brisbane australia

Brisbane na Austrália vai te surpreender: Guia Completo

Brisbane, na Austrália, pode ser um destino e tanto se você procura um lugar legal e não tão caro para fazer um intercâmbio. 

Sabe aquela cidade com clima de interior e estrutura de metrópole?

Essa é mais ou menos a vibe de Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália que reserva atrações únicas para os intercambistas.

Museus, feirinhas ao ar livre, parques para relaxar ou fazer churrasco entre amigos e até uma praia artificial no meio da cidade são apenas uma amostra do que Brisbane na Austrália pode oferecer.

Mas calma que tem muito mais.

Qualidade de ensino, oportunidades de emprego e dias ensolarados também integram a lista de características dessa que é considerada uma das cidades mais queridas da Austrália (e que adora receber intercambistas do mundo todo!)

Vem conhecer tudo sobre Brisbane?

Informações gerais sobre Brisbane, na Austrália 

Com quase 2,3 milhões de habitantes, Brisbane é a capital do estado de Queensland, conhecido como “Estado Ensolarado”. Trata-se da terceira maior cidade da Austrália, ficando atrás apenas de Sydney e Melbourne. 

Amantes do verão, atenção:

Brisbane está localizada no leste da Austrália e possui um clima subtropical com temperaturas quentes durante boa parte do ano.

No verão a média varia de 24°C a 31°C e no inverno vai de 17°C a 26°C. 

Os intercambistas que desejarem manter contato com a família devem ficar atentos a este detalhe: o fuso horário na Austrália e em Brisbane é de 13 horas a mais. 

A cidade é cortada pelo Brisbane River e o transporte público, como em toda a Austrália, é de extrema qualidade.

Uma curiosidade muito específica de Brisbane é que um dos principais meios de locomoção, além de ônibus e trem é a balsa.

O legal é que todos eles são ligados por um sistema integrado chamado Translink. Aí basta acessar o site para entender qual é o melhor meio de chegar ao destino desejado.

Ah, se você é daqueles que adora dar uma volta de bicicleta, vai se dar bem em Brisbane. Além de contar com inúmeros sistema de aluguel de bike, a cidade apresenta ciclovias muito bem estruturadas. Só não esqueça do capacete, ok? 

Usar esse equipamento de segurança é lei em Brisbane e se algum fiscal de pegar é multa na certa. 

O que fazer em Brisbane?

o que fazer em Brisbane?

Abriu aí o bloco de notas? Salve tudo porque a lista é grande. 

Quando falamos Austrália, automaticamente associamos ao país suas belas praias, não é mesmo? Pois saiba que Brisbane não é litorânea. 

Mas calma, pois esse detalhe não precisa deixar você frustrado, afinal a cidade é ponto de partida para as mais belas praias de toda a costa australiana, como Noosa, Gold Coast e Sunshine Coast. 

Para chegar a esses paraísos de água cristalina não é difícil. Trem, ônibus ou até carro (se você tiver disposição para alugar) são algumas das opções.

Mas se o dia estiver muito quente e você quiser conhecer um lugar diferente, nada impede de visitar a praia artificial de Brisbane que foi construída no meio da cidade!

Pode parecer estranho ou, no mínimo curioso, mas o lugar é lindo e oferece uma ótima estrutura para os banhistas. Vale a pena conhecer. 

Se você estiver de bobeira e pesquisar Brisbane Austrália e o que fazer vai automaticamente ser direcionado para um de seus parques. 

O South Bank Parkland é exemplo de espaço verde, limpo e bem cuidado. Cenário para fotos no Instagram, o local conta com um jardim irretocável, espaço para piquenique, um templo budista e até churrasqueiras elétricas.

 Aliás, acostume-se: australiano adora fazer o seu barbie (é assim que chamam churrasco) em espaços ao ar livre. Justamente por isso o governo disponibiliza esse tipo de estrutura em parques e praias. Nesse contexto a regra, claro, é sempre a mesma. Usou? Limpou! Deixou sujo? Tem multa. Simples assim. 

Ah, se você é daqueles que adora  uma aventura, não pode deixar de ir ao Brisbane Forest Park. Trata-se de um espaço com matas naturais onde você pode acampar, caminhar e até montar a cavalo. 

Brisbane Turismo em Lone Pine Koala Sanctuary

Já o Lone Pine Koala Sanctuary é um dos pontos que mais envolve natureza e fofura. Localizado a poucos minutos do centro, esse é aquele lugar para você estreitar ainda mais sua relação com a natureza e se encantar com um dos bichos mais fofos do mundo: o coala.

O próprio nome do parque, aliás, já sugere: são, pelo menos, 130 coalas circulando pelo local. Um amor!

Quem gosta de compras não deve deixar de ir à  Queen Street Mall. O local funciona como uma espécie de shopping a céu aberto e recebe mais de 26 milhões de visitantes ao ano. O espaço se popularizou tanto que hoje é um ponto de encontro e lazer com restaurantes, bares e até cinema. 

Ah, tem também o Little Stanley Street e Young Designers Market, feirinhas de rua voltados para quem ama encontrar lembrancinhas ou qualquer outro tipo de artigo que seja característico da região 

Mas tá faltando um detalhe que ainda não tocamos neste artigo…

Como é a vida noturna em Brisbane?

Perto da área de negócios, o bairro de Fortitude Valley é onde a vida noturna de Brisbane pulsa. Nesta região os estudantes e trabalhadores se encontram para frequentar pubs e casas noturnas – tem opções para todos os estilos e difícil é entrar em um só. 

Fique atento somente aos horários. O relógio marcou 3 horas?  É hora de todo mundo voltar pra casa. Em Brisbane (e em toda a Austrália) nenhum estabelecimento funciona além desse horário. É por isso que os rolês começam bem mais cedo!

Quem tem um pézinho colado na arte ou é apreciador mesmo deve colocar como prioridade visita na Gallery of Modern Art (GoMA) e na  Queensland Art Gallery. Já  apresentações de tirar o fôlego como balés e orquestras ficam por conta da Opera Queesland.

Mas se a sua onda for esportes…

Vale a pena assistir, nem que seja uma vez, alguma partida de Cricket no Brisbane Cricket Ground. Também conhecido como Gabba, o espaço é sucesso de crítica e público e reúne os amantes do esporte que vibram muito com os times.

Custo de vida em Brisbane

custo de vida em Brisbane

Brisbane, Austrália e custo de vida. Aí está uma boa combinação para quem quer fazer intercâmbio, mas vai ter que economizar. É porque Brisbane pode ser considerada uma das cidades mais baratas para fazer intercâmbio na Austrália.

Conforme o Expatistan, a cidade chega a ser até 15% mais barata que Sydney ou Melbourne.

Significa dizer que custo de aluguel em Brisbane, alimentação e contas mensais são, sim, mais em conta.

Para você conseguir se programar, o valor médio do custo de vida na Austrália fica entre os AU$340 (estilo de vida mais econômico) e AU$490 (estilo de vida mais luxuoso) por semana.

Melhores escolas para estudar inglês em Brisbane

melhores escolas de inglês em Brisbane

Já quer se ambientar e descobrir qual escola de inglês em Brisbane tem mais a ver com o seu perfil?

Confira abaixo a lista das selected schools, escolas que integram um grupo seleto de instituições recomendadas pela Information Planet:

Entenda tudo sobre a metodologia das escolas na Austrália em:
23 melhores escolas para estudar na Austrália

Mercado de Trabalho em Brisbane

Assim como em boa parte da Austrália, a maior oferta de empregos em Brisbane está concentrada na área de hospitalidade. Ou seja, trabalhos direcionados a estabelecimentos como restaurantes, bares, hoteis e cafés.

As atividades geralmente são voltadas à limpeza ou atendimento ao público, como barista, operador (a) de caixa e garçom (garçonete).

É claro que o seu nível de inglês vai ajudar a determinar qual tipo de trabalho você vai conseguir lá fora.

Veja: Como trabalhar na Austrália? Guia para iniciantes

Quer ver alguns exemplos?

Nível básico

Lavador de pratos
Limpeza/diarista

Nível intermediário

Cozinheiro (a)
Garçom
Ajudante de loja

Nível avançado

Assistente administrativo
Chef de cozinha
Barista

E a remuneração?

O seu ordenado em Brisbane não será inferior que  AU$ 2.780,00 mensais, valor do salário mínimo da Austrália.

Mas você pode ganhar bem mais! Existem ocupações que pagam até AU$ 30,00 a hora.

Aproveite que a cidade vive um momento de expansão econômica e vá em busca de um novo desafio.

Ah, só não esqueça que emprego nenhum cai do céu, ok? Assim que estiver estabelecido em Brisbane, arregace as mangas e comece a procurar trabalho seja em sites, grupos de Facebook ou mesmo de porta em porta nos estabelecimentos.

A boa notícia é que a Information Planet tem um escritório em Brisbane e realiza workshops semanais com o objetivo de preparar os intercambistas para procurar uma vaga de emprego.

Os encontros contam com orientações sobre como montar o currículo e também se portar na entrevista. É claro que falamos sobre os melhores caminhos para procurar uma vaga de trabalho. Aí fica bem mais fácil…

Se interessou pelo assunto? Não deixe de conferir o artigo
Empregos na Austrália: a realidade do mercado de trabalho para brasileiros

5 coisas que você precisa saber antes de ir para Brisbane

cidade de Brisbane na Austrália

1) Brisbane é a terceira maior cidade da Austrália;
2) A cidade não litorânea, mas é cortada por rios e tem uma praia artificial;
3) A poucos quilômetros da cidade existe um parque onde você pode avistar nada menos que 130 coalas;
4) Além do trem e do ônibus, outro principal meio de locomoção em Brisbane são os ferry boats (balsas);
5) Chuva em Brisbane é uma raridade, por isso ela é conhecida como a cidade ensolarada.

Conclusão: partiu intercâmbio em Brisbane?

Como você pode notar, a cidade de Brisbane, na Austrália, é cheia de atrações que não por acaso tem atraído cada vez mais intercambistas do mundo todo. 
Que tal fazer um orçamento personalizado e descobrir mais detalhes sobre essa cidade e sobre o futuro programa de intercâmbio que você poderá realizar nela?

Você também pode descobrir quais são os destaque de outras super cidades da Austrália, como:

Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio e dê o 1° passo rumo a esse sonho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]