visto eta canada

Visto ETA Canadá: o que é, requisitos e como emitir o seu

Já ouviu falar do visto eTA Canadá, mas não sabe como funciona?

Pois saiba que desde maio de 2017 ficou bem mais fácil viajar (e fazer um intercâmbio) para o país da américa do norte graças à emissão desse documento online.

Mas o que muda? Por que mais fácil?

É porque se você  possui um visto americano válido ou já teve um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, pode solicitar um eTA  (Eletronic Travel Authorization) ao invés de realizar toda a aplicação novamente.

Além de ser muito mais simples, afinal o eTA nada mais é do que um visto canadense online com baixíssimo custo de aplicação –  o bolso agradece! – , o processo é super rápido e ainda economiza tempo.

Quer saber tudo sobre como tirar o visto eletrônico canadense?

Acompanhe este artigo até o final, pois além das principais dúvidas, vamos explicar o passo a passo para você solicitar o seu! =)

Ah, e se você veio até aqui porque pensa em passar uma temporada no Canadá, não deixe de ler nosso Guia sobre Como fazer intercâmbio no Canadá

O que é o Visto eTA para o Canadá?

O Eletronic Travel Authorization (eTA), nada mais é do que um visto canadense online. Ele pode ser emitido por brasileiros que tenham visto americano de turista válido ou que tenham emitido um visto canadense há menos de dez anos.

Emitir esse documento é muito indicado, pois ele descarta a necessidade de o intercambista fazer toda aplicação burocrática convencional e facilita o processo, afinal tudo pode ser feito de forma online.

Para se ter uma ideia, em alguns casos, o eTA Canadá pode ser emitido em poucos minutos. Já outros podem levar alguns dias, pois necessitam de alguns documentos de apoio. Nada tão demorado, porém, quanto a emissão convencional de um visto para o Canadá,  que pode demorar meses para ser emitido.

Qual é a validade do eTA?

A validade do eTA é de cinco anos ou até que o passaporte expire – o que acontecer antes.

Quanto custa o Visto eTA Canadá?

visto eta canada preco

Preparado para a melhor parte da história? O preço do visto eTA Canadá é de apenas CAD$ 7,00.  

Para se ter uma ideia, o valor para emissão de um visto de turista canadense custa CAD$ 100,00 + CAD$ 85,00 (biometria) + R$ 100,00 (taxa Visa Application Centre (VAC).

Boa diferença, não é mesmo?

Saiba mais em: Como planejar um intercâmbio: do zero ao embarque (11 passos)

Pode entrar no Canadá com visto americano?

Você só poderá entrar no Canadá se tiver a autorização do visto eTA Canadá. O visto americano apenas facilita o processo, já que se você possuir ele em dia, terá condições de emitir o eTA de forma online ainda no Brasil e sem sair de casa.

Lembre-se: O eTA Canadá permite que você entre no país nas mesmas condições do visto de turista, porém exclusivamente por via aérea. Caso esteja fazendo uma viagem nos EUA e queira ingressar por via terrestre, a autorização online não será válida.

Passo a passo para emitir o eTA

como tirar o visto eletrônico canadense

Vamos entender como tirar o visto eletrônico canadense?

Passo 1

Acesse o site da imigração canadense e leia as primeiras orientações disponibilizadas em português.

Passo 2

Tenha em mãos os seguintes documentos:

Passaporte válido;

Visto americano (caso você se enquadre neste caso);

Um endereço de e-mail válido;

Um cartão de crédito para pagar a taxa de CAD$ 7,00

OBS: O sistema aceita cartões de crédito Visa, Mastercard, American Express, UnionPay, Cartão ICB ou Interac.

Passo 3

Ao final da página indicada no Passo 1 clique “Solicitar AEV (Autorização Eletrônica de Viagem) e siga atentamente as instruções. O formulário de solicitação do visto está disponível somente em inglês e francês.

Para ajudar os estrangeiros, porém, a imigração elaborou a descrição de cada campo do formulário também em outros idiomas.

Passo 4

Após responder as perguntas pessoais e informar os dados do seu passaporte, aguarde o envio do e-mail que poderá ser encaminhado em minutos.

Se a mensagem não for encaminhada é possível que você precise apresentar mais alguns documentos antes de a solicitação ser aprovada. Se esse for o seu caso, um e-mail com instruções será enviado em até 72 horas.

Se for aprovado, comemore, pois a sua entrada no Canadá está garantida.

Fácil, né?

Principais dúvidas

1) Para que tipo de viagens o visto eTA Canadá é válido?

Você pode usar o ETA como turista, estudante ou para negócios, além de trânsito por aeroportos canadenses.

2) Tirei meu visto canadense há pouco tempo e ele continua válido. Peço um ETA mesmo assim?

Não precisa. Se você tem um visto válido, pode viajar com ele diretamente, sem a necessidade de emitir o ETA.

3) Quero fazer um intercâmbio no Canadá com duração maior que seis meses. Preciso emitir outro visto além do eTA?

Sim. Como o eTA autoriza você a entrar e permanecer no Canadá com as condições de turista, ou seja, no máximo até 6 meses, você vai precisar emitir o visto de estudante, que permite o intercambista a ficar mais tempo no destino.

Conclusão

E aí, ficou claro para você todas as questões referentes ao visto eTA Canadá? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que vamos no esforçar para solucionar a sua dúvida o quanto antes.

E se está pensando em fazer um intercâmbio no Canadá, não esqueça de contratar uma agência confiável que vai ajudar você a organizar todo esse processo burocrático e ainda preparar um programa que tenha tudo a ver com o seu perfil.

Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio e comece a planejar agora esse grande sonho.

7 thoughts on “Visto ETA Canadá: o que é, requisitos e como emitir o seu

  1. Tirei o eTA e vou entrar no Canada via aérea. Vou pedir carimbo no passaporte. vou para o US de carro. Vou tomar um cruzeiro para o Alasca que faz uma parada em território canadense. Entendo que o eTA é valido, porque minha primeira entrada foi via aére, correto?
    Gostaria da confirmação de voces.

    1. Oi, tudo bem?

      O eTA é somente válido para entrada via aérea para o Canadá. Se você sair do país por outro meio de transporte (carro, navio, etc) para visitar outro país (Estados Unidos, por exemplo) é necessário que volte para o Canadá via aéreo! Caso você saia e retorne sem via aérea, não será permitida a sua entrada 🙂

  2. Tenho uma viagem marcada em Novembro para Nova Iorque (entrada e saída). Estou montando um roteiro de 20 dias onde ficarei 10 dias nos EUA e 10 dias no Canadá.
    Para a entrada e saída do Canadá de carro, o ETA é suficiente ou preciso tirar o visto canadense? (Tenho visto americano válido)

  3. Oi,

    tenho um visto americano válido, porém meu visto americano está com o nome de solteira.
    Todos os meus documentos já foram atualizados para o nome de casada, menos o visto porque fui informada pelo consulado que é só levar o passaporte antigo com o visto e a certidao de casamento.
    Sabem se consigo tirar o ETA ou preciso tirar um novo visto americano?
    Se puderem me ajudar com isso… Agradeço muito.

    1. Oi Adriana! Tudo certo? 🙂

      De fato, ter o visto americano válido é um dos requisitos para emitir o ETA. Quando você for aplicar o ETA, terá que informar no número do visto americano e, nesse processo, pode acontecer alguma inconsistência e o ETA não ser aprovado. Porém, achamos difícil que essa situação ocorra.

      Caso dê problema mesmo, aí você terá que emitir um novo visto americano. Portanto, recomendamos que tente aplicar o ETA, já que custa 7 dólares. 🙂

      Se tiver outra dúvida, só entrar em contato com a gente!

      Abraço.

  4. Boa Tarde.
    Quando da emissão do meu eTA, troquei o sobrenome pelo pré nome, ou seja:
    o eTA saiu como Pereira Amauri Augusto. Meu nome é Amauri Augusto Pereira
    Sabem me orientar se precisarei fazer a retificação?

    1. Oi Amauri!
      O risco vai varir muito do oficial que irá avaliar (quem vai fazer o check-in, como o agente de imigração irá avaliar).
      No caso, recomendamos não correr o risco e ajustar o ETA. Como o ETA é uma autorização feita pela pessoa que pretende viajar, todas as informações têm que estarem corretas. Fica a dica: ou refazer o ETA, ou entrar em contato com o Consulado.

      Melhor evitar dores de cabeça, não é mesmo?

      Abraço, Amauri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]