canada ou australia

Canadá ou Austrália? Compare e decida o destino do seu intercâmbio

Canadá ou Austrália? Qual país é o mais indicado para fazer um intercâmbio? A resposta não é assim tão simples, afinal os dois destinos competem valendo nos quesitos qualidade de ensino e de vida, recepção a estrangeiros e atrações turísticas.

A boa notícia é que se você parar tudo o que estiver fazendo para ler este artigo, vai ter condições de esclarecer qual país combina mais com o seu perfil!

Para ajudar nessa importante decisão, vamos levantar pontos da Austrália e do Canadá relacionados ao clima, à educação e qualidade de vida e conceder os instrumentos para que você defina qual país vai ao encontro dos seus objetivos.

Partiu descobrir se você vai morar na Austrália ou no Canadá?

O que você vai ver neste artigo:

Nível de educação e qualidade de vida

De todos os tópicos abordados neste texto, este pode ser o mais uniforme. É porque tanto a Austrália, quanto o Canadá apresentam níveis de educação e de qualidade de vida altíssimos.

Para você ter uma ideia, a cidade de Melbourne, segundo maior polo econômico da Austrália, já foi considerada sete vezes consecutivas a melhor cidade para se viver no mundo pela revista The Economist.

Já o Canadá foi eleito, nada menos, que o território com a melhor qualidade de vida do planeta. O estudo foi feito pela U.S News, em parceira com o grupo BAV, a empresa de marketing VLMY&R e a Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

O que podemos concluir?

Que se o assunto for segurança, limpeza e estrutura de espaços e serviços públicos, você estará muito bem servido em ambos os países.

Aliás, destaque para o transporte público. Ônibus, metrô, trem, não importa… Todos eles funcionam muito bem!

E se você preferir pela bicicleta, fique tranquilo porque o sistema de ciclovias também foi elaborado com perfeccionismo para garantir a segurança dos ciclistas e a conexão entre bairros e centro.

Na educação o cenário é muito parecido: nível máximo de qualidade em todas as escolas e faculdades.

A única diferença está associada ao perfil de estudantes que procuram Canadá ou Austrália.

Perfil de estudantes do Canadá

O Canadá é mais conhecido por receber estrangeiros que fazem intercâmbio de curta duração.

Mas por que curta duração?

Porque o país não permite que intercambistas matriculados em cursos de idioma trabalhem (explicaremos em detalhes abaixo). Logo, fazer um intercâmbio no Canadá e manter-se no território mais que três meses sem receber uma graninha extra acaba ficando mais salgado para o intercambista

Em compensação, o país também se coloca como um ótimo destino para profissionais que desejam aprimorar seu inglês no universo corporativo.

Aí eles aproveitam os 30 dias de férias do trabalho para se matricular em um curso de Business English e, claro, ampliar o networking internacional! Bacana, né?

Saiba mais: 9 melhores escolas para estudar inglês no Canadá em 2019

Mas se mesmo assim você quiser fazer um intercâmbio de longa duração no Canadá, a dica é optar por cursos de ensino superior como o College (que permite trabalhar) ou os cursos Co-Op (em  que você pode fazer um estágio no final do curso).


Perfil de estudante Austrália

Os estudantes que fazem intercâmbio na Austrália costumam investir em programas de estudo e trabalho. Ou seja é aquele perfil que viaja com o objetivo de ficar mais tempo – entre 6 meses e 1 ano – e, muitas vezes, tenta a renovação do visto em vias de encerrar a experiência.  Viu como é difícil querer ir embora da Austrália?

Veja quais são as 24 melhores escolas para estudar inglês na Austrália

Além das aulas de idioma, a Austrália também oferece os cursos profissionalizantes chamados Vocational Educational Training (VET).  Trata-se de uma formação que alia teoria e prática e foca no mercado de trabalho com a possibilidade de estudar diversas áreas, como yoga, ginástica, mecânica, marketing, massagem e até mergulho.


Trabalhar na Austrália ou no Canadá: entenda as diferenças

A grande diferença entre a Austrália e o Canadá é que no primeiro país é possível aliar estudo e trabalho, mas no segundo não.  Entenda no detalhe:

Austrália: Estudantes matriculados em cursos de idioma a partir de 14 semanas podem trabalhar até 20 horas semanais no período letivo e até 40 horas durante as férias. O mesmo vale para quem optar pela formação VET.

As vagas de trabalho são direcionadas à área de hospitalidade, ou seja, ocupações em estabelecimentos como pubs, hoteis, restaurantes e cafés. Essa condição só é permitida se você emitir o visto de estudante.

Saiba mais: Empregos na Austrália: a realidade do mercado de trabalho para brasileiros

Canadá: Você só poderá trabalhar no Canadá se estiver matriculado em algum curso de ensino superior, como College. Neste caso, a regra é a mesma exigida na Austrália: 20 horas por semana no período letivo e 40 horas nas férias. Lembre-se sempre: é expressamente proibido trabalhar no país se você for estudar inglês ou francês. Veja aqui mais detalhes sobre a emissão do visto canadense.

Ainda que o governo canadense seja mais rígido no que tange às regras de estudo e trabalho, ele também acaba flexibilizando os caminhos para profissionais que queiram imigrar no futuro.

É claro que existe uma série de regras e processos burocráticos a serem cumpridos, mas o college, por exemplo, é uma excelente porta de entrada para a imigração.

Canadá ou Autrália? Compare o custo de vida

Calcular o custo de vida é uma tarefa muito subjetiva, pois tudo depende do quão econômico (ou não) o intercambista consegue ser.

O que não podemos fugir é: o custo de vida da Austrália e do Canadá será, sim, mais caro em comparação ao Brasil, até porque a moeda é outra.

Mas para tudo existe os dois lados, não é mesmo?

Nesse caso, a boa notícia é que sempre tem aquela forma de economizar! E se você estiver incluso no grupo de intercambistas que vai trabalhar no destino, a história fica melhor ainda, afinal você poderá custear os seus gastos por lá e ainda salvar aquela graninha para viajar pelos arredores.

Custo de vida na Austrália

O valor médio do custo de vida na Austrália varia de AU$340 (estilo de vida mais econômico) a AU$490 (estilo de vida mais luxuoso) por semana.

A grande questão é que o poder aquisitivo de quem trabalha na Austrália aliado ao retorno em infraestrutura compensam o alto custo (alto porque automaticamente convertemos o valor para reais, mas não precisa ser assim).

Aliás, você sabia que no Brasil temos que trabalhar 12,58 vezes mais que na Austrália para adquirir um Iphone X? A pesquisa é do Estadão.

Pense nisso e aproveite para ler as formas de economizar e os detalhes dos custos na terra dos cangurus em: Custo de vida na Austrália: calcule seus gastos no destino

Custo de vida no Canadá

No Canadá, a média que será gasta envolvendo acomodação, contas básicas e alimentação é de CAD$ 300,00 semanais. Mas se você já vai ficar pouco tempo e quer aproveitar as atrações ao máximo, reserve, pelo menos, CAD$ 400,00 por semana.

Dica: A vida no Canadá (moradia, alimentação mensalidade em escolas/colleges) é mais custosa em Toronto e Vancouver se comparada a outras cidades como Quebec City, Montreal, Calgary, Ottawa e Winnipeg. Nessas cidades, o custo baixa, pelo menos, 20%.

Aliás se uma das suas prioridades é economizar por lá, cozinhe em casa e leve a refeição para a escola. As instituições são preparadas com cozinha, geladeira e microondas justamente porque entendem a realidade financeira dos intercambistas.

Vai por nós, almoçar ou jantar fora no Canadá pode aumentar os seus gastos consideravelmente.

Outro conselho se você quiser economizar no destino é dividir apartamento (ou até quarto).  Diferente da realidade do Brasil, lá é comum que as pessoas – mesmo os moradores locais – coloquem quartos disponíveis em suas casas e apartamentos para alugar.

Por isso é muito importante se despedir do Brasil com a mente aberta porque talvez você não tenha tanta privacidade assim na acomodação.

Mas quer saber de uma coisa? Você só tem a ganhar com isso.

Além de aprender a conviver com outras culturas e exercitar a sua capacidade de adaptação, essa experiência permite que você crie laços de amizade que levará para a vida toda.

Saiba mais em: Custo de vida no Canadá para intercambistas

Cultura e clima

canadá ou austrália clima
Qual paisagem acima você gostaria de vivenciar?

Está chegando a hora de você decidir! E é bem provável que as condições climáticas sejam determinantes para escolher entre o Canadá ou a Austrália.

Canadá: neve e frio

Amante do frio, não pense duas vezes: o Canadá é o destino perfeito para o seu intercâmbio. Se a viagem for planejada entre dezembro e março, então, você vai ficar completamente apaixonado.

Temperaturas negativas, neve, muita neve, café, chocolate quente, gorros, casacões e luvas serão lugar comum.

Evidente que o frio intenso é sentido somente na rua, já que nos ambientes fechados o sistema de calefação dá conta do recado e fará com que você ande de bermuda em casa, se assim preferir.

Mas o fato é que esse é o clima do Canadá entre o fim e o começo do ano: muito frio e temperaturas que podem alcançar 20 graus negativos.

Ah, tenha consciência de que no alto do inverno escurece super cedo, por volta das 16h30/17 horas .Então aqueles dias ensolarados podem se tornar bem raros. Em compensação quando aparecem, é uma alegria só. Todo mundo vai pra rua aproveitar!

Em abril o frio começa amenizar e as temperaturas, até chegar o verão, variam entre 12 e 25 graus. Trata-se do clima ideal para quem não é muito adepto ao inverno e consegue abdicar sem esforço de passeios em estações de esqui ou montanhas nevadas.

Não deixe de ler: 7 melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio

Austrália: praia e calor

Amante do verão e do clima praiano: não pense duas vezes. A Austrália é o destino perfeito para o seu intercâmbio. Ainda que o inverno dê as caras em meados de junho, predomina na Austrália o sol e aquela vibe costeira o ano todo.

Para você ter uma ideia, na cidade de Brisbane chega a fazer até 300 dias de sol por ano!

Aí já viu, né? Pôr do sol na praia, manhãs ensolarados de exercício na costa e parques para fazer piquenique e aproveitar as programações ao ar livre serão o seu plano de fundo diário por lá.

Conheça: 10 melhores cidades da Austrália para fazer intercâmbio

Cultura: receptivos a estrangeiros

Ainda que o clima seja bem diferente entre um país e outro, ambos os destinos se encontram quando o assunto é recepção aos estrangeiros.

Isso acontece porque tanto a Austrália, quanto o Canadá funcionam como uma espécie de caldeirão cultural. Tem gente de todas as partes do mundo morando lá.

É claro que existem diferenças de estilo de vida, como a pegada mais surfe e lifestyle na Austrália e o lado mais workharder e estudioso no Canadá. Mas lembre-se que nenhum lugar é só uma coisa ou outra, ok? Evitemos rótulos!

A cultura do Canadá em 5 fatos:

  • É um país bilíngue (inglês e francês);
  • O Hockey é um dos esportes que mais faz sucesso por lá;
  • É considerado um dos países mais polite (educados) do mundo;
  • É o território que possui o maior número de lagos de água doce do mundo;
  • E o sétimo país mais feliz do mundo, segundo World Happiness Report 2017.

A cultura da Austrália em 5 pontos:

  • São loucos por esportes (qualquer modalidade está valendo);
  • Churrasco é desculpa para qualquer reunião;
  • Filosofia work smarter, not harder (trabalhe, sim, mas aproveite a vida também);
  • Curtem (muito!) a vida ao ar livre e adoram um festival de música;
  • São praianos (é o país com a maior quilometragem de costa do mundo).

Respeito mútuo

Outro ponto fascinante desses países é o tratamento que seus habitantes concedem às pessoas. Não importa se o morador é médico, advogado, lavador de pratos ou pedreiro. Todos serão atendidos da mesma forma, independente do lugar onde estiverem.

Essa característica, aliás, é fator comum dos países de primeiro mundo, que concedem educação de qualidade a seus habitantes e, por consequência, forma cidadãos que priorizam o respeito em todas as suas relações.

Quer saber mais sobre a cultura desses dois países? Leia:

Cultura da Austrália: 9 costumes que você precisa conhecer antes de ir

[TOP 12] Curiosidades do Canadá que ninguém te contou até hoje

Preço do intercâmbio

O valor do intercâmbio para Austrália ou Canadá pode variar muito conforme a duração, o curso e o tempo de estadia.

Clique abaixo para acessar nosso simulador de intercâmbio e ter uma noção de investimento em cada país?

E aí, decidiu qual país é o mais indicado para fazer o seu intercâmbio?

Selecionamos depoimentos de dois intercambistas que viajaram pela IP e relatam como foram/estão sendo as experiências na Austrália e no Canadá. Confira:

depoimento austrália
“Permiti me conectar com a natureza local e me entregar de coração”, por Gabriela Simoni da Silva

“Fazer intercâmbio na Austrália sempre foi um sonho, mas não imaginava que realizá-lo seria muito melhor do que eu esperava. Desde que cheguei em Byron Bay, em abril de 2018, conheci lugares paradisíacos, encontrei pessoas incríveis e vivi vários momentos inesquecíveis.

Além de aprender inglês, as experiências do dia a dia nessa pequena cidade no litoral de New South Wales ensinaram um jeito diferente de me relacionar e respeitar o meio onde vivo e as pessoas com quem convivo.

Byron tem uma praia mais linda do que a outra e te dá a oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro, seja na escola, no trabalho, curtindo o dia na beira do mar ou nos bares à noite.

É uma cidade turística, ponto de encontro de surfistas e tem um estilo que mistura um ar hippie chique com uma pegada meio caipira. Para mim hoje é também um lugar mágico, onde permiti me conectar com a natureza local e me entregar de coração aberto para conhecer e entender quem escolheu este pontinho no leste da Austrália para chamar de lar.”

depoimento canadá
“Foi o período em que mais amadureci na minha vida”, por Luis Kaseker,

Posso dizer que meu intercâmbio tem sido um grande aprendizado não somente na língua inglesa, mas na cultura também. Moro com uma família de filipinos que são pessoas incríveis e me tratam muito bem.

A cidade de Toronto é uma cidade de grande porte, mas que oferece bons serviços de transporte e opções de lazer. Por ser uma cidade multicultural há diversas opções de restaurantes e bares na cidade, sendo em sua maioria de excelente qualidade.

A escola que estou também é muito boa, sendo que atualmente estou cursando o programa de business e estou impressionado com a qualidade dos professores. Durante esses 4 meses frequentei alguns eventos e viagens promovidos pela escola, e foram muito bons.

Logicamente nem tudo são flores, aqui eu precisei amadurecer muito, pois a saudade da minha família e do Brasil é muito grande. Posso dizer, porém, que foi o período em que mais amadureci na minha vida, fiz amizades que vou levar para a vida e que conheci pessoas incríveis.C

Morar na Austrália ou Canadá?

A decisão não é fácil! Mas conseguimos elencar os principais fatores de avaliação para você, intercamista, tomar a decisão correta.

No nosso time, contamos com ex-intercambistas que foram tanto para a Austrália quanto para o Canadá.

Que tal trocar uma ideia com eles para tirar suas dúvidas e não errar na escolha? Além disso, aproveite para solicitar um orçamento personalizado.

Independente do destino, temos certeza que você fará a escolha certa, afinal a Austrália e o Canadá são países apaixonantes e que ensinam muito para os brasileiros que se aventuram nessa experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]
[212069]
[212069]
[209006]
[209006]
[209014]
[209014]
[200627]
[200627]
[292870]
[292870]