perth australia

Perth na Austrália: Tudo o que você precisa saber ANTES de ir

Perth, na Austrália, pode até não ser o destino mais conhecido da terra dos cangurus, mas é uma das cidades mais indicadas se você quiser fazer um intercâmbio. 

Por quê?

É porque Perth alia tudo o que um intercambista precisa se a intenção for estudar, trabalhar e garantir uma completa experiência internacional:

  • Foi a cidade que mais cresceu na Austrália nos últimos 10 anos;
  •  Tem uma economia em ascensão;
  • Apresenta um repertório variado de lugares (lindos!) e praias paradisíacas para conhecer;
  • É mais barata se comparada aos grandes centros da Austrália;
  • Mescla ares de interior com o fervo de cidade grande (fique tranquilo, pois agito não vai faltar!);

É  por isso que a combinação Perth, Austrália e intercâmbio faz todo sentido. 

Você vai ter acesso a um ensino de qualidade ímpar e ainda vai poder aproveitar um destino que vem absorvendo cada vez mais intercambistas do mundo todo.

Vem que a gente te conta tudo sobre como é viver em Perth.

O que você vai ler neste artigo:

  • Informações gerais (população, região, temperatura, fuso horário);
  • O que fazer em Perth? 
  • Intercâmbio em Perth;
  • Custo de vida em Perth;
  • Bairros de Perth;
  • Melhores escolas para estudar inglês em Perth;
  • Mercado de trabalho em Perth;
  • 5 coisas que você precisa saber antes de ir para Perth;

Leia também: 8 super motivos para fazer seu intercâmbio em Perth na Austrália

Informações gerais 

Com quase 2 milhões de habitantes, Perth é considerada a cidade grande mais isolada do mundo. Essa localização, porém, não quer dizer, que há poucos recursos por lá. 

Pelo contrário. Perth é a capital do estado de Western Australia, rota de negócios de executivos do mundo todo e um dos estados que mais apresenta índices de crescimento em sua economia. 

A cidade é também super bem cuidada. Você não vai ver avenidas sujas, espaços públicos depredados, tampouco alguma obra pública abandonada. Tudo é perfeitamente organizado. 

Clima em Perth: Um clima muito similar ao Brasil

No verão (dezembro a março), os termômetros variam de 20°C a 33°C e no inverno (junho a setembro), a mínima fica em torno de 10°C e a máxima não passa dos 19°C. 

Ou seja, se você quiser fugir de um frio mais exagerado (que existe na Austrália, acredite), Perth é uma ótima alternativa. 

Fuso horário em Perth

Intercambistas que desejam manter contato com a família na Austrália devem ficar atentos ao fuso horário. Em Perth, a diferença é de 11 horas a mais. Ou seja, se no Brasil são 11 horas da manhã, em Perth será 10 horas da noite. 

O que fazer em Perth? Pontos turísticos e praias;

Como já citamos, Perth é uma cidade grande com uma infinidade de programações para fazer. Listamos alguns dos principais pontos turísticos para você colocar como prioridade. 

Kings Park

kings park perth

O Kings Park é simplesmente uma parada obrigatória. Situado em plena selva de pedra, o espaço é uma espécie de Central Park da Austrália. 

Trata-se de um parque cheio de vida, natureza e que permite que os visitantes relaxem dos afazeres do dia a dia a um passo do centro. 

Além de contar com cafés, árvores nativas e as famosas wildflowers, flores do campo que só nascem em determinadas épocas do ano, o parque possui uma vista única. 

De sua imensidão verde é possível ver o Swan River, o rio que corta a cidade. 

Ah, e vale lembrar que o Kings Park ainda conta com uma passarela de vidro onde você poderá caminhar pelas copas das árvores. É lindo mesmo!

Cottesloe Beach

Perth, na Austrália, apresenta um repertório de praias paradisíacas. Uma das mais conhecidas é a Cottesloe Beach. Banhadas pelo oceano índico, suas águas são de um verde claro que convidam qualquer visitante a mergulhar.

O legal dessa praia é que você pode organizar uma programação para o dia todo. Além da vista por si só que já vale muito a pena, a Cottesloe possui calçadas com restaurantes, barzinhos e sorveterias de excelente qualidade. 

Mas atenção!

A Cottesloe Beach vai realmente se tornar inesquecível quando você assistir ao pôr do sol.  Há quem diga ser o visual mais bonito de Perth pela tonalidade alaranjada que segue na praia mesmo após o sol já ter se “escondido”. 

É de arrepiar!

Vai uma programação cultural aí?

Se você quiser mergulhar na história da Austrália (e de Perth), nada mais adequado do que visitar seus museus e galerias. 

Em Perth, o Art Gallery of Western Australia apresenta obras contemporâneas que retratam a história dos aborígenes. Impossível não se sensibilizar com a delicada situação na qual se encontram os nativos do país. 

Já o Western Australian Museum é um museu mais clássico de história natural, onde é possível encontrar ossadas de dinossauros meteoros e animais empalhados nativos da Austrália. 

Ambas as visitas valem a pena! =)

Fremantle: cidade portuária

freemantle perth

Na região metropolitana de Perth há uma cidade portuária chamada Fremantle. 

Se você quiser conhecer uma região com clima descolado, arte de rua, restaurantes, bares e casarões restaurados, não deixe de visitar Fremantle. 

Além de encontrar uma antiga cadeia transformada em hostel, lá você poderá conhecer o incrível museu naval, que conta a trajetória das navegações no mundo.

Vida noturna é em Northbridge

Northbridge é um dos bairros de Perth onde a vida noturna acontece. Lá estão localizados os bares mais badalados, como o  Ezra Pound, que leva o nome do poeta americano, e o Mechanics Institute, situado em um terraço super estiloso. 

Ilha Rottnest: paraíso próximo

A Ilha Rottnest é um dos passeios mais incríveis que você poderá fazer durante seu intercâmbio em Perth. Situado a cerca de 20 km da cidade, esse paraíso possui uma praia de areia clarinha e águas cristalinas que fazem o mar parecer uma piscina. 

Lá você poderá praticar diversos esportes aquáticos, nadar e, claro, aproveitar o clima rústico e simples da pequena ilha que tem como principal meio de transporte a bicicleta. Deu vontade de conhecer, né?

Intercâmbio em Perth

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando: 

Por que fazer um intercâmbio em Perth se tenho centros como Sydney e Melbourne a meu dispor?

Porque Perth é uma cidade com inúmeros benefícios. 

Além de possuir o custo de vida mais barato em comparação aos grandes centros, Perth é um exemplo do que podemos chamar de economia em ascensão. 

Soma-se a isso a qualidade de ensino (falaremos mais abaixo), as oportunidades de emprego e o próprio clima da cidade que mescla a pujança da cidade grande com a simpatia do interior. 

Ah, não esqueça que Perth também está na rota dos intercambistas do mundo todo! 

Isso quer dizer que você terá a oportunidade de fazer amizades internacionais e expandir o conhecimento sobre culturas com as quais você jamais imaginou conhecer. 

Vai por nós, esse é um dos maiores aprendizados do intercâmbio. 😉

Custo de vida em Perth

custo de vida perth

Conforme o site Expatistan, reconhecido por medir o custo de vida das cidades do mundo todo, Perth chega a ser até 28% mais barata que Sydney. 

É por isso que Perth, Austrália e Custo de Vida pode ser uma combinação bem vantajosa se a sua intenção for economizar. 

Conforme a experiência dos nossos intercambistas que já residiram em diversas cidades da Austrália, o valor médio dos gastos no país varia entre AU$340 (estilo de vida mais econômico) e AU$490 (estilo de vida mais luxuoso) por semana.

OBS: É claro que gastos são muitos subjetivos e variam conforme o estilo de vida da pessoas. A estimativa acima é apenas uma amostra para que você tenha condições de se organizar. 

Bairros de Perth

Morar em Perth é uma experiência única. Que tal conhecer os lugares onde você poderá dividir apartamento ou mesmo encontrar uma homestay (casa de família)?

Centro (CBD):

Pela localização e por toda a facilidade de transporte, o CBD é a escolha da maioria ao decidir onde ficar em Perth. O grande problema dessa região é que a por conta do perfil de negócios, a hospedagem pode se tornar bem cara. 

West Perth: 

É onde estão localizadas as principais subidas para o Kings Park. Próximo do Centro, o bairro é mais deslocado se comparado à austeridade da região central.

Subiaco

Dentre os bairros de Perth, o Subiaco é o que possui um dos apelos mais artísticos e que também conta com perfil residencial. Galerias de arte, bares, pubs e casas são lugares comum nesta região.

East Perth

Região mais calma, cheia de parques e restaurantes a beiro do rio, East Perth é o bairro perfeito se você desejar fazer caminhadas ou andar bicicleta observando uma bela paisagem. 

Melhores escolas para estudar inglês em Perth

Perth se destaca não só pela estrutura da cidade e opções de programação, mas também pelo seu alto nível de qualidade de ensino. 

Neste sentido, a Information Planet possui parceria com um grupo seleto de escolas, instituições que se preocupam não só com a metodologia, mas com o avanço do aprendizado conquistado pelos alunos. 

Para ajudar você nessa escolha, listamos abaixo as melhores escolas de inglês localizadas em Perth:

Mercado de trabalho em Perth

Em Perth, o mercado de trabalho para intercambistas está voltado para a área de hospitalidade, ou seja, para ocupações em que o foco está relacionado ao atendimento ao público ou limpeza de ambientes. 

Um dos diferenciais de Perth, especialmente neste momento em que a cidade vive um momento de expansão, é a oferta de emprego em obras. Homens costumam encontrar vagas como ajudante e mulheres na limpeza dos canteiros. 

A boa notícia é que por se tratar de um trabalho um pouco mais pesado, ele é também o que melhor paga. 

Assim como em qualquer cidade da Austrália, o tipo de emprego que você vai conseguir, vai depender do seu nível de inglês. 

Veja também: Salário mínimo na Austrália: quanto pagam aos brasileiros

Vagas como cleaner/diarista,lavador de pratos e ajudante de obras são indicadas para aquele intercambista que possui um inglês mais básico.

Já ocupações como garçom, caixa de supermercado, barista e até cozinheiro exigem um nível no idioma que varia do intermediário ao avançado. 

Delivery: o trabalho do momento

Outra ocupação que vem se destacando entre os intercambistas que viajam para Perth é a de entregador de pedidos, também conhecido como delivery. 

Além de proporcionar mais flexibilidade de horários, entregadores de sistemas como Uber Eats não precisam passar por entrevistas de emprego. 

Basta apenas seguir o passo a passo disponível no aplicativo já sair entregando. Para se deslocar, você pode alugar bicicleta, motocicleta ou até mesmo os patinetes elétricos – que já viraram onda no Brasil. 

Onde encontrar emprego?

Há inúmeras formas de você encontrar um emprego na Austrália. Além da busca em sites e mural de escolas, outra forma muito eficiente (e que costuma funcionar em Perth) é o clássico sistema door to door – porta em porta. 

Nesse contexto, a nossa dica é que você fuja de lugares óbvios, como o grande centro da cidade, e entregue seu currículo em bairros mais distantes, mas que também apresentam grande circulação de pessoas. 

Aproveite que o transporte público é eficiente e se joga! =)

Não deixe de ler: Como trabalhar na Austrália? Guia para iniciantes

Mas como eu vou saber quais bairros são os indicados?

Calma que tudo se ajeita. 

Assim que você chegar em Perth, uma equipe da Information Planet vai informar sobre a realização de um workshop de trabalho para intercambistas. 

Trata-se de um encontro semanal que tem como objetivo fornecer orientações sobre o mercado de trabalho na cidade, entrevista de emprego e até mesmo elaboração do currículo em inglês. 

Essa preparação – fundamental se a sua intenção for mesmo encontrar um emprego no país  – é apenas uma das atividades de suporte que a IP oferece lá fora. 

Confira alguns exemplos de sites onde você poderá procurar emprego:

5 coisas que você precisa saber antes de ir para Perth

  • Andar de ônibus na região central é grátis;
  • A cidade mais próxima está localizada a mais de de 2000 kilômetros de distância. Ir de Perth a Adelaide é equivalente a ir de Londres a Moscou;
  • A cidade também é conhecida por oferecer vinhos de qualidade e incríveis regiões vinícolas;
  • Perth fica mais próxima da paradisíaca Bali (na Indonésia), do que Sydney e Melbourne.

Perth: um paraíso para intercambistas

Gostou de Perth? Impossível não querer ir pra lá agora mesmo, né?

Com estrutura, agito, beleza e, mais importante, suporte,  a cidade é, sem dúvidas, um dos destinos mais interessantes quando o assunto é intercâmbio na Austrália

Se você, assim como nós, também se apaixonou por Perth, solicite aqui um orçamento personalizado e aproveite para tirar todas as suas dúvidas com os nossos especialistas em intercâmbio.

Aproveite para conhecer  os demais destinos. A Information Planet oferece intercâmbios incríveis em cidades como Adelaide, Melbourne, Gold Coast e, claro, Sydney

2 thoughts on “Perth na Austrália: Tudo o que você precisa saber ANTES de ir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]