Desse ano não passa! A sua viagem precisa sair do plano da imaginação. E para ajudar você, futuro estudante internacional, desbravador de terras estrangeiras, viajante predestinado a conhecer novas culturas (ok, paramos hehe), apresentamos os 5 melhores lugares para fazer intercâmbio.
Nossa lista foi elaborada com base em cinco aspectos:
- Qualidade de vida e ensino;
- Infraestrutura e facilidade de deslocamento;
- Atrações;
- Oportunidade de emprego;
- Custo de vida e opções econômicas para intercambistas;
Partiu conhecer os melhores países para fazer intercâmbio?
De largada, já adiantamos: procure escolher aquele lugar que vá ao encontro dos seus objetivos.
Quer ir para estudar e trabalhar?
Prefira um país que emita visto de trabalho.
Odeia frio?
Considere um país onde as temperaturas não sejam negativas.
Quer investir em um curso profissionalizante?
Procure uma cidade que ofereça escolas técnicas.
OBS: Nossa lista não é um ranking, justamente porque entendemos que a escolha varia muito conforme o perfil de cada estudante. Procuramos selecionar países distintos, mas que se encontram em dois pontos: a receptividade aos intercambistas e a qualidade de ensino ofertada pelas escolas.
Veja também: [TESTE] Qual é o melhor país para o seu intercâmbio?
O que você vai aprender neste artigo:
- Os melhores lugares para fazer intercâmbio;
- Oportunidades de estudo em cada destino;
- Melhores cidades para fazer intercâmbio dentro de cada país;
1) Austrália
Oportunidade de emprego: 👔👔👔👔👔
Custo de vida: 💰💰💰💰
Diversão: 😀😀😀😀
Segurança: 👌👌👌👌👌
Qualidade de vida: 👍👍👍👍👍
Transporte público: 🚶🚶🚶🚶🚶
Vida noturna: 🍸🍸🍸🍸
LGBT Friendly: 🌈🌈🌈🌈🌈
Não tem jeito. A Austrália é mesmo um dos melhores países para fazer intercâmbio. Além de apresentar um clima parecido com o brasileiro (até a período das estações coincidem), o país é praiano e permite que os intercambistas intercalem estudo e trabalho.
Essa condição possibilita que o estudante aumente seus vínculos de relacionamento lá fora e, de quebra, desenvolva seu lado pessoal e profissional. Sem falar daquela ajudinha no custo de vida.
Leia também: Visto para a Austrália: tipos e exigências para trabalhar no país
Outra razão que faz da Austrália um ótimo lugar para fazer intercâmbio é a sua economia em constante crescimento. Faz quase três décadas, precisamente 27 anos, que o país não vive uma recessão.
O resultado desse “boom” econômico? Incremento do DNA multicultural.
Só em 2018, conforme o departamento de imigração australiano, mais de 160 mil pessoas imigraram legalmente para a Austrália.
Lifestyle: aproveitar a vida
Outro chamariz para quem deseja fazer um intercâmbio é o lifestyle da Austrália. Os australianos nunca colocam o trabalho acima da família ou dos amigos.
Lá começa-se o expediente cedo para sair cedo e aproveitar a vida depois. E lugares paradisíacos para curtir esses momentos não vão faltar!
Qualidade de vida, portanto, não é opção. É prioridade.
É claro que na condição de intercambista que estuda e trabalha, sua rotina será um pouco mais corrida, entretanto sempre haverá aquele fim de semana para aproveitar ao máximo as praias, os parques e as centenas de atrações outdoor.
Oportunidades de estudo
Além dos clássicos cursos de Inglês Geral, na Austrália você tem a oportunidade de fazer cursos técnicos, como o Vocational Educational Training (VET). Trata-se de uma formação mais voltada ao mercado de trabalho com infinitas opções de área de estudo.
Instrutor de ioga, ginástica, monitor de mergulho, chefe de confeitaria e até planejador de eventos são algumas opções.
Saiba mais em: 12 cursos técnicos (VET) que você nunca imaginou que poderia estudar na Austrália
Melhores cidades para fazer Intercâmbio na Austrália:
- Sydney: a maior, a cidade onde tudo acontece e a oportunidade pulsa;
- Melboune: sete vezes considerada a melhor cidade para se viver no mundo. Não precisa falar mais nada, né?
- Goldcoast: turística, praiana (tem muuito lugar lindo!) e mais tranquila para se viver;
- Perth: um dos pólos econômicos da Austrália. Também é a cidade mais isolada do mundo e com atrações turísticas e culturais para todos os gostos
Confira mais detalhes em: 10 melhores cidades da Austrália para fazer intercâmbio
2) Canadá
Custo de vida: 💰💰💰💰💰
Diversão: 😀😀😀😀
Segurança: 👌👌👌👌👌
Qualidade de vida: 👍👍👍👍👍
Transporte público: 🚶🚶🚶🚶🚶
Vida noturna: 🍸🍸🍸
LGBT Friendly: 🌈🌈🌈🌈🌈
O que esperar do país conhecido por ser o mais polite (educado) do mundo? Que seu nível de ensino seja um dos melhores também, é claro!
Para você ter uma ideia do quanto esse assunto é levado a sério lá, pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que o Canadá tem uma das maiores proporções de adultos com ensino superior: no mundo 55%. No Brasil, a mesma pesquisa indica apenas 14%.
Tudo isso faz o Canadá ser um destino muito procurado por intercambistas que tem como foco único estudar. Diferente da Austrália, o país não emite visto que permita aos intercambistas de cursos de idioma (inglês ou francês) a possibilidade de trabalhar part time (meio turno).
É por essa razão que boa parte dos estudantes que opta em fazer um intercâmbio no Canadá se dedica integralmente aos estudos. O lado bom? Mais tempo para estudar o idioma e participar das atividades extras propostas pela escola.
Excursões, passeios e sessões de conversação são apenas uma amostra do que você poderá fazer lá fora.
Esse contexto também faz do Canadá um dos melhores destinos para quem quer investir em um intercâmbio de curta duração.
Estilo: urbano
O Canadá remete às pessoas uma seriedade maior quando comparado a outros destinos de intercâmbio.
Essa sensação pode ser atribuída ao fato de o país não ter aquele apelo praiano da Austrália, por exemplo, e também por ser um destino mais urbano.
Não é à toa que profissionais maduros enxergam no Canadá uma oportunidade para alavancar o currículo e ganhar aquela bagagem internacional tão requisitada.
OBS: Cursos de Business English são os preferidos desse perfil.
Confira: Passo a passo de como fazer um intercâmbio no Canadá
O Canadá também é um destino interessante caso você queira aliar o seu intercâmbio com a possibilidade de compra (eletrônicos e roupas). Aliás, se você já tiver o visto americano, pode até dar um pulinho nos EUA que é pertinho e conferir as atrações do país vizinho.
Oportunidades de estudo no Canadá
Além dos cursos de idioma (inglês e francês), o Canadá também oferece opções de formação como os cursos College. Trata-se de uma formação profissionalizante focada na prática e na solução de problemas que condizem à realidade do mercado de trabalho.
Outra alternativa para que busca uma formação de ensino superior no Canadá é o programa Co-Op. Com duração de até dois anos, o grande diferencial desse curso técnico é a possibilidade de estagiar na área.
OBS: Para ingressar no College ou no programa Co-Op é necessário ter inglês avançado.
Imigração com ressalvas
O Canadá é também um país aberto à imigração desde que haja uma boa justificativa para isso. Ou seja, que a pessoa seja qualificada para uma área específica de demanda no país.
Mas como isso funciona?
Na maioria das vezes só consegue imigrar quem constroi um vínculo mediante qualificação acadêmica. É aquele estrangeiro que entra no Canadá como intercambista, estuda algum tipo de formação em expansão no país e faz-se muito necessário para aquela vaga.
Se este for o seu caso, a Information Planet ajuda você nesse processo burocrático.
Melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá
- Toronto: Multicultural e de ritmo acelerado, é a cidade mais populosa do Canadá. Apresenta muitas atrações culturais e programações para todos os gostos. Também abriga o maior centro de negócios do país.
- Vancouver: Tem praia e paisagens de tirar o fôlego. O inverno é menos rigaoroso que Toronto, por isso atrações outdoor são mais comuns que outras cidades.
- Montreal: A europa canadense. Por ter colonização francesa e o idioma nativo o francês, Montreal abriga intercambistas que estudam especificamente o francês. Lá também está localizada uma das mais respeitadas do mundo: a McGill.
Veja também: 7 melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio
IMPORTANTE!
Independente de qual cidade/região você residir durante o intercâmbio, tenha certeza que o transporte público chegará lá.
As linhas de ônibus e metrô do Canadá são consideradas uma das mais eficientes do mundo. Só esteja sempre atento à pontualidade, ok? Basta 1 minutinho de atraso para perder a viagem.
DICA: A Information Planet possui agências e equipes de student services em Toronto e Vancouver. Oferecer Suporte no Canadá, portanto, é uma prioridade da IP. =)
3) Nova Zelândia
Oportunidade de emprego: 👔👔👔👔👔
Custo de vida: 💰💰💰💰💰
Diversão: 😀😀😀😀
Segurança: 👌👌👌👌👌
Qualidade de vida: 👍👍👍👍👍
Transporte público: 🚶🚶🚶🚶
Vida noturna: 🍸🍸🍸
LGBT Friendly: 🌈🌈🌈🌈
Bem-vindo a mais um país de primeiro mundo (e o que apresenta o menor índice de corrupção do planeta!).
Parecida em vários aspectos com a Austrália, a Nova Zelândia se diferencia por ser uma ilha calma, mas que não deixa de oferecer tudo o que um intercambista precisa.
Isso quer dizer que se você é daqueles que não é muito chegado em muvuca ou muita gente circulando pelas ruas, vai adorar a Nova Zelândia. Sua maior e mais populosa cidade, Auckland, possui apenas 1,6 milhões de habitantes.
A Nova Zelândia é também o país perfeito para estudantes que gostam de aliar a vibração de cidades abertas aos estrangeiros às boas oportunidades de emprego e estudo.
Lá você poderá estudar inglês e trabalhar em restaurantes, cafeterias, hoteis, lojas e supermercados. Uma boa notícia para quem quer amenizar os gastos no país e, de quebra, salvar aquela grana para dar uma viajada depois, não é mesmo?
DNA outdoor
Um dos principais aspectos da cultura da Nova Zelândia é o seu apreço por programações outdoor.
Para os neozelandeses, aproveitar a vida é sinônimo de viajar, fazer trilhas, acampar e curtir as atrações ao ar livre.
E por falar em viagem, os moradores locais adoram uma road trip e acabam transferindo essa prática para quem adota o país como sua casa por um tempo.
Praia, montanha, lagos, vulcões e até a cidade que foi cenário para o filme Hobbit e a triologia Senhor dos Aneis – a Hobbiton – esperam os intercambistas apaixonados por viagem.
Aliás, se você for pilhado, pode até alugar uma campervan e sair rodando pela Nova Zelândia. Como o país é pequeno, é bem possível que você tenha condições de conhecer todo ou boa parte dele.
Veja também: 11 curiosidades para você ficar maluco pela Nova Zelândia
Oportunidades de estudo na Nova Zelândia
Responsáveis por atrair boa parte dos intercambistas, os cursos de inglês são o forte da Nova Zelândia.
Outra possibilidade é optar por cursos técnicos. Diferente da Austrália, onde uma infinidade de áreas de estudo é ofertada para os intercambistas, na Nova Zelândia, os tipos de cursos acabam sendo mais restritivos.
Marketing, Administração, Gastronomia e Tecnologia da Informação (TI) são opções as quais os intercambistas que tiverem um bom nível de inglês podem investir. =)
Menos burocracia: Brasileiros que desejam fazer um intercâmbio de curta duração (até 3 meses) encontram na Nova Zelândia um lugar menos burocrático para fazer intercâmbio. Isso porque não há necessidade de aplicação prévia para a emissão do visto. Uma dor de cabeça a menos, não é mesmo?
Melhores cidades para fazer intercâmbio na Nova Zelândia
- Auckland: metrópole da Nova Zelândia e a cidade com maior concentração de estrangeiros do país. É onde está localizado o centro de negócios e, por consequência, muita oferta de emprego.
- Wellington: com pouco mais de 200 mil habitantes é a cidade mais alternativa e descolada da Nova Zelândia. As melhores escolas internacionais também estão lá.
- Christchurch: cidade em reconstrução após sofrer um forte terremoto em 2011. Clima de colaboração coletiva é um dos grandes fortes da cidade. Há muitas vagas de trabalho na área da construção civil.
- Queenstown: cidade turística com paisagens incríveis. Recebe visitantes do mundo todo e possibilita que brasileiros trabalhem na área de hospitality: bares, restaurantes e hoteis.
Quer saber mais sobre os atrativos e as oportunidades das melhores cidades da Nova Zelândia? Clique aqui e veja qual cidade mais tem a ver com o seu perfil.
4) Irlanda
Oportunidade de emprego: 👔👔👔👔
Custo de vida: 💰💰💰
Diversão: 😀😀😀😀
Segurança: 👌👌👌👌
Qualidade de vida: 👍👍👍👍
Transporte público: 🚶🚶🚶🚶
Vida noturna: 🍸🍸🍸🍸
LGBT Friendly: 🌈🌈🌈🌈
Decidiu viajar de última hora? Então comece a considerar a Irlanda para fazer o seu tão sonhado intercâmbio.
Além de ser um destino mais barato quando comparado aos demais citados neste post, a Irlanda é menos burocratizada.
Quer dizer que independente do tempo programado para ficar no país, você poderá emitir o visto de turista ou de estudante (que dá direito a trabalhar), sem a necessidade de emissão prévia e, claro, gastos a mais.
Essas condições facilitadas transformam a Irlanda – e principalmente Dublin – em um lugar muito frequentado por estrangeiros do mundo todo.
Outra grande vantagem da Irlanda é a sua localização. Se houver o mínimo de planejamento, você tranquilamente poderá conhecer vários países da Europa durante o seu intercâmbio.
Chegou sexta-feira, partiu Paris? Que tal Portugal? Holanda, Hungria?
Essa mágica acontece por conta das companhia Low Coast. Empresas aéreas como Ryanair e Easy Jet lançam promoções incríveis. Se você estiver atento poderá comprar passagens que variam de 10 a 50 euros. Impossível não se jogar!
Dias cinzas
A Irlanda é incrível. Além de apresentar todo o charme do velho mundo, o país propicia aos intercambistas a chance de viver uma imersão histórica e cultural muito singular.
Existe apenas um problema.
O sol nem sempre dá as caras.
Dias cinzas, vento e aquela chuva torta, tipo garoa, são lugar comum e integram o repertório do clima irlandês.
É por isso que o povo local aprendeu a gostar TANTO de pubs e, por consequência, se especializou em criar cervejas artesanais de qualidade. (A Guiness está aí para comprovar).
Dica 1: Por mais que seja clichê, por favor, não deixe de conhecer o The Temple Bar, em Dublin. O pub foi criado em 1810 e é um verdadeiro sucesso de crítica e público.
Dica 2: Se tiver a oportunidade – e viajar na época, claro – marque presença em alguma celebração de Saint Patricks Day. Só quem vive o 17 de março na Irlanda entende tamanha a festa e a vibração das ruas.
Não deixe de ler: 7 motivos para decidir fazer o seu intercâmbio na Irlanda
Oportunidades de estudo na Irlanda
Ainda que o sotaque dos irlandeses seja um pouco mais carregado, o foco da irlanda é o ensino do inglês. A boa notícia é que as escolas são reconhecidas internacionalmente e apresentam uma equipe renomada de experientes professores.
Outro detalhe bem importante é que é possível aliar estudo e trabalho na Irlanda. Com o visto de estudante, os intercambistas têm a oportunidade de trabalhar 20 horas por semana durante o período de estudos e até 40 horas semanais nas férias!
Melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda
- Dublin: a capital da Irlanda e a cidade onde tudo acontece no país. AInda que seja a mais populosa, possui apenas 530 mil habitantes. É a cidade mais turística e desejada do país.
- Corks: segunda maior cidade, com 120 mil habitantes. Alia a característica cosmopolita com o clima de uma pequena cidade universitária. Apresenta uma riquíssima tradição nas artes e na música;
- Limerick: a cidade onde você menos encontrará brasileiros e a que mais preserva os costumes irlandeses.
5) Estados Unidos
Custo de vida: 💰💰💰💰💰
Diversão: 😀😀😀😀😀
Segurança: 👌👌👌👌
Qualidade de vida: 👍👍👍👍
Transporte público: 🚶🚶🚶🚶🚶
Vida noturna: 🍸🍸🍸🍸
LGBT Friendly: 🌈🌈🌈🌈
É o clássico dos clássicos. Se você deseja aprimorar o seu inglês em um intercâmbio de curta duração, os EUA é o destino perfeito.
Falamos isso porque o país não permite que o aluno e estude e trabalhe. O intercâmbio de longa duração, portanto, pode se tornar mais oneroso que os demais lugares onde o estudante pode fazer aquela graninha extra.
Mas se você quer aprimorar o inglês, fazer compras e conhecer um país que dita as tendências mundiais, sem dúvidas, está indo para o lugar certo.
Outra grande vantagem dos EUA é o fato de você poder aprender o inglês com o sotaque americano, aquele que estamos acostumados a ouvir em filmes, músicas entre outras referências do idioma que chegam até nós todos os dias.
Soma-se a isso o fato de o país contar com inúmeras opções de cidades e vivências culturais diferentes.
Oportunidades de estudo nos EUA
Nos EUA você poderá fazer o clássico curso de Inglês Geral ou investir em algum curso preparatório para os exames de proficiência.
Adolescentes também têm a oportunidade de participar dos programas de Summer ou Winter Camps, programas que desafiam os jovens a participar de dinâmicas, passeios e excursões onde a premissa básica é a interação.
Cursos de inglês específicos como Inglês para Negócios, Inglês Acadêmico e até Inglês 30+ (indicado para pessoas com mais de 30 anos) também são alternativas a serem consideradas nos Estados Unidos
Melhores cidades para fazer intercâmbio nos EUA
- Nova Iorque: Caldeirão cultural é onde fica o coração dos EUA. Manhattan, Broklyn e uma infinidade de descobertas culturais esperam pelos intercambistas no centro do mundo.
- Chicago: Com uma arquitetura impressionante e mais de 500 parques, Chicago tem uma vida cultural vibrante e sedia museus de primeira.
- Los Angeles: Capital mundial dos filmes é uma das cidades mais divertidas e agitadas dos EUA.
- Santa Mônica: Tem praia, estudos, entretenimento e muitas atividades ao ar livre.
Partiu planejar o seu intercâmbio?
Fazer um intercâmbio é uma oportunidade única para desenvolver seu lado pessoal e profissional em uma tacada só!
Comece a planejar a sua jornada fora do país agora mesmo e aproveite para comentar abaixo o que achou dos melhores lugares para fazer intercâmbio. =)
Não esqueça de contratar uma agência de intercâmbio de confiança para dar asas a esse grande sonho.
Intercâmbio é coisa séria e deve ser planejado com a ajuda de profissionais comprometidos.