendo intercambista, você aprende muito mais do que um novo idioma ou habilidade.Â
Fazer um intercâmbio é romper com uma rotina que talvez não te satisfaça tanto para outra cheia de desafios, experiências únicas e aprendizados diários.
Além de aprender de fato a falar outro idioma, você aprende a se comunicar nas mais diversas situações, tornando-se assim muito mais resiliente para lidar tanto com os desafios pessoais quanto com os profissionais que possam aparecer.
Viver a cultura local de outro paÃs é uma experiência que fará toda a diferença na sua vida.
Conclusão sobre os cursos de intercâmbio
Como você pode ver, fazer um intercâmbio é bem mais fácil do que parece. Basta saber o que você quer e contar com uma agência séria.
Vale ressaltar que estudar e morar em outro paÃs sem o apoio de uma agência confiável pode se tornar um grande transtorno.
Para não cair em nenhuma roubada, você precisa, portanto, avaliar o histórico da empresa, conhecendo assim a opinião de outras pessoas que viveram a experiência de fazer um intercâmbio com a empresa.
Ficou com alguma dúvida sobre os cursos de intercâmbio? Não se preocupe! Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para solicitar um orçamento personalizado e receber o atendimento especializado da IP!